Outra maneira de fazer o seitan

                                                   Também pode ser feito diretamente com o glútem puro, sem precisar fazer as passagens de agua como eu já expliquei em outra receita publicada. Quem não quizer ter toda aquela trabalheira poderá optar por este método que é bem mais prático.

                                                                             Ingredientes:

                                                                             5 colheres de (sopa) bem cheias de glútem puro
                                                                             1 colher de (sopa) bem cheia de farinha de sarraceno
                                                                             1 abobrinha ralada no ralo fino
                                                                             água q.b.


Modo de fazer: Numa tigela misture o glútem puro, a farinha de sarraceno e a abobrinha. Vá colocando a água aos poucos até que você veja que a massa não é nem dura nem mole demais. E' difícil precisar a quantidade de água que vai na massa, porque não tem como medir exatamente; seria mais ou menos 1 copo de água.  Depois de pronta a massa, enrole-a num pano tipo gaze e coloque-o numa panela com água até cobri-lo bem. Na água você pode acrescentar o sal, e o tempero que você preferir para que a massa pegue un gostinho especial.  Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 30 minutos, não mais. Estará pronto o seitan para ser utilizado nas mais diversas maneiras.



Obs: Caso vocês não consigam encontrar a farinha de sarraceno, pode-se substituir por farinha de grão-de-bico na mesma quantidade.
                        

Comentários