domingo, 28 de outubro de 2012

Pimentões recheados com cenoura


                                                Uma receita simples mas muito gostosa. Pode-se fazer com qualquer cor de pimentão, eu fiz com o vermelho pois é o que mais gosto.

                                                        Ingredientes:

                                                        2 pimentões
                                                        2 cenouras grandes
                                                        2 colheres de (sopa) oleo de oliva extravirgem
                                                        1 colher de (chá) sal
                                                        6 azeitonas
                                                        farinha de rosca q.b.
                                                       queijo ralado vegano q.b.
    
Modo de fazer: Descasque os pimentões e retire as sementes e a parte branca. Abra no sentido do comprimento. Rale as cenouras no ralo grosso do ralador e misture com o oleo de oliva e o sal. Recheie os pimentões. Pique as azeitonas e coloque por cima da cenoura. Misture o queijo ralado vegano com a farinha de rosca e polvilhe os pimentões. Leve para assar a 200°C por 20 minutos.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Couve-flor com cenoura, alho poró, maçã e suco de laranja


          .                                  Uma salada muito refrescante que fiz para o verão deste ano, com ingredientes fáceis de serem encontrados.

                                                               Ingredientes:

                                                              1 couve-flor média
                                                              1 maçã picada em pequenos pedaços
                                                              sal
                                                              oleo
                                                              1 alho poró (somente a parte branca)
                                                              suco de 1 laranja
                                                              2 cenouras médias
                                                              1 folha de louro
                                                              nozes q.b. (opcional)

Modo de fazer: Lave bem a couve-flor e separe as florzinhas, leve para cozinhar se possível na panela à vapor. Corte o alho poró em rodelas finas. Tire a casca das cenouras e rale na parte grossa do ralador. Numa panela coloque um pouco de oleo, refogue um pouco o alho poró em fogo baixo, depois junte a cenoura ralada, deixe cozinhando mais um pouco junto também com a folha de louro. Quando estiverem "al dente" retire a folha de louro e acrescente a couve-flor já cozida e o suco de laranja, deixe tomarem gosto cozinhando por uns 5 minutos, acrescente o sal. Desligue o fogo e deixe esfriar. Na hora de servir coloque por cima nozes picadas.

(receita adaptada)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Muffins de alfarroba (light e vegano)


                                                       O que é a alfarroba? E' um substituto perfeito para quem tem alergia ao chocolate, ou para quem é celíaco, ou para quem está fazendo regime para emagrecer, pois a alfarroba tem bem menos gordura que o chocolate. No caso destes muffins eu utilizei a farinha de alfarroba que é feita a partir da polpa da vagem da alfarroba, depois que foi torrada. A cor da farinha lembra muito o chocolate em pó. Portanto em todas as receitas que uma pessoa deseja substituir o chocolate pode-se usar essa farinha e o gosto é parecido com o chocolate.

                                                       Ingredientes:

                                                      4 colheres de (sopa) farinha de trigo
                                                      2 colheres de (sopa) aveia em flocos finos
                                                      2 colheres de (sopa) farinha de alfarroba
                                                     1 colher de (chá) fermento em pó
                                                     2 colheres de (sopa) açúcar
                                                     leite de soja natural q.b.

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes numa tigela com exceção do leite e misture bem. Acrescente aos poucos o leite de soja até dar o ponto de uma massa nem muito liquida nem muito grossa. Unte e enfarinhe forminhas proprias para muffins, despeje duas colheres de (sopa) da massa em cada uma e leve para assar em forno pré aquecido a 200°C por 20/25 minutos.
                                     Obs: Com essa quantidade de ingredientes consegui fazer 10 muffins.
               

sábado, 20 de outubro de 2012

Almôndegas de seitan light


                                                    Hummmmmmmmm! Que maravilha de almôndegas. Experimentem logo. Vocês vão amar.

                                                                          Ingredientes:

                                                                         1 berinjela grande (300g)
                                                                         200g de seitan
                                                                         bastante salsinha
                                                                         sal
                                                                         2 alhos poró
                                                                         2 colheres de (sopa) oleo
                                                                        30g de farinha de trigo branca ou integral

Modo de fazer: Descasque as berinjelas. Corte-as em pedaços e coloque-as para cozinharem no forno até ficarem "al dente". Não precisa cozinhar muito. Corte o seitan em pedaços. Numa panelinha coloque o oleo e os alhos poró cortados em rodelas finas, deixe refogar em fogo baixo até ficar transparente. No multiprocessador coloque os alho poró já cozidos, o seitan, a berinjela e a salsinha. Triture bem. Numa tigela coloque essa mistura e acrescente a farinha e o sal. Misture bem. Modele as almôndegas e leve ao forno a 180°C por 30 minutos.

