domingo, 30 de setembro de 2012

Alga, porri e abóbora


                                                     Já sei. Estavam sentindo falta das minhas receitas, certo? Pois aqui estou novamente. Tive uns contratempos mas está tudo resolvido. Vamos às novas receitas que publicarei aos poucos.

                                                    Ingredientes:

                                                   1 folha de alga Nori
                                                   1 cenoura grande
                                                   350g de abóbora
                                                   1 alho poró
                                                   bastante salsinha
                                                   sal
                                                   oleo
                                                   1 pitadinha de noz moscada

Modo de fazer: Picar grosseiramente a folha de alga Nori. Lave e descasque a cenoura e corte-a em pedacinhos. Lave e descasque a abóbora, tire as sementes e os filamentos e corte-a também em pedacinhos. Lave o alho poró e utilize somente a parte branca cortando em fatias bem fininhas. Numa panela coloque o oleo e refogue o alho poró, depois acrescente a cenoura e a abóbora, deixe refogar um pouco com o fogo baixo, acrescente meio copo d'agua e cozinhe até ficarem macios. Quando estiver quase pronto, acrescente o sal, a noz moscada, a salsinha bem picadinha e a alga, mexa, deixe cozinhando mais 5 minutos, e está pronto. Servir acompanhado de arroz integral.
                                 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dadolata de legumes ao forno


                                           Aqui na Italia a palavra "dadolata" significa quando a gente corta os legumes em cubinhos. E' muito famoso este prato e pode-se obviamente variar os legumes.

                                                      Ingredientes:

                                                     4 abobrinhas
                                                     4 tomates
                                                     3 cenouras
                                                     3 batatas
                                                     sal
                                                     oleo
                                                     farinha de rôsca
                                                     manjericão ou orégano a gosto

Modo de fazer: Corte todos os legumes com exceção dos tomates, em cubinhos e leve para cozinhar de preferência na panela a vapor. Corte também em cubinhos os tomates. Num refratário untado e enfarinhado, coloque no fundo um pouco de farinha de rôsca, por cima coloque todos os legumes, espalhe por cima dos legumes um pouco de oleo, sal e o tempero. Por último coloque mais farinha de rôsca. Leve para assar a 180°C por 30 minutos.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Almôndegas de cereais e semente

       

                                                             Estas almôndegas são muito nutritivas e é uma maneira de fazer as crianças comerem legumes.

                                                            Ingredientes:

                                                           4 colheres de (sopa) aveia em flocos finos
                                                           4 colheres de (sopa) farinha integral
                                                           2 colheres de (sopa) sementes de gergelim
                                                           1 abobrinha ralada no ralo fino
                                                           1 cenoura ralada no ralo fino
                                                           sal q.b.
                                                           3 colheres de (sopa) oleo
                                                           2 colheres de (café) manjericão seco
                                                           1 colher de (café) curry

Modo de fazer: Numa tigela misture a farinha, a aveia, o sal e o gergelim. Em seguida acrescente a abobrinha, a cenoura, a cebola, misture bem e acrescente por último o oleo e o tempero. Faça as almôndegas e leve para assar numa assadeira untada e enfarinhada em forno a 180°C por 20 minutos ou para quem quizer podem frita-las. Buon Apetit.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Panquecas rosa com recheio de ricota (vegana)

                                                        São otimas estas panquecas principalmente por causa do recheio que é delicioso. Eu sei que mais parecem mortadela, mas garanto que são panquecas. rsrs.

                                                 Ingredientes para 8 panquecas:
              
                                                 8 panquecas veganas prontas
                                                 2 abobrinhas raladas no ralo grosso
                                                 sal
                                                 150g de ricota vegana (receita já publicada)
                                                 1 pitadinha de noz moscada
                                                 1 cebola picada
                                                 1 beterraba pequena
                                                 200 ml de molho branco vegano

Modo de fazer: Quando forem fazer as panquecas batam junto com a massa a beterraba que irá dar a cor rosa. E no molho branco acrescentem a noz moscada. Numa panela coloque 2 colheres de (sopa) oleo e doure a cebola, acrescente as abobrinhas raladas e abaixe o fogo, deixe cozinhando sem acrescentar água nenhuma somente com a água que elas mesmo soltam. Depois de cozidas acrescente o molho branco, a ricota e o sal. Recheie as panquecas já prontas.

domingo, 16 de setembro de 2012

Aipo, cenoura e endivia com uva passa


                                                          Uma receita simples, facil e principalmente muito nutritiva. Para quem não gosta de uva passa numa receita salgada, pode-se tirar tranquilamente.

