terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Couve-flor na WOK (vegana)

                                                 Uma receita deliciosa e muito nutritiva. O suco que ficou no prato ao lado da preparação é porque não deixei secar completamente pois eu estava com fome. (rsrs). Gosto muito de utilizar a panela WOK, aquela panela especial que geralmente os orientais gostam de cozinhar. Penso que dá um sabor muito especial aos pratos.

                                                                                            Ingredientes:

                                                                                            1 couve-flor média
                                                                                            sal a gosto
                                                                                            200g de soja granulada
                                                                                            1 cebola
                                                                                            1 dente de alho
                                                                                            1 colherzinha de (café) paprica doce
                                                                                            1 cerveja pequena clara
                                                                                            oleo

Modo de fazer: Lave bem a couve-flor. Desmanche os buquês e cozinhe "al dente". Na panela WOK coloque um pouco de oleo e refogue a cebola, acrescente a couve a paprica e o sal. Sempre cozinhando em fogo alto a couve não deve cozinhar mas adquirir uma leve cor. Depois tire a couve, coloque num prato e reserve. Sempre na panela WOK se precisar acrescente mais oleo e coloque a soja o  sal e a cerveja, deixando evaporar. A soja fica marronzinha. Quando a soja estiver quase cozida acrescente de novo na panela a couve-flor, misture tudo muito bem e se precisar acrescente mais sal. Está pronta.

Obs: Eu acompanhei este prato somente com uma saladinha de alface, não precisa de mais nada. 
                
         

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Biscoitos São Valentim e São Paulo

                                                   Porque um nome duplo para estes biscoitos? Porque eu quiz homenagear São Valentim que é o protetor dos namorados, dos apaixonados, em quase todo o mundo se comemora o dia dos namorados no próximo mês no dia 14 (Valentine's Day) e São Paulo porque hoje é o dia do aniversário de São Paulo. Como uma boa paulistana nascida e crescida em Sampa apesar de morar longe não esqueço dessa cidade maravilhosa. Esses biscoitos é impossível comer um só. (rsrs).

                                                                                                     Ingredientes:

                                                                                       150g de farinha de trigo integral
                                                                                       2 colheres de (sopa) oleo
                                                                                       50ml de iogurte de soja natural
                                                                                       50g de aveia em flocos finos
                                                                                       4 colheres de (sopa) açúcar demerara
                                                                                       5g de cremor de tártaro ou fermento em pó
                                                                                       4/5 colheres de (sopa) leite de soja natural 

Modo de fazer: Numa tigela misture o açúcar com o oleo e o iogurte. Depois acrescente aos poucos todos os outros ingredientes. Estenda a massa com o rolo numa espessura de 2cm, corte com o cortador de biscoitos no formato desejado. Numa forma retangular forrada com papel manteiga coloque os biscoitos e leve para assar a 180°C por 25/30minutos.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

almôndegas de okara (vegana)

                                 Mais uma receita deliciosa feita com o okara. E' simples, mas o gosto é extraordinário.

                                                                                      Ingredientes:

                                                                                  150g de okara
                                                                                   sal q.b.
                                                                                   salsinha bem picadinha ou qualquer outro tempero
                                                                                   3 colheres de (sopa) oleo de oliva
                                                                                   3 colheres de (sopa) leite de soja

Modo de fazer: Misture bem todos os ingredientes. Faça as almôndegas e leve para assar a 170°C por 20/25 minutos ou até dourarem. Servir.

Obs: Nesta receita não há necessidade de se colocar farinha de trigo, pois ela é uma massa húmida. 

 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Barquetes de abobrinha recheadas com soja

                               Pelo que já vi vocês adoram barquetes de tudo quanto é tipo. Então aqui vai mais uma.

                                                                                                          Ingredientes:

                                                                                                         4 abobrinhas médias
                                                                                                         sal q.b.
                                                                                                         120g de soja granulada
                                                                                                         bastante salsinha picadinha
                                                                                                         queijo ralado de tremoço
                                                                                                         1 cebola média bem picadinha

                                           
Modo de fazer: Corte as abobrinhas no sentido do comprimento. Com o auxilio de um boleador retire a polpa das abobrinhas tomando o cuidado para não furar a casca. Em separado cozinhe a soja numa panela com água, sal e um pouquinho de oleo até ficar macia. Escorra e passe pelo espremedor de batatas para tirar o excesso de água. Numa panela coloque um pouco de oleo e refogue a cebola até dourar, acrescente a polpa das abobrinhas e deixe cozinhar sem água ( pois elas já contém água delas mesmas) até ficarem macias. Desligue o fogo e acrescente a salsinha e a soja, experimente o sal e se precisar acrescente mais um pouquinho. Misture bem. Recheie as abobrinhas, coloque por cima o queijo ralado de tremoço. Numa assadeira forrada de papel manteiga disponha as abobrinhas umas ao lado das outras e leve ao forno a 180°C por 20 minutos. Sirva.