Obs: Cozinhando a berinjela no forno e não na água ou no vapor, ela não fica com água no interior dela e portanto não precisa acrescentar muita farinha para poder modelar as almôndegas, do contrário ela fica uma massa pegajosa. Para quem quizer pode colocar um pouco de pimenta.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sopa de feijão azuki




                                                     Como já disse a vocês, nós aqui na Italia estamos no outono e portanto nada melhor do que uma sopa bem quentinha e deliciosa. Ontem estava um dia muito húmido e decidi fazer esta sopa. O feijão azuki tem diversos nutrientes dos quais são:

                                                         potássio
                                                         ferro
                                                         cobre
                                                         fibras
                                                         vitamina B3

                                   E é pobre de gorduras e sódio, portanto recomendado para quem tem pressão alta.

                                                         Ingredientes:

                                                        200g de feijão azuki
                                                        1 alho poró (somente a parte branca)
                                                        sal q.b.
                                                        2 colheres de (sopa) oleo
                                                       100g de arroz já cozido ou macarrão para sopa

Modo de fazer: Cozinhe o feijão azuki na panela de pressão somente com a água e sem nenhum tempero. Corte o alho poró em fatias finas. Numa panela coloque o oleo e refogue o alho poró, acrescente um pouco de água e sal e deixe cozinhar em fogo baixo até secar a água. Quando o feijão estiver cozido, acrescente seja o alho poró como o arroz, cozinhe por 20 minutos em fogo baixo. Regule o sal e se precisar acrescente mais um pouco. Está pronto.

Obs: Para quem prefere colocar na sopa macarrão aqueles pequenos próprio para sopa, pode-se colocar no lugar do arroz. Com essa quantidade de feijão deu para 3 pessoas e ainda dá para repetir.

                 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pão de cereais


                                  Este pão é muito gostoso e nutritivo. Fazem muitos anos que sempre faço esse pão que eu e meus pais adoramos muito.

                                                            Ingredientes:

                                                           500g de farinha de trigo integral
                                                           2 colheres de (sopa) farelo de trigo
                                                           2 colheres de (sopa) germen de trigo
                                                           1 colher de (café) gengibre em pó
                                                           3 colheres de (sopa) aveia em flocos finos
                                                           2 colheres de (sopa) gergelim
                                                           1 colher de (sobremesa) rasa de sal
                                                           5 colheres de (sopa) oleo (de boa qualidade)
                                                           1 tablete de fermento para pão
                                                           1 copo de água filtrada morna

Modo de fazer: Primeiro vamos fazer a fermentação (esponja) que seria misturar 100g da farinha integral com o copo de água morna e o fermento desmanchado. Misture bem e deixe repousar por 15 minutos coberto com um pano e deixe em um lugar sêco e fechado. Depois acrescente todos os outros ingredientes aos poucos sempre mexendo bem e coloque mais água até deixar uma massa macia. Modele o pão ou se quizer fazer pequenos pãezinhos, dê um talho com a faca na superficie e deixe descansar novamente coberto por 1 hora. Pré aqueça o forno a 180°C e leve para assar por 45 minutos. Depende é claro também do tipo de forno que vocês tenham.

Obs: Quero deixar uma dica muito boa, que seria, antes de levar o pão ao forno borrife água por cima dele, assim sairá com uma casca crocante como aqueles de padaria.
         

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Torta cremosa de maçã


                                             Hoje eu tinha uma vontade enorme de comer qualquer coisa doce. Pensei em fazer biscoitos, mas depois pensei melhor e resolvi fazer esta torta super cremosa. E' otima, porque vai pouco açúcar, nenhuma gordura e pouca farinha, principalmente para quem está fazendo dieta como eu. rsrs. Ela é assim mesmo baixinha, não se preocupem. Mas garanto que é super fofa, parece mais um pudim.

                                                                                  Ingredientes:

                                                                                 4 maçãs grandes ou 5 pequenas
                                                                                1 colher de (sopa) fermento em pó
                                                                                100g de farinha de trigo branca ou integral
                                                                                4 colheres de (sopa) açúcar demerara ou adoçante
                                                                                canela e açúcar para polvilhar (opcional)

                                                                                Para substituir o ovo:

                                                                                1 colher de (sopa) farinha de linhaça
                                                                                5 colheres de (sopa) água

Modo de fazer a massa: Rale as maçãs na parte grossa do ralador. Numa tigela coloque todos os ingredientes incluindo as maçãs raladas. Misture bem. Unte e enfarinha uma forma redonda de 24cm de diâmetro e despeje a massa. Espalhe por cima a canela misturada com o açúcar. Leve ao forno pré aquecido por 40m a 180°C.

