quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Bolinhas de batata e crisqueijo

                                          Faceis, rapidas e super gostosas. Podem ser servidas como aperitivo, entrada, acompanhamento.




                                                    Ingredientes para 2 pessoas:

                                                    500g de batatas cozidas e passadas pelo expremedor de batatas
                                                    3 fatias de crisqueijo
                                                    sal à gosto
                                                    1 colher de (café) noz moscada
                                                    leite vegetal q.b.
                                                    substituto dos ovos (receita já postada)
                                                    farinha de rôsca q.b.
                                                    massinha para empanar (receita já postada)

Modo de fazer: Numa tigela coloque as batatas, o sal e a noz moscada, vá acrescentando aos poucos o leite vegetal o quanto baste para dar uma massa maleável mas que não se quebre. Forme bolinhas do tamanho de uma noz, achate-a e coloque dentro um pedacinho de crisqueijo. Feche formando novamente as bolinhas. Passe pela massinha e em seguida pela farinha de rôsca. Frite ou coloque no forno a 170°C por 30 minutos. 





                                                  

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Risotto com alcachofras

                                                      Super delicioso este risotto com alcachofras e alcaparras. Eu utilizei o arroz integral, pois eu sempre dou preferência a este arroz que é melhor para a saúde do que o arroz branco.


                                                      Ingredientes para 3 pessoas:

                                                      1 xicara de arroz integral
                                                      sal à gosto
                                                      2 fondos de alcachofras
                                                      2 colheres de (sopa) alcaparras
                                                      1 cebola picada
                                                      3 colheres de (sopa) oleo de girassol
                                                      2 1/2 xicaras de água quente para colocar no risotto ou caldo vegetal

Modo de fazer: Lave bem o arroz. Numa panela coloque o oleo e frite a cebola até dourar, acrescente em seguida o arroz, deixe tostar um pouco, coloque o sal, e vá colocando a água quente ou caldo vegetal aos poucos com o auxilio de uma concha. Acrescente os fondos das alcachofras cortados em pedacinhos e continue colocando aos poucos mais água quente ou caldo, deixe cozinhando lentamente. Quando estiver quase cozido o arroz, coloque as alcaparas, deixe tomar gosto por mais uns 5 minutos, desligue e sirva acompanhado de um pouco de oleo extravirgem por cima do arroz.
                                                     

sábado, 7 de janeiro de 2017

Farofa de biscoito

                                                          Uma farofa deliciosa, pode-se ou não utilizar a linguiça vegana em pedacinhos pequenos para incrementar mais ainda.


                                                          Ingredientes para 2 pessoas:

                                                          150g de biscoito cream crackers (receita já postada)
                                                          sal à gosto
                                                          1/2 xicara de uvas-passa sem sementes
                                                          4 colheres de (sopa) bem cheias de milho verde
                                                          10 azeitonas verdes ou pretas bem picadinhas
                                                           bastante salsinha bem picadinha
                                                           2 linguiças veganas cortadas em cubinhos
                                                           1/4 de xicara de oleo de girassol ou oliva extavirgem
                                                           1 cebola média ralada no ralo fino

Modo de fazer: Num processador coloque os biscoitos e processe bem até virar uma farinha. Leve as uvas-passa para cozinharem numa panelinha com água por 10 minutos. Coe e enxugue com papel toalha. Numa frigideira coloque o oleo e frite a cebola ralada em fogo baixo até ela ficar transparente, em seguida coloque o milho, as azeitonas, a linguiça e as uvas-passa, misture bem e deixe refogar por 5 minutos, acrescente a farinha de biscoito, mexa bem novamente e deixe refogando por mais 5 minutos, por último acrescente a salsinha. Servir.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Almôndegas de tremoço e legumes

                                                Olá minhas queridas leitoras/leitores, esta é a primeira receita do ano. Essas almôndegas elas não saíram tão bonitas quanto eu queria, mas como sabor, são deliciosas.