Obs: Se você não tiver o boleador para retirar a polpa da abobrinha, então utilize uma faca de ponta fina. 

domingo, 20 de janeiro de 2013

Queijo ralado de tremoço (vegano)


           Aqui no blog vocês já devem ter visto a minha receita da maionese de tremoço, agora vocês tem que experimentar esse delicioso queijo ralado de tremoço. Claro que não é igual ao queijo ralado verdadeiro, mas o sabor achei mais gostoso ainda. Unico trabalho para faze-lo é tirar a pelicula que envolve o tremoço que é indigesta. O resto é facil.

                                                                                  Ingredientes:

                                                                                 150g de tremoço
                                                                                 sal q.b.
                                                                                 4 colheres de (café) cheias de levedo de cerveja

Modo de fazer: Primeiramente retire a pelicula (pele) do tremoço. Depois coloque o tremoço num multiprocessador e moa bem. Em seguida coloque o tremoço ralado numa frigideira antiaderente sem oleo, apenas para secar em fogo baixo por 2 minutos. Coloque depois disso, novamente no multiprocessador e moa de novo, tem que ficar bem fino como na foto. Depois de bem moido misture com o sal e o levedo de cerveja. Está pronto para ser utilizado.


Na foto acima vocês estão vendo que o utilizei na macarronada que fiz hoje. E' delicioso.
Obs: Ele não derrete como um queijo ralado normal, apenas dá um sabor delicioso aos pratos.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dia nacional do tiramisu



            Meus queridos leitores. Hoje é o dia nacional do tiramisu, o doce mais famoso do mundo. E eu nem sabia disso apesar de morar aqui na Italia à tantos anos. E vocês sabem qual é o povo maior consumidor desse doce? Vocês diriam: o italiano. Eu também pensei que fossem, mas para a minha surpresa descobri que são os chineses. Isto mesmo. Os chineses são os maiores consumidores do mundo de tiramisu.
            E viva o tiramisu. Corram na minha receita deste doce fenomenal,  façam e comemorem. Espero que vocês tenham gostado da noticia.
            Beijinhos a todos.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Falso pão de mel (vegana)

                                     Esta receita é deliciosa, ótima para um chá da tarde, principalmente com tanto frio e neve como o dia de hoje.Brrr.

                                                                               Ingredientes:

                                                                               90g de farinha de trigo integral
                                                                               6 colheres de (sopa) açúcar demerara ou adoçante
                                                                               1/2 colher de (café) bicarbonato
                                                                               1/2 colher de (café) cremor de tártaro
                                                                               1 colher de (café) canela em pó
                                                                               1 colher de (café) cravo em pó
                                                                               110ml de leite de soja natural (sem sabor)
                                                                               25ml de oleo de milho
     

Modo de fazer: Numa tigela misturar primeiramente todos os ingredientes sêcos. Acrescentar aos poucos o leite e o oleo. Untar e enfarinhar forminhas, colocar a massa e levar para assar a 220°C por 20 minutos.

Obs: Com essa quantidade de ingredientes consegui fazer 8 pãezinhos.

Olhem só a quantidade de neve que deu entre ontem e hoje. A paisagem é linda, mas o trabalho que dá para se limpar toda a neve dá vontade de chorar. 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Yakissoba vegano


                                  Eu sei que já existe na net diversas receitas de yakissoba vegano, mas esta é a minha versão, muito gostosa.

                                                 Ingredientes:

                                                1 pimentão vermelho sem casca e sementes cortados em pedaços pequenos
                                                1 cebola média cortada em fatias finas
                                                250g de soja cortados em fatias finas
                                                1 brocolis médio
                                                150g de noodles
                                                2 cenouras cortadas em pedaços pequenos
                                                1 colher de (sopa) oleo
                                                2 colheres de (sopa) shoio
                                                1 colher de (sopa) maizena
                                                60ml de água

Modo de fazer: Coloque as cenouras, o brocolis (desmanchado os buquês) e o pimentão numa panela de preferência à vapor e leve para cozinharem até ficarem macios. Em separado misture o shoio e a maizena na água. Reserve. Numa grande panela comum ou para quem tem a WOK, coloque o oleo e frite a cebola até dourar, acrescente as verduras e refogue um pouco, em seguida acrescente a soja e por último os noodles já cozidos "al dente", misture tudo muito bem, e para terminar coloque o molhinho de shoio, deixe mais uns 5 minutos até virar um creminho. Servir.

Obs: Para quem tiver dificuldades de encontrar o macarrão noodles que é um macarrão tipico oriental, não tem problema nenhum, substitua por espaguete não muito fino.


           

domingo, 13 de janeiro de 2013

Strudel de pão chapati


E' um strudel delicioso, podemos dizer também que é light e diet.

Ingredientes:

pão chapati na quantidade que desejar
2 maçãs médias bem maduras cortadas em cubinhos
canela a gosto
uva passa a gosto

Modo de Fazer: Pegue o disco de pão chapati e coloque a maçã, a canela e a uva passa. Feche o pão como um strudel. Repita essa operação até terminarem os discos de pão. Leve ao forno a 160°C por 20/25minutos.

Obs: Não tem uma  quantidade certa de uva passa e canela, depende da quantidade de strudel que vocês queiram fazer. Não acrescentei açúcar no recheio pois somente com a maçã já se torna doce. E' claro que na massa do pão chapati para se fazer o strudel não se coloca