sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Copinhos recheados com palmito (vegana)


                                Estão vendo este prato tentador? Pois é, eu fiz para o almoço de Páscoa deste ano e teve muito sucesso. Não foi fácil para eu encontrar o palmito pois aqui na Italia vendem somente importado e é muito caro, mas como era uma ocasião de festa resolvi compra-lo. Ao lado dos copinhos eu fiz um salpicão também delicioso que depois eu publicarei em breve. Aguardem.

                                                                       Ingredientes para a massa:

                                                                       125g de farinha de trigo
                                                                       uma pitada de sal
                                                                       50 ml de oleo
                                                                       50ml de agua quente.

                                                                       Ingredientes para o recheio:

                                                                      300g de palmito
                                                                      100g de azeitonas verdes picadas
                                                                      200ml de leite de soja natural
                                                                      2 colheres de (sopa) maizena
                                                                      2 cebolas picadas
                                                                      2 tomates picados
                                                                      sal
                                                                      oleo

Modo de fazer a massa: Misturar todos os ingredientes muito bem e deixe a massa descansando em geladeira por 15 minutos. Em seguida abra a massa em um retangulo. Corte esse retangulo em tiras de 5 cm. Unte e enfarinhe forminhas altas e coloque uma tira em cada uma forrando bem e o recheio. Leve ao forno a 180°C por 25 minutos.

Modo de fazer o recheio: Numa panela colocar o oleo e dourar as cebolas, acrescentar o palmito, as azeitonas e os tomates, abaixe o fogo e deixe cozinhando até o tomate ficar macio. Misture em separado o leite com a maizena mexendo bem para não formar pelota. Acrescente na panela onde está o palmito. Mexa bem e cozinhe por alguns minutos até virar um creme não demasiadamente grosso. Desligue o fogo e deixe esfriar. Recheie.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ravioli de tofu com molho vegetal



                             Eu não podia deixar de publicar uma receita de macarrão como uma boa filha de italiano. Vocês nem vão perceber que esta receita é vegana, de tão saborosa que é. Outras receitas com macarrão eu ainda vou postar mais, é só ter um pouco de paciência.

                                                        Ingredientes para a massa:

                                                       180g de farinha de trigo
                                                       5/6 colheres de (sopa) agua

                                                       Ingredientes para o recheio:

                                                       200g de tofu
                                                       sal

                                                       Ingredientes para o molho:

                                                      250g de molho de tomate
                                                      1 cebola
                                                      1 cenoura
                                                      2 colheres de (sopa) oleo


Modo de fazer a massa: Numa tigela coloque a farinha e faça um buraco no meio colocando a agua, mexa bem com as mãos até formar uma bola. Deixe descansando enquanto prepare o recheio e o molho.

Modo de fazer o recheio: Passar o tofu pelo multiprocessador até virar um creme e acrescente o sal.

Modo de fazer o molho: Numa panela coloque o oleo e refogue a cebola até dourar, acrescente a cenoura cortada em cubinhos, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente o molho de tomate, deixe apurar um pouco, verifique o sal. Desligue o fogo.

Abra a massa e faça retangulos de 4x8cm se possivel com a carretilha. Coloque o tofu no meio do retangulo. Feche o retangulo e passe um pouco de agua nas bordas para sigilar bem e não abrir na hora do cozimento. Numa panela grande coloque a agua e deixe ferver, acrescente somente um fio de oleo e coloque os ravioli aos poucos para que não grudem, deixe cozinhando até que subam para a superficie. Com a escumadeira retire os ravioli com cuidado e coloque em pratos individuais (se quiser) ou num unico prato, regue com o molho e polvilhe com o queijo parmesão vegano. Bom apetite.


Obs: Na massa do ravioli não vai nenhum tipo de gordura. Fiquem tranquilos que a massa é otima. Já fiz centenas de vezes e sempre dá certo.
                      


                      

Vagem gratinada com tofu (vegana)


                                                                Nesta receita vocês terão uma outra idéia de como utilizar o tofu.