                                                          Ingredientes:

                                                          1 cenoura grande ralada no ralo fino
                                                          1 cebola ralada
                                                          3 colheres de (sopa) cheias de ervilhas cozidas
                                                          1 colher de (sopa) shoio (molho de soja)
                                                          150g de tremoço
                                                          2 colheres de (sopa) farinha de sarraceno
                                                          substituto dos ovos (receita já postada)
                                                          oleo para pincelar

Modo de fazer: Num processador, coloque o tremoço e processe até ficarem em pequenos pedacinhos. Numa tigela coloque o tremoço junto com todos os outros ingredientes, misturando tudo muito bem. Modele as almôndegas, pincele cada uma com o oleo e coloque numa assadeira untada e enfarinhada, leve para assar por 30 minutos à 180°C.

Obs: Não utilizei o sal pois tanto o tremoço quanto o shoio já contém bastante sal.
                                          

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Feliz Ano Novo!



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Barquetes de abobrinha e grão-de-bico

                                                           A última receita deste ano. Quero agradecer a todos vocês pela companhia e pela gentileza. Espero continuar juntas no próximo ano.

                    
                                                             Ingredientes:

                                                            2 abobrinhas grandes
                                                            2 cenouras raladas no ralo grosso
                                                            250g de grão-de-bico cozido
                                                            sal à gosto
                                                            2 talos de salsão e suas respectivas folhinhas
                                                            fatias de crisqueijo q.b.
                                                            1 cebola picada

Modo de fazer: Numa panela colocar 3 colheres de (sopa) oleo de girassol, refogar a cebola até ficar transparente, acrescente o salsão e as folhinhas, refogue mais um pouco, em seguida coloque as cenouras e a polpa das abobrinhas, deixe cozinhando em fogo baixo até elas ficarem "al dente". Não precisa acrescentar água, pois as cenouras já contém o seu proprio suco, por último acrescente o grão-de-bico que antes de ser colocado na panela, foi passado no processador, mas não processe até virar um creme, ele tem que ficar em pedacinhos, coloque na panela e deixe refogar mais 5 minutos. Desligue e reserve. Corte as abobrinhas pela metade no sentido do comprimento e retire com a ajuda de uma faca afiada ou um boleador, toda a polpa. Leve as barquetes de abobrinha para serem cozidas de preferência no vapor, até ficarem "al dente". Em seguida deixe esfriarem. Passe um pouco de sal em todas as barquetes antes de colocar o recheio. Por cima coloque o crisqueijo em pedacinhos (como na foto). Leve ao forno 180°C até derreter o queijo. Servir.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Pavê de tangerinas com creme diplomatica

                                                 Olá minhas queridas leitoras/leitores, espero que vocês tenham passado um feliz natal, assim como eu também passei com a graça de Deus. Este pavê fazia tempo que estava por realiza-lo e decidi faze-lo proprio ontem como sobremesa de natal. Ficou super gostoso principalmente pelo efeito do creme diplomatica. Vocês vão adorar principalmente agora que é verão aí no Brasil e comer uma fatia geladinha desse pavê, vai muito bem.


                                                Ingredientes:

       200g de biscoitos champagne vegano podendo ser substituidos tranquilamente  pelo biscoitos digestivos cuja receita já está postada.
       250g de ricota vegana
       300g de creme diplomatica
       4 colheres de (sopa) bem cheias de açúcar
       1/2 xicara de suco de tangerina
       casca ralada de 1 tangerina
       2 tangerinas para decoração.
                                               
Modo de fazer: Numa tigela coloque a ricota com um pouquinho de leite vegetal, mexa bem até rende-la cremosa, acrescentando em seguida o açúcar, o creme diplomatica, o suco das tangerinas e a casca ralada, mexendo tudo muito bem com delicadeza.
Montagem do pavê: No prato onde será servido o pavê coloque uma camada de biscoito embebido ou no rum ou no leite vegetal, atenção para não embebe-lo demasiadamente, por cima dos biscoitos coloque o creme, em seguida uma nova camada de biscoitos; prossiga assim até terminarem os ingredientes sendo que toda a superficie será coberto pelo creme. Enfeite com as fatias de tangerina. Leve à geladeira até o momento de servir.
Obs: A receita do creme diplomatica se encontra já postada procurando na categoria tortas doces, onde está a receita da torta folhada de maçãs com creme diplomatica.