Modo de fazer a substituição do ovo: Coloque a farinha de linhaça numa tigelinha e acrescente a água, misture bem e deixe repousar por 5 minutos. Utilize.

domingo, 14 de outubro de 2012

Legumes com orégano


                                                           Uma receita muito gostosa e facil de ser feita. O tempero poderá ser substituído por outro caso alguém não goste do orégano.

                                                                    Ingredientes:
 
                                                                   2 batatas
                                                                   2 abobrinhas
                                                                   2 tomates
                                                                   oleo de oliva extravirgem
                                                                   sal
                                                                   orégano

Modo de fazer: Lave bem todos os legumes. Corte a abobrinha em fatias bem finas no sentido do comprimento sem retirar a casca. Descasque as batatas e corte em fatias finas também. O tomate será cortado em fatias com casca. Numa forma forrada de papel manteiga, colocar uma fatia de abobrinha, por cima colocar fatias de batatas sobrepondo-as assim como as fatias de tomate. Repetir tudo até terminarem as fatias de legumes. Colocar por cima o oleo, o sal e o orégano. Levar ao forno por 40 minutos a 170°C.

Obs: Se precisar durante o cozimento, para que os legumes não fiquem ressecados, pode-se colocar um pouquinho de água por cima.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Assado de abobora e brocolis


                                       Fazem alguns anos que faço esta receita. E' uma combinação perfeita. O sabor da abobora casa-se muito bem com o sabor do brocolis.

                                                                                    Ingredientes:

                                                                                   450g de abobora
                                                                                   450g de brocolis
                                                                                   60g de queijo ralado vegano
                                                                                   sal q.b.
                                                                                   oleo q.b.
                                                                                   1 cebola
                                                                                   100g de salsinha bem picadinha
                                                                                   4 colheres de (sopa) bem cheias de farinha de rôsca
                                                                                   4 colheres de (sopa) oleo
                                                                                   água q.b.
       
Modo de fazer: Lave bem o brocolis, separe as florzinhas e coloque-as para cozinhar de preferência na panela a vapor deixado cozinhar "al dente". Lave a abobora, tire toda a casca e as sementes, depois corte em fatias não muito grossa. Misture a salsinha picadinha com a cebola também bem picadinha e o sal. Numa forma untada e enfarinhada ou com papel manteiga espalhe um pouco de oleo. Faça uma camada somente com as fatias de abobora (não todas), por cima coloque a salsinha espalhando bem, o queijo ralado vegano, a farinha de rôsca, um pouco de oleo e um pouco de água. Faça agora uma camada somente de brocolis, e jogue por cima deste novamente um pouco de salsinha, queijo, farinha de rôsca, oleo e água. Prossiga com as camadas até terminarem todos os ingredientes, sendo que a última deve ser de brocolis. Espalhe novamente a salsinha, oleo, queijo, farinha de rôsca, oleo e água. Leve para assar por 30/35m a 180°C.
Vejam na foto acima como deve ser a espessura das fatias da abobora.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Seitan com creme de amendoim


                          Se vocês já tinham gostado da receita do seitan com molho de mostarda, esse daqui é também muito gostoso.

                                                                                     Ingredientes:

                                                                                     seitan q.b.
                                                                                     100g de amendoim
                                                                                     250g de creme de leite de soja
                                                                                     100ml de leite de coco
                                                                                     2 colheres de (sopa) shoio
                                                                                     temperos (de sua preferência)
                                                                                     água q.b.

Modo de fazer: Num multiprocessador coloque todos os ingredientes menos o seitan. Processe bem e coloque a água na quantidade suficiente até virar um creme não muito liquido. Corte o seitan em fatias não muito grossas. Coloque-as lado a lado numa forma untada e enfarinhada. Coloque por cima o creme de amendoim e leve para assar a 150°C por 5/8 minutos, não mais, senão o creme fica sêco.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Torta verde (vegana)



                              Esta torta toda verde é muito saborosa, diferente de tudo o que vocês já experimentaram até hoje.

                                                                                         Ingredientes:

                                                                                        6 colheres de (sopa) farinha
                                                                                        100g de salsinha
                                                                                        50ml de oleo
                                                                                        80g de azeitonas verdes
                                                                                        30ml de leite de soja natural
                                                                                        2 cebolinhas
                                                                                        1 colher de (café) de fermento em pó

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes inclusive o fermento, no liquidificador. Coloque a massa numa forma de 20cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno a 180°C por 20/25 minutos.
Aqui uma outra foto de um muro de uma casa com as folhas vermelhas que depois se tornam amarelas e caem. Nem todas as folhagens tornam-se vermelhas, depende muito do tipo de vegetação.