           
                                                                                Ingredientes:

                                                                               500g de vagem
                                                                               sal
                                                                               200ml de iogurte de soja natural
                                                                               200g de queijo tofu soft
                                                                               20g de farinha de rosca
                                                                               bastante salsinha
                                                                               4 colheres de (sopa) margarina ou manteiga de soja


Modo de fazer: Tire as pontas e o fio das vagens e corte em pedacinhos. Leve as vagens para cozinharem se possivel na panela à vapor. Numa forma refratária retangular, unte com um pouco da margarina e coloque em uma única camada as vagens já cozidas. Misture o iogurte de soja natural com o queijo tofu e o sal, mexendo bem até virar um creme. Despeje sobre as vagens. Misture também a farinha de rosca com a salsinha bem picadinha e coloque por cima do creme de tofu. Por último acrescente o restante da margarina que sobrou espalhando bem por toda a superficie. Leve para gratinar a 180°C por 20 minutos. Como vocês podem perceber na foto abaixo, eu servi a vagem acompanhada com arroz integral.




quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Arroz à grega (vegana)


                                                 Esse arroz eu deixei passar um pouco do ponto e não ficou muito soltinho, mas mesmo assim é muito gostoso. E' claro que precisa tomar cuidado para não cozinha-lo demais.

                                                 Ingredientes:

                                                 200g de arroz tipo basmati
                                                 200g de ervilhas
                                                 200g de milho
                                                 200g de cenoura
                                                 200g de batatas
                                                 sal q.b.
                                                 oleo
                                                 1 cebola

Modo de fazer: Cozinhe o arroz normalmente, ou seja, primeiro com a cebola refogada no oleo, depois acrescente o arroz, o sal e a agua. As cenouras e as batatas deverão ser cortadas em cubinhos e cozidas se possivel no vapor junto com a ervilha e o milho. Depois que os legumes estiverem prontos coloque um pouco de sal e oleo e depois é só misturar junto com o arroz. Servir.
                           


                             

Berinjela assada à milanesa (vegana)



                     Uma outra receita muito gostosa feita no forno.


                     Ingredientes:
         
                     1 berinjela grande
                     sal
                     6 colheres de (sopa) maionese vegana
                     6 colheres de (sopa) farinha de rosca
                     2 colheres de (sopa) queijo ralado vegano
                     1 colher de (café) orégão
                     oleo para untar



Modo de fazer: Corte a berinjela (com ou sem a casca) em fatias não muito grossas no sentido do comprimento. Polvilhe com sal de ambos os lados e deixe descansar por 30 minutos. A parte misture a farinha de rosca, o queijo e o orégão. Escorra as fatias de berinjela e enxugue-as com um guardanapo. Passe-as primeiro pela maionese e depois pela mistura seca. Arrume numa forma refratária untada e leve ao forno moderado 170°C e asse até que fiquem douradas. Mais ou menos 15 minutos.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pepitas de tofu (vegana)


                                        Meus queridos seguidores, vocês nem sabem como é gostoso comer o tofu desta maneira. Desde que aprendi a fazer essa receita sempre faço constantemente. E' uma maneira diferente de se comer o  tofu, assim fica mais saboroso. Foi feita com a receita da massinha para empanar que já publiquei aqui no blog.

                                                            Ingredientes:

                                                            250g de queijo tofu
                                                            massinha para empanar
                                                            tempero de sua preferência
                                                            farinha de rosca


Modo de fazer: Corte o tofu em fatias de 1cm de espessura. Coloque o tempero na massina de empanar, assim como o sal. Passe cada fatia do tofu primeiro na massinha depois na farinha de rosca. Numa forma retangular untada e enfarinhada coloque lado a lado as fatias de tofu. Leve para assar por 20 minutos a 170°C. Estão prontas.

Pudim de pêssegos (vegana)

                                                         Esse pudim é de lamber os beiços como se diziam antigamente. (rsrs)
                         

                                                                                 Ingredientes:

                                                                                   3 pêssegos
                                                                                   2 colheres de (sopa) açúcar demerara ou adoçante
                                                                                   200ml de suco de laranja
                                                                                   200ml de creme vegetal
                                                                                   2 colheres de (café) agar agar
                                                                                  geléia de morangos


Modo de fazer: Colocar o suco de laranja numa panelinha junto com o agar agar, dissolver bem com a ajuda de uma colher antes de levar ao fogo. Em seguida levar ao fogo até começar a ferver o suco e deixar fervendo por 5 minutos. Apague o fogo e deixe amornar. Coloque esse liquido no liquidificador junto com todos os outros ingredientes. Numa forma para pudim molhada com agua, colocar toda a mistura e levar para a geladeira por 3 horas. Desenforme e decore com a geléia de morangos e fatias de pêssegos.


