quarta-feira, 27 de junho de 2012

Crumble de legumes com muesli

                                      Nós em geral estamos acostumadas a ver um crumble doce, mas esta receita salgada é também muito gostosa e diferente porque o muesli dá um toque todo especial na receita.

                           
                                     Ingredientes:

                                    200g de ervilhas
                                    2 cenouras raladas
                                    1 abobrinha ralada
                                    1 cebola ralada
                                    sal q.b.
                                    suco de 1 limão
                                    8 ameixas secas sem caroço
                                    manjericão q.b.
                                    40g de muesli
                                   60g de farinha integral
                                   60g de margarina de soja
                                   1 colher de (sopa) oleo

  Modo de Fazer: Numa panela coloque o oleo e refogue a cebola em fogo baixo, quando a cebola estiver dourada acrescente a abobrinha, a cenoura e as ervilhas, deixe refogar um pouco para depois em seguida colocar o sal, o suco de limão, as ameixas secas picadas e o manjericão picado bem fininho. Deixe cozinhando até todos os legumes ficarem macios. Em separado misture a margarina de soja com a farinha integral e o muesli, mexa bem. Forre uma forma retangular com papel manteiga, despeje os legumes numa única camada, coloque por cima o crumble e leve ao forno por 25 minutos a 200°C. Vocês podem servir esse crumble acompanhado de um arroz integral e uma saladinha.
                                                                                                (receita vegana -adaptada)

Vol au vent de polenta



                                                               Essa receita é facil de se fazer e bem gostosa.

                                                       Ingredientes:

                                                       polenta pronta caseira
                                                       molho de tomate caseiro
                                                       2 xicaras (mais ou menos 200g) de soja moida
                                                       salsa bem picadinha

   Modo de Fazer: Depois que a polenta estiver fria, corte com um cortador de biscoitos no formato de sua preferência. No meio com a ajuda de um outro cortador de biscoitos redondo pequeno faça o buraco no meio onde será colocado o molho.
   Leve a soja para cozinhar numa panela com agua e sal até ela ficar macia. Passe-a pelo espremedor de batatas para tirar o excesso de agua e coloque-a no molho de tomate, misture bem, coloque o molho de tomate com a soja dentro do buraco do vol au vent, depois por cima para enfeitar coloque a salsa picadinha.

sábado, 23 de junho de 2012

Barquetes de seitan




                                                          Esta receita é uma delicia. Um pouco laboriosa mas vale a pena.

                                                 Ingredientes:

                                                6 batatas grandes
                                                300g de seitan
                                                2 cebolas pequenas
                                                1 colher de (café) de noz moscada
                                                tomatinhos cerejas apenas para decorar
                                                queijo ralado vegano
                                                1 1/2 xicara de miolo de pão fresco
                                                sal q.b.
                                                oleo
                                                suco de meio limão

  Modo de Fazer: Descascar as batatas, corta-las ao meio no sentido do comprimento e retire o miolo da batata com a ajuda do boleador ou uma faca de ponta bem fina mas tomando o cuidado para não tirar demais. Levar essas barquetes de batata a cozinhar numa panela de preferência a vapor para não ficar aguada. Colocar o seitan num multiprocessador juntamente com o sal, o suco de limão, a noz moscada e o miolo de pão. Multiprocessar bem. Numa panela colocar um pouco de oleo e refogar as cebolas até ficarem transparentes, acrescentar o seitan triturado, deixar refogar em fogo baixo por mais ou menos 5 minutos. Rechear as barquetes de batata. Numa forma untada e enfarinhada colocar as barquetes e polvilhar com o queijo ralado. Levar ao forno por 20 minutos a 180°C para gratinar. Corte os tomatinhos ao meio e retire as sementes (se o desejar), coloque um pouco de sal e oleo e enfeite o prato com eles.


                       

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Carpaccio de maçãs carameladas


                                       Uma sobremesa facil, veloz e principalmente refrescante que pode ser servida em temperatura ambiente ou fria.


                              Ingredientes:
                            
                              2 maçãs
                              suco de 2 laranjas
                              2 colheres de (sopa) não muito cheias de açúcar
                              1 colher de (café) canela em pó
                              canela em pau para enfeitar

                              Modo de Fazer: Descascar as maçãs e retirar as sementes. Cortar as maçãs em fatias  bem fininhas. Numa panela antiaderente colocar o açúcar em fogo baixo até caramelar, colocar em seguida o suco de laranja e deixar ainda por 2 minutos. Numa outra panela antiaderente colocar as fatias de maçãs, um pouco de açúcar e a canela em pó, e sempre em fogo baixo deixe-as cozinhando até que fiquem douradas. Desligue o fogo. No prato em que forem servidas colocar as fatias de maçã e por cima o molhinho que ficou na panela. Para decorar coloque os paus de canela.

Souflê de cenoura vegano

                                                Este souflê não fica alto como se fosse um souflê com ovos, mas é delicioso.

                                                                                                         Ingredientes:

                                                                                                         4 cenouras grandes ou 6 pequenas
                                                                                                         1 alho poró
                                                                                                         2 cebolas pequenas
                                                                                                         sal
                                                                                                         250ml de molho branco vegano
                                                                                                         margarina de soja para untar
                                                                                                         farinha de trigo para untar

     Modo de Fazer: Rale as cenouras no ralo grosso do ralador. Numa panela coloque oleo e refogue o alho poró e as cebolas pequenas até dourarem, acrescente a cenoura ralada e 1 dedo de água, abaixe o fogo e deixe cozinhando até a cenoura ficar macia. Desligue o fogo e acrescente o molho branco, mexendo bem. Unte e enfarinhe forminhas que possam ir ao forno, coloque o souflê e leve ao forno a 180°C por 30 minutos. Sirva.