                                                           Ingredientes:

                                                           3 cenouras médias
                                                           2 talos de salsão (aipo)
                                                           20g de uva passa preta sem sementes
                                                           2 colheres de (sopa) vinagre de maçã
                                                           2 endivias belga
                                                           sal q.b.
                                                           1 cebola picada
                                                           oleo

Modo de fazer: Descasque as cenouras e corte-as em pedaços pequenos assim como o salsão e as endivias. Numa panela coloque um pouco de oleo e refogue a cebola até dourar, acrescente as endivias, as cenouras, o salsão e o sal, mexa bem, abaixe o fogo e deixe cozinhando até ficar tudo macio. Quando ainda os ingredientes são "al dente" acrescente a uva passa, deixe cozinhar mais um pouco e por último coloque o vinagre e deixe evaporar o alcool. Está pronto.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Tortinhas de banana (vegana)


                                                        Adoro torta de banana. Depois da de maçã, é a minha outra preferida.

                                                        Ingredientes:

                                                       3 bananas nanicas grandes e maduras
                                                       1 maçã sem sementes mas com a casca
                                                       80g de oleo de milho
                                                      100g de farinha de trigo integral
                                                      1 colher de (café) canela
                                                      1 colher de (chá) fermento em pó

Modo de fazer: Bata no liquidificador o oleo com a maçã. Num prato amasse bem com um garfo as bananas transformando-as em purê. Numa tigela coloque a mistura do liquidificador, o purê de banana e todos os outros ingredientes mexendo bem. Unte e enfarinhe forminhas de empada grande. Leve ao forno para assar por 35/40 minutos a 180°C.

Obs: Quem quizer pode-se polvilhar por cima açúcar de confeiteiro. Na massa não vai nenhum tipo de açúcar pois sendo as bananas bem maduras assim como a maçã não há necessidade de adoçar.

Hamburguer de abobora


                                         Hummmmmmmmmm! Que delicia esses hamburguers! Os quais podem ser feitos tanto no forno como eu fiz ou fritos.

                                        Ingredientes:


                                       400g de abóbora (pode ser também aquela tipo japonesa)
                                       1 colher de (café) canela
                                       1 colher de (café) cominho
                                       50g de aveia em flocos finos
                                       1 pequena cebola ralada
                                       sal a gosto
                                       salsinha q.b. bem picadinha

Modo de fazer: Descasque a abóbora, tire os fiapos e as sementes, corte em pequenos pedaços e leve para cozinhar de preferência na panela à vapor. Depois de cozida deixe esfriar. Em seguida acrescente todos os outros ingredientes e misture bem. Forme os hamburguers e coloque numa forma untada e enfarinhada e leve para assar por 20 minutos a 180°C.
                         
Obs: Pode-se substituir perfeitamente o cominho por outro tempero de sua preferência e quem quizer pode também colocar um pouco de pimenta.
                
                        

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Purê de couve flor

                                                Não estou enganando não.( rsrs). E' realmente un pure de couve flor. O gosto não fica nada a dever com o pure de batata, nem a cor e nem a consistência. E' provar para crer.

                                                           Ingredientes:

                                                          1 couve flor de 600g
                                                          3 colheres de (sopa) oleo de oliva
                                                          sal q.b.
                                                          6 colheres de (sopa) leite de soja natural
                                                          1 pitadinha de noz moscada

Modo de fazer: Lave bem a couve flor e separe os galhinhos, leve para cozinhar na panela a vapor. Quando estiver "al dente" retire e deixe esfriar. Bata a couve flor junto com todos os outros ingredientes no multiprocessador ou liquidificador, coloque esse purê numa panela e leve ao fogo baixo para secar. Mais ou menos 5 minutos. Está pronto.

domingo, 9 de setembro de 2012

Cannoli (vegana)

                     Meus queridos seguidores, esta é a receita dos famosos cannoli da ilha da Sicilia (sul da Italia) e que consegui veganizar. São uma verdadeira gostosura. Nem parecem veganos.