Obs: Vocês podem fazer também esse pudim em mini porções como eu fiz. Em geral em todas a minhas receitas doces eu utilizo sempre ou o açúcar demerara que é o mais saudável do que o açúcar branco refinado ou pode-se utilizar o adoçante. Deixo livre para vocês escolherem.
                  


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Massinha para empanar (vegana)



                                   Essa massinha para empanar é super facil de ser feita.

                                    Ingredientes:

                                    4 colheres de (sopa) farinha de grão-de-bico
                                    água q.b.


Modo de fazer: Coloque num prato a farinha e vá acrescentando água aos poucos até ficar uma massinha nem muito liquida nem muito grossa. Cuidado para não formar pelotas, desmanche bem. Depois acrescente sal e algum tempero de sua preferência com por exemplo salsinha bem picadinha. Com essa massinha de empanar pode-se empanar berinjela para depois fritar, empanar também a abobrinha, etc.
    

domingo, 26 de agosto de 2012

ricota vegana



                                Para quem tem dificuldade em encontrar em comércio a ricota vegana então aqui vai uma receita muito fácil de ser feita.

  
                                1 litro de leite de soja (sem sabor)
                                5 colheres de (sopa) vinagre de maçã


Modo de fazer: Coloque o leite numa panela e deixe levantar fervura, quando começa a ferver desligue o fogo e coloque de uma vez o vinagre de maçã. Deixe o leite descansar tampado por 5 minutos. Coe esse liquido numa peneira bem fina, enxague esse liquido embaixo da agua da torneira por 6 vezes para poder assim sair o gosto do vinagre. Em seguida coloque a massa que se formou numa forma apropriada para fazer queijos e coloque essa forma dentro de uma tigela para ir escorrendo o soro. Deixe de um dia para o outro. Em seguida leve à geladeira por 12 horas. E está pronta a ricota vegana.

sábado, 25 de agosto de 2012

Cestinhos de alho poró (vegana)


                                                                    Esses cestinhos são maravilhosos. Podem ser consumidos num almoço, num pic nic ou então como aperitivo.

                                                          Ingredientes:

                                                         fatias de pão branco ou integral sem casca
                                                        1 alho poró grande ou 3 pequenos
                                                        1 colher de (café) noz moscada
                                                        bastante salsinha picadinha
                                                        sal q.b.
                                                        molho branco vegano


Modo de fazer: Pegue cada fatia de pão e passe o rolo de macarrão por cima para afinar. Corte depois no formato redondo e do tamanho equivalente da forminha de empada (grande) com o auxilio de uma faca. Coloque essa massinha dentro da forminha apenas untada com oleo. Leve ao forno por apenas 10 minutos a 160°C. Numa panela coloque oleo para refogar o alho poró, acrescente o sal e a noz moscada. Deixe cozinhar em fogo baixo até o alho poró ficar macio. Desligue o fogo e acrescente o molho branco e a salsinha. Mexa bem. Recheie os cestinhos.

                           

Paté de salmão vegano


                                                    Este paté é uma delicia, espalhado numa torradinha ou pão é sensacional e principalmente muito fácil de ser feito. E assim o nosso verdadeiro salmão continua vivo e feliz no mar.


                                                    Ingredientes:

                                                   140g de amêndoas
                                                   1/2 cebola
                                                   1 cenoura
                                                   1 folha de alga marinha Nori
                                                   sal q.b.
                                                   água q.b.


Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes menos a água no multiprocessador, bata bem, vá colocando água aos poucos e continue batendo até transformar no paté. Está pronto.
  


Obs: Coloque pouco sal pois a alga já é salgada.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bolo natureza infinita



                                                     Este bolo é muito gostoso, nutriente e principalmente rico em fibras.

