Macarrão a Norma

                                         Conhecida aqui na Italia como "Pasta alla Norma". Um prato tipico da cidade de Catania que fica na ilha de Sicilia (sul da Italia), e que ficou conhecida não somente em toda a Italia mas também internacionalmente. A origem do nome Norma, é devido a uma homenagem que fizeram ao grande compositor de operas Vincenzo Bellini cuja opera mais bonita era justamente Norma.  E' uma macarronada deliciosa, com poucos e simples ingredientes mas de um sabor todo especial.

                                                                      Ingredientes:

                                                                     500g de macarrão espaguete
                                                                     500g molho de tomate caseiro
                                                                     1 berinjela grande
                                                                     queijo ralado vegano
                                                                     12 folhas de manjericão fresco

Modo de fazer: Quando fizer o molho de tomates acrescente metade das folhas de manjericão bem picadinhas. Lave bem a berinjela, corte a berinjela no sentido do comprimento e não retire as cascas. Coloque as fatias numa peneira e coloque bastante sal grosso por cima para que saia todo o amargor. Deixe nessa salmoura por 1 hora. Depois enchague bem cada fatia para retirar bem todo o sal. Frite as fatias em bastante oleo e bem quente. Coloque depois de fritas em papel absorvente. Corte as fatias fritas em tiras finas e reserve algumas para enfeitar o prato como na foto. Numa grande panela coloque a agua para ferver e em seguida coloque o espaguete para cozinhar até ficar "al dente". Assim que estiver cozido passe pela peneira e misture imediatamente com o molho de tomate e as tiras de berinjela. No prato em que for servir o macarrão decore com as fatias de berinjela e com o queijo ralado vegano. Não coloquei folhas de manjericão fresco para decorar pois neste período do ano não temos o tempero fresco, fiz com o seco mesmo.

Obs: As fatias também podem ser redondas e finas. O macarrão tem que ser o espaguete mas também existem receitas feitas com o macarrão que se chama "penne" ou o "rigatone".

Comentários