                   Ingredientes para a massa: (rende 8 cannoli)

                   120g de farinha de trigo
                   15g de açúcar demerara
                   15g de margarina de soja
                   40ml de vinho branco ou leite de soja natural
                   1/2 colher de (café) canela

                   Ingredientes para o recheio:

                   300g de tofu
                   80g de açúcar demerara
                   200g de creme de leite de soja
                   50g de casca de laranja cristalizada
                   1 calice pequeno de rum ou licor de laranja

Modo de fazer a massa: Misturar bem a farinha de trigo com a margarina, acrescentar o açúcar, o vinho e a canela, misturar bem e trabalhar a massa até dar consistência. Deixar descansando por 1h. Em seguida abrir a massa bem fininha como se fosse uma folha de papel. Cortar a massa em circulos de 11cm de diametro. Enrolar cada disco no canudinho. Fechar bem no meio para não abrir na hora da fritura. Numa frigideira colocar bastante oleo e deixar até ficar bem quente, mergulhe os canudinhos (não todos de uma vez) e deixe até ficarem moreninhos. Retire com a escumadeira, deixe esfriar um pouco para depois tirar a massa do canudinho. Rechear.

Modo de fazer o recheio: Misturar no multiprocessador ou liquidificador o tofu com o açúcar até ficar um creme liso. Numa tigela colocar esse creme e acrescentar o creme de leite de soja e o rum misturando tudo muito bem. Recheie os canudos que devem estar já frios e decore as pontas com a casca de laranja cristalizada cortadas em tirinhas ou cubinhos, e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
  

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Feijão e seitan


                                      A minha intenção com esta receita não é mostrar uma feijoada mas um outro modo diferente de comer o seitan. Ele foi cozido junto com o feijão que neste caso foi o azuki, mas pode ser colocado junto com qualquer outro feijão. O seitan cozido junto com o feijão adquire um gostinho todo especial e fica super macio. Pode ser colocado como eu fiz, em fatias inteiras ou pequenas tiras, fica ao gosto de cada um.

                          
                              Ingredientes:

                              seitan em fatias q.b.
                              1 1/2 xicara de feijão (a sua escolha)
                              sal
                              oleo
                              3 folhas de louro.

Modo de fazer: Coloque as fatias ou tiras de seitan dentro da panela de pressão junto com o feijão e os temperos e leve para cozinhar por 30/40 minutos à partir do momento em que a panela começa a ferver.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Folhadinhos doce de pão chapati (vegana)


                                    Esses folhadinhos de pão chapati vão muito bem para comer seja no café da manhã ou no lanche da tarde com um cafézinho ou um chocolate quente. E principalmente são light e diet.


                                                                  Ingredientes:

                                                                  pão chapati
                                                                  2 maçãs
                                                                  geléia de damasco sem açúcar


Modo de fazer: Cortar o pão chapati em 8 retangulos. Coloque por cima fatias de maçãs cortadas bem fininhas umas ao lado das outras. Em seguida por cima das maçãs coloque a geléia. Coloque esses folhadinhos numa forma retangular untada e enfarinhada e leve ao forno por 20 minutos a 160°C.


Obs: O pão chapati que foi utilizado nesta receita, foi feito com 100% de farinha integral. Pode-se variar também a geléia com outro sabor mas sempre sem açúcar.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pizza de okara


                                        Esta é a primeira receita dentre outras tantas que postarei feita com o okara. Uma pizza deliciosa que nem se percebe o gosto da soja que é "disfarçado" pelos temperos.

                                                  Ingredientes:

                                                  250g de okara
                                                  1 cenoura ralada no ralo fino
                                                  sal q.b.
                                                  6 colheres de (sopa) cheias de aveia em flocos finos
                                                  4 colheres de (sopa) cheias de salsinha bem picada
                                                  4 colheres de (sopa) oleo extra virgem de oliva
                                                 80g de azeitonas verdes bem picadinhas
                                                 2 tomates sem pele e nem sementes cortados em rodelas
                                                 queijo ralado vegano q.b.
                                                 1 colher de (sopa) farinha de linhaça
                                                 5 colheres de (sopa) água


Modo de fazer: Misture bem o okara com a cenoura, a aveia, o oleo, o sal e a salsinha. Em separado numa tigelinha misture a farinha de linhaça com a água e deixe descansar por 5 minutos. Acrescente em seguida na massa da pizza. Numa forma para pizza de 24cm de diâmetro forrada com papel manteiga ou untada, coloque de uma vez a massa da pizza e comece a espalhar a massa por toda a forma com as mãos. Depois coloque por cima as rodelas de tomate, as azeitonas e por ultimo o queijo parmesão vegano. Leve para assar a 220°C por 30 minutos.
Obs: A função da farinha de linhaça é de dar liga na massa no lugar do ovo. Esta receita não necessita de farinha de trigo ou fermento.
     

Okara ou residuo de soja



                                 Essa massa que vocês estão vendo é o okara. São os restos da polpa da soja que fica no fundo do filtro das máquinas de leite de soja. Muitas pessoas não sabem que essa polpa é um nutritivo alimento que contém abundante fibra solúvel e insolúvel e uma modesta quantidade de proteínas.
             
                                 Em 100g de okara nós encontramos:

                                 calcio
                                 ferro
                                 magnésio
                                 potássio
                                 sódio
                                 zinco
                                 cobre
                                 manganês
                                 selênio
                                 vitamina B 1
                                 vitamina B 2
                                 vitamina B 3
                                 vitamina B 5
                                 vitamina B 6

                                  Com o okara podemos fazer pratos maravilhosos, nutritivos e principalmente muito saborosos.

Muffins de abobrinha e manjericão


                                                 Esses muffins salgados são uma delicia e bem diferentes. Parecia impossivel fazer muffins sem ovos e fiquei admirada quando conseguir fazer sem e nem parece, pois o gosto é muito bom.

                                                                     Ingredientes:

                                                                    100g de farinha integral
                                                                    1 colher de (sopa) fermento em pó
                                                                    sal a gosto
                                                                    2 colheres de (sopa) manjericão seco
                                                                    75ml de leite de soja
                                                                    2 colheres de (sopa) oleo
                                                                    2 abobrinhas raladas no ralo fino

Modo de fazer: Numa tigela coloque todos os ingredientes secos e misture bem. Numa outra tigela coloque todos os ingredientes liquidos e misture bem. Em seguida misture os ingredientes liquidos aos sêcos, mexendo bem para incorpora-los. Unte e enfarinhe forminhas apropriadas para muffins, leve ao forno a 180°C por 35 minutos.






domingo, 2 de setembro de 2012

Pudim de abóbora (vegano)

                                                                             Este pudim é uma delicia, bem cremoso, um otimo sabor.

                         Ingredientes:
                         400g de abobora
                         2 copos de leite de soja natural
                         1/2 xicara de açúcar demerara
                         2 colheres de (sopa) maizena
                         2 paus de canela.


Modo de fazer: Descasque a abobora e tire as sementes e coloque-a numa panela juntamente com a canela, o leite e o açúcar, deixe cozinhando até ela ficar macia. Em seguida retire os paus de canela e coloque a abobora no liquidificador junto com a maizena. Coloque de novo na panela e deixe cozinhando até ficar um creme não muito grosso. Depois que o creme está pronto colocar numa forma para pudim molhada com água e deixe esfriar, para depois em seguida levar à geladeira por 5hs.

Obs: Tome cuidado ao desenformar o pudim para não quebrá-lo pois é uma massa muito delicada.

sábado, 1 de setembro de 2012

Salpicão (vegano)


                          Adoro um salpicão e como não é fácil de encontrar um vegano,  então resolvi inventar este daqui, é delicioso, completo e vai bem principalmente no verão recém tirado da geladeira.

                             Ingredientes:

                             1Kg de batatas
                             3 colheres de (sopa) suco de limão
                             5 colheres de (sopa) maionese vegana
                             200ml de creme vegetal
                             150g de soja em pedaços
                             2 pedaços de aipo
                             1 erva doce pequena
                             1 cebola ralada
                             2 maçãs
                             150g de uva passa sem sementes
                             sal
                             oleo extra virgem de oliva q.b.


Modo de fazer: Descasque as batatas, corte-as em cubinhos assim como a soja corte em pedacinhos e leve tudo para cozinhar de preferência na panela a vapor até que tudo fique bem macio. Em separado corte tanto a erva doce assim como o aipo em tiras bem fininhas. Deixe a uva passa de molho em agua quente por 20 minutos. Quando as batatas e a soja estiverem cozidas, coloque-as numa grande saladeira e acrescente a erva doce, a cebola ralada, a uva passa bem escorrida mas não as enchugue, o sal, o oleo e as maçãs cortadas em cubinhos. Misture em separado a maionese com o suco de limão e o creme vegetal, misture bem e coloque sobre os ingredientes que estão na saladeira mexendo bem para incorporar tudo. Acerte o sal se precisar. Na foto abaixo vocês estão vendo um dos tipos de soja que eu utilizo. São pedaços grandes, mas no caso desta receita eu cortei em tiras pequenas. Primeiro deixei de molho na agua a soja de preferência de um dia para outro para que a soja fique bem macia, tirei o excesso de agua e cozinhei.