                                                                    Ingredientes:

                                                                    2 laranjas sem casca e sem sementes
                                                                    80ml de oleo de girassol ou milho
                                                                    150g de aveia em flocos finos
                                                                    200g de farinha de trigo integral
                                                                    2 colheres de (sopa) germén de trigo
                                                                    2 colheres de (sopa) farelo de trigo
                                                                    2 colheres de (sopa) sementes de linhaça
                                                                    1 colher de (chá) fermento em pó
                                                                    100g de uva passa preta


Modo de fazer: No liquidificador coloque as laranjas e o oleo, bata bem. Numa tigela coloque todos os outros ingredientes e acrescente o liquido que está no liquidificador. Misture bem. Se a massa ficar um pouco seca pode-se colocar um pouco de leite de soja (sem sabor). Unte e enfarinhe uma forma retangular, coloque a massa espalhando bem e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos. Ao servir coloque por cima açúcar de confeiteiro.






Outra maneira de fazer o seitan

                                                   Também pode ser feito diretamente com o glútem puro, sem precisar fazer as passagens de agua como eu já expliquei em outra receita publicada. Quem não quizer ter toda aquela trabalheira poderá optar por este método que é bem mais prático.

                                                                             Ingredientes:

                                                                             5 colheres de (sopa) bem cheias de glútem puro
                                                                             1 colher de (sopa) bem cheia de farinha de sarraceno
                                                                             1 abobrinha ralada no ralo fino
                                                                             água q.b.


Modo de fazer: Numa tigela misture o glútem puro, a farinha de sarraceno e a abobrinha. Vá colocando a água aos poucos até que você veja que a massa não é nem dura nem mole demais. E' difícil precisar a quantidade de água que vai na massa, porque não tem como medir exatamente; seria mais ou menos 1 copo de água.  Depois de pronta a massa, enrole-a num pano tipo gaze e coloque-o numa panela com água até cobri-lo bem. Na água você pode acrescentar o sal, e o tempero que você preferir para que a massa pegue un gostinho especial.  Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 30 minutos, não mais. Estará pronto o seitan para ser utilizado nas mais diversas maneiras.



Obs: Caso vocês não consigam encontrar a farinha de sarraceno, pode-se substituir por farinha de grão-de-bico na mesma quantidade.
                        

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Torta de laranja e ricota (vegana)

                                        Uma torta deliciosa seja para comer como sobremesa, café da manhã, lanche da tarde.

                                                                              Ingredientes da massa:

                                                                             1 e 3/4 xicara de farinha de trigo
                                                                             4 colheres de (sopa) bem cheias de margarina de soja
                                                                             1 pitada de sal
                                                                             3 colheres de (sopa) água gelada

                                                                             Ingredientes do recheio:

                                                                            250g de ricota vegana
                                                                            3 colheres de (sopa) açúcar demerara
                                                                            suco de 2 laranjas
                                                                            casca ralada de 2 laranjas

Modo de fazer a massa: Numa tigela coloque todos os ingredientes e misture tudo muito bem. Estenda a massa numa forma redonda de 24cm de diametro (não precisa untar), leve à geladeira por 15 m.

Modo de fazer o recheio: Misturar todos os ingredientes e coloque sobre a massa. Levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 30/35m.









                         

Croquetes de tofu


                                 Esses croquetes são fáceis de serem feitos e principalmente muito gostosos. Podem ser fritos ou feitos no forno.


                                        Ingredientes:

                                        250g de tofu
                                        4 colheres de (sopa) sementes de girasol
                                        4 colheres de (sopa) levedo de cerveja
                                        sal q.b.
                                        salsa q.b.
                                        1 colher de (sopa) oleo
                                        1 cebola media
                                        1 cenoura grande


Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes no multiprocessador e bata bem, tem que virar um creme. Coloque a massa numa tigela e acrescente 2 colheres de farinha de trigo integral, misture bem. Faça os croquetes e coloque numa forma retangular untada e enfarinhada e leve para assar por 20 minutos a 180°C ou frite-os.