                      

terça-feira, 19 de junho de 2012

Pudim bicolor vegano



                                                  Um pudim com pouquissimos ingredientes mas delicioso e facil de ser feito.


                                                  Ingredientes:

                                                 2 colheres de chocolate em pó
                                                 1 colher de (chá) essencia de baunilha
                                                 250ml de creme de maizena vegano


 Modo de Fazer: Dividir o creme de maizena sendo que numa metade coloquei o chocolate e na outra metade coloquei a essencia de baunilha. Colocar o pudim branco em formas de empada untadas somente com agua e por cima colocar o pudim de chocolate,  levar para a geladeira e deixar por 3 horas.

Obs: Se alguém for alergico ao chocolate pode-se substituir perfeitamente com a alfarroba que faz o mesmo efeito.
                      

domingo, 17 de junho de 2012

Seitan à milanesa com molho de mostarda

                   
    
                                    Essa é a primeira receita dentre tantas que aos poucos vou publicar para fazer com o seitan. Sendo à milanesa e com um molho de mostarda por cima feita no forno, é muito saboroso.
                  
                                                                                                      Ingredientes:

                                                                                                     250g de seitan
                                                                                                     1 pitadinha de sal
                                                                                                     2 colheres de (chá)) mostarda
                                                                                                     300g de molho branco vegano
                                                                                                     manjericão fresco ou seco
                    
                                                                                                     Ingredientes para empanar:

                                                                                                     farinha de grão-de-bico
                                                                                                     água q.b.
                                                                                                     farinha de rosca


  Modo de Fazer: Cortar o seitan em fatias não muito finas. Quando o molho branco estiver pronto, misturar o sal, a mostarda e o manjericão. Num prato colocar a farinha de grão-de-bico e ir aos poucos misturando a água até dar um ponto de uma massinha não muito liquida. Passar cada fatia de seitan nessa massinha e depois num outro prato passar a fatia pela farinha de rosca. Colocar as fatias de seitan já empanadas numa forma untada com margarina de soja e enfarinhada, levar ao forno a 170°C por 20 minutos virando as fatias na metade do tempo. Depois que as fatias já estão assadas, colocar por cima o molho de mostarda. Servir.
                    
          
              

sexta-feira, 15 de junho de 2012

meia lua de verão



                     Essas são meias luas totalmente veganas e são assadas no forno

                     Ingredientes para a massa:

                     300g de farinha de trigo integral
                     2 colheres de (café) de fermento em pó
                     1 colheres de (café) de sal
                     1 pote de iogurte de soja natural e sem açúcar
                     75ml de oleo
                     50ml de leite de soja natural e sem açúcar

                      Ingredientes do recheio:

                      5 maçãs
                      2 colheres de (café) de canela
                      2 colheres de (café) de açúcar

  Modo de fazer: Faça primeiro o recheio que deve ser frio para ser utilizado. Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos, leve-as para cozinhar em uma panela sem água em fogo baixo até ficarem macias. Depois de frias passe no multiprocessador para que virem um purê. Acrescente a canela e o açúcar. Para a massa: misture bem a farinha de trigo integral com o fermento e o sal. Depois acrescente o iogurte, o oleo e o leite de soja, sempre mexendo tudo muito bem. Estique a massa com o rolo formando um retangulo. Com a ajuda de um copo corte vários discos, coloque o recheio bem no meio do disco. Dobre formando a meia lua. Coloque numa forma untada e enfarinhada e leve para o forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos. Sirva.

         Olhem só depois de pronta a meia lua, como ela fica, massa crocante fora e dentro o recheio cremoso. E' uma delicia. 

domingo, 10 de junho de 2012

Seitan ou Glúten


         
                                        Este que vocês estão vendo na foto é o famoso glúten também conhecido como seitan. O seitan é considerado um excelente substituto da carne animal, derivado de uma proteína de trigo chamada glúten, não só a nível protéico mas também devido a facilidade de preparação culinária. Pode-se grelhar, empanar, usar como bifes, em espetinhos ou assados. E' rico em fibras, sais minerais e proteínas. O seitan é pobre em gorduras. Cerca de 180g de seitan são suficientes para satisfazer as necessidades protéicas diarias. Em 100g de seitan ele contém:

                 90 calorias
                 19,6g de proteínas
                 zero de gorduras
                 0,8g de fibras
                 109mg de potassio
                 35mg de calcio
                 2,1mg de ferro
                 23mg de magnésio
                 1,1 mg de zinco.

                 E' um verdadeiro "coringa" na cozinha vegetariana/vegana.
                 Vejamos como se faz o seitan:

                  500g de farinha de trigo comum
                  1 1/2 xicara de água

                             
Misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe de molho por 30 minutos em uma bacia com água. Depois de molho, lave a massa corrente. Para facilitar utilize um escorredor de macarrão e uma bacia cheia de água, assim você pode mexer com a massa na água sem se preocupar em perder pedaços do seitan. Troque de água com frequência já que a medida em que se mexe na massa a água vai ficando branca por causa do amido. Conforme o amido da farinha sai, a massa fica com um aspecto elástico, esse é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem do seitan esteja transparente, parece que vai tudo embora com a água, mas é assim mesmo. Depois coloque-o numa panela com água cobrindo-o todo e leve para cozinhar por 30 minutos em fogo baixo, colocando na água um pouco de sal, shoio, algum tempero de sua preferência. Depois de pronto o seitan fica com a aparência como o da foto. Eu fiz ele de comprido, depois o fatiei e refoguei numa frigideira. Existem é claro como eu descrevi acima, muitas maneiras de preparar o seitan. Depois colocarei outras receitas preparadas com o seitan.