            

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Almôndegas de espinafre (vegana)


                                           São deliciosas e muito fáceis de serem feitas e com pouquissimos ingredientes.


                                                                            Ingredientes:

                                                                            450g de espinafre já cozido e picado
                                                                            sal a gosto
                                                                            1 cebola pequena bem picadinha
                                                                            3 colheres de (sopa) queijo ralado vegano
                                                                            3 colheres de (sopa) farinha branca ou integral


Modo de fazer: Depois de cozido o espinafre e picado bem miudinho, misturar todos os outros ingredientes e modelar as almôndegas. Colocar as almôndegas numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno por 20 minutos a 160°C.                 

domingo, 7 de outubro de 2012

Salsichas de tofu (vegana)



                                                          Otimas salsichas que podem ser utilizadas em diferentes receitas ou como aperitivo. Muito saborosas principalmente pela presença da paprica.

                                                           Ingredientes:

                                                          250g de tofu
                                                          sal a gosto
                                                          1 colher de (café) maizena
                                                          3 colheres de (sopa) paprica doce

Modo de fazer: Misturar bem todos os ingredientes. Modelar as salsichas. Forrar uma forma com papel manteiga colocar as salsichas e levar ao forno por 10/15 minutos a 170°C.

Paté de foie gras vegano

                                 Este paté a muito tempo que eu queria fazer, testei varias receitas e esta que consegui fazer é a melhor de todas, muito gostosa. E com esse paté fiz esses canapés.

                                                               Ingredientes:

                                                               2 colheres de (sopa) sementes de abobora
                                                               2 colheres de (sopa) sementes de girassol
                                                               2 colheres de (sopa) amêndoas sem casca e sem pele
                                                               1 colher de (café) de tahine
                                                               1 colher de (café) gengibre em pó
                                                               1 colher de (sopa) shoio
                                                               água q.b.

Modo de fazer: Num processador coloque todos os ingredientes menos a água que será colocada aos poucos até ficar com a consistência de um paté. Leve para a geladeira por 3 horas. Utilizar.

Obs: Se for dificil de encontrar o gengibre em pó, pode-se colocar o fresco mesmo. Seria mais ou menos um pedacinho pequeno da raiz.
         

sábado, 6 de outubro de 2012

Tomates assados com ervas aromáticas


                                                    Adoro tomates assados. Esta é mais uma idéia de lamber os beiços. rsrs.

                                                                                       Ingredientes:

                                                          4 tomates grandes
                                                          2 fatias de pão (comum ou integral ou centeio, etc)
                                                          2 dentes de alho
                                                          sal
                                                          3 colheres de (sopa) oleo
                                                          2 colheres de (sopa) ervas aromáticas (manjericão, orégano, tomilho)


Modo de fazer: Tire as cascas das fatias de pão e esfarele colocando o miolo numa tigela com leite de soja sem sabor. Deixe de molho por 30 minutos. Depois aperte bem o miolo para tirar todo o leite e misture com todos os outros ingredientes. Depois de lavados os tomates, corte a tampa e tire as sementes, passe sal e deixe-os de ponta cabeça para sair toda a água (mais ou menos 30 minutos). Em seguida recheie os tomates com o miolo de pão e leve para assar a 180°C por 20 minutos em forma untada.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Bolo veludo e fotos


                                                Aqui na Italia estamos no outono. Eu acho muito mais bonita esta estação do ano aqui do que a primavera, pelo simples fato do jogo de cores das folhas das árvores que adquirem. Este bolo é realmente um veludo. Delicioso e fofinho.

                                                                    Ingredientes:

                                                                    2 colheres de (sopa) chocolate em pó vegano
                                                                    100ml de oleo
                                                                    100ml de água morna
                                                                    3 colheres de (sopa) açúcar demerara ou adoçante
                                                                    200g de farinha de trigo
                                                                    1 colher de (sopa) fermento em pó

                                                                    Para substituir os ovos:

                                                                    1 colher de (sopa) farinha de linhaça
                                                                    5 colheres de (sopa) água

Modo de fazer a massa: No liquidificador bater a mistura que substitui os ovos, o oleo, a água, o chocolate e o açúcar. Bater bem. Depois coloque essa mistura numa tigela e vá acrescentando aos poucos a farinha e por útimo coloque o fermento em pó. Unte e enfarinhe uma forma de 24cm de diâmetro, coloque a massa e leve ao forno a 180°C por 40 minutos. Faça o teste do palito.

Modo de fazer a substituição dos ovos: Numa tigelinha coloque a farinha de linhaça e a água, mexa bem e deixe descansar por 5 minutos. Utilize.


Aqui se vê as árvores na montanha. Olhem o jogo de cores. Não é lindo?



                              

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Endivias ao forno com tomate seco





                                                                          Esta é a outra receita.

                                                                          Ingredientes:

                                                                          tomate seco bem picadinho q.b.
                                                                          queijo ralado vegano q.b.

Modo de fazer: Para a lavagem das endivias faça o mesmo procedimento da outra receita. Misture bem os dois ingredientes e recheie. Leve para assar também em forma forrada de papel manteiga por 15 minutos a 170°C. Servir em temperatura ambiente.

Obs. Em ambas as receitas a quantidade não coloquei pois fiz a olho, depende do gosto de cada um. O tomate seco que encontro aqui na Italia já vem picadinho e com oleo o que me facilita bastante. Na foto não se vê bem o queijo ralado vegano mas garanto que tem.

Endivias ao forno com salsinha


                                         Nunca gostei de comer as endivias como salada, definitivamente não dá. Então resolvi faze-las no forno. Uma das receitas fiz recheada com salsinha, sal e oleo e na outra receita fiz com tomate seco e queijo ralado vegano. Ambas ficaram uma delicia. Experimentem vocês também vão adorar.

                                                                           Ingredientes:


                                                                           bastante salsinha picadinha
                                                                           3 colheres de (sopa) oleo
                                                                           sal q.b.

Modo de fazer: Lave bem cada folhinha da endivia mas não as enxugue. Recheie. Leve para assar numa forma forrada com papel manteiga, por 15 minutos a 170°C. Servir em temperatura ambiente.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Espaguete com miga (vegana)


                                            A miga é uma prato tipico do sul da Espanha, mais precisamente da região de Andaluzia. Foi meu avô pai de minha mãe que ensinou a ela este prato que no original usa-se a linguiça, ou seja, é um prato picante. Para dar mais sabor de picante utilizei o tomate seco e para quem quizer pode-se acrescentar um pouco de pimenta.

                                                             Ingredientes:

                                                             300g de espaguete
                                                             1 dente de alho
                                                             120g de miolo de pão de centeio ou integral
                                                             2 colheres de (sopa) oleo
                                                             5 pedaços de tomate seco

Modo de fazer: Num multiprocessador ou liquidificador coloque o miolo de pão e o tomate seco, bata bem até virar um purê, se precisar para ajudar a bater melhor, acrescente 3 colheres de água. Numa panela coloque o oleo e o alho inteiro, deixe o alho dourar em fogo fraco (mas atenção para não queimá-lo), em seguida retire o alho e acrescente o purê de miolo de pão e tomate seco, misture bem. Desligue o fogo. Quando o espaguete estiver cozido, jogue-o na panela onde está a miga e misture bem. Servir.

Obs: Este prato tem que ser servido sem o queijo ralado vegano por cima como vocês podem observar na foto, do contrário perde a graça de se sentir o sabor da miga.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Cookies de ricota (vegano)

                                       A receita destes cookies não é minha mas de Jara Regina do blog Delicias Frugais que gentilmente me autorizou a transformar sua receita em vegana e a publica-la. São uma verdadeira delicia.

                                                                     Ingredientes:

                                                                     6 colheres de (sopa) oleo
                                                                    100g de farinha de trigo branca ou integral
                                                                    6 colheres de (sopa) açúcar demerara ou adoçante
                                                                    250g de ricota vegana
                                                                    1 colher de (café) fermento em pó
                                                                    1 colher de (café) canela em pó

Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes muito bem. Faça bolinhas, achatá-las um pouco. Colocar os cookies numa forma untada e enfarinhada, leve para assar a 170°C por 20 minutos.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Peras com geléia


                                                     Uma receita super simples e fácil de ser feita e muito saborosa.

                                                                        Ingredientes:

                                                                        2 peras
                                                                        suco de 1/2 limão
                                                                        geléia ( o sabor é da sua preferência)
                                                                        cravos para decorar


Modo de fazer: Descascar as peras, tirar as sementes e cortar em pedacinhos. Numa panelinha colocar os pedaços das peras e o suco de limão, levar ao fogo baixo e deixar cozinhando até que estejam macias mas cuidado para não desfazê-las. Desligar o fogo e acrescentar a geléia. Servir em taças individuais decorando com alguns cravos.

Obs: Nesta receita não vai nenhum tipo de açúcar já que a geléia é doce. E as peras se cozinham sem acrescentar água pois elas mesmas soltam água.