OBS: A massa é um pouco pegajosa, então enfarinhe as mãos na hora de modelar os croquetes para que a massa não grude. Não coloque mais farinha pois senão a massa fica muito seca. E assim somente com a quantidade de farinha que indiquei a massa fica mais cremosa.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Panquecas sem ovos de abobrinha


                                               Impossível fazer panquecas sem ovos? Quem disse? Esta daqui não precisou nenhum ovo.


                                                            Ingredientes:

                                                           150g de farinha de grão-de-bico
                                                           sal q.b.
                                                           agua q.b.
                                                           1 abobrinha ralada no ralo grosso
                                                           temperos ( a seu gosto)

Modo de Fazer: O jeito de fazer a massa dessas panquecas é a mesma da receita que já publiquei da farifritada. Deixe repousar por 2 horas. Depois desse tempo acrescente o sal, os temperos e a abobrinha. Mexa bem. Numa frigideira antiaderente coloque um pouco de oleo esparramando bem com a ajuda de um pincel de cozinha para que fique bem oleosa a frigideira, despeje uma concha de massa, deixe dourar bem, vire do outro lado com muito cuidado para ela não se quebrar, pois sendo sem ovos ela é muito facil de se quebrar por isso a importancia de se cozinhar bem de um lado antes de virar do outro. Prossiga assim até terminar a massa. Servir.

Obs: Essa panqueca não necessita de recheio pois ela já tem a abobrinha no interior da massa. Mas se quizerem enrolar e servir com um molho de tomate por cima também fica muito bom.

Espetinhos de ricota, melão e manjericão


                                   Estes espetinhos são muito refrescantes, servem como aperitivo, e principalmente são fáceis de serem feitos.


                                                     Ingredientes:

                                                    meio melão
                                                   150g de ricota de soja
                                                    folhinhas de manjericão fresco

                                                   palitinhos de dente
                                                   papel aluminio

Modo de Fazer: Com um boleador pequeno fazer as bolinhas de melão. Cortar a ricota em pedaços pequenos. Lave e enxague bem as folhinhas de manjericão.
Para a montagem: Corte pequenos pedaços de papel aluminio e embrulhe cada palitinho somente a metade. Espete primeiro um pedacinho de ricota, em seguida coloque uma folhinha de manjericão e por ultimo uma bolinha de melão. Leve a geladeira e sirva bem geladinho.



                              

Uma pausa



  Hoje decidi apenas escrever batendo um papo com vocês, afinal de contas o nome do blog não é papo vegano?
  A 5 anos sou vegetariana mas aos poucos me tornando vegana, não somente por respeito aos animais mas também a natureza e principalmente ao próximo.
  Como é gostosa e muito saudável esse tipo de alimentação e fico feliz também por não estar comendo "cadaveres", contribuindo nem que for um pouquinho nesse mundo tão grande, a deixar de sacrificar nossos "irmãos" animais.
   Quando me tornei vegetariana sem imposição de ninguém, não tive problemas de nenhum tipo, ou seja, quando digo a alguém que sou vegetariana, não tenho problemas de não ser bem aceita, nunca fui alvo de gozação.
   Em 2007, a alguns meses depois que iniciei essa minha nova etapa da minha vida, comprei um livro muito interessante que descrevia a importância de se transformar em vegetariano, de que modo ser e porque.
   Numa das passagens do livro, ele cita: "Quem não consegue renunciar a um momentaneo prazer da boca, a uma habito, além do mais nada saudável, como aquela de comer carnes, para poder deixar de fazer sofrer un animal com agonia e morte, qual a menssagem de amor e de justiça esse ser humano poder querer dar a uma sociedade cada vez mais carente de valores?"
    Outra frase muito interessante ainda deste mesmo livro " Se o homem é abituado a uma indiferença etica verso as dores dos animais, o homem então adotará a violência como estilo de vida. Quem quizer melhorar o mundo deve começar de si mesmo, partindo da escolha imediata e quotidiana do tipo de comida o qual se alimenta."
     Com isso não quero nem pretendo obrigar ninguém a ser vegetariano ou vegano. Cabe a cada um decidir por si só qual a estrada seguir, mas que tenha uma consciência do valor para  respeitar os seres viventes, principalmente porque eles não tem como se defender, ou seja, não tem o dom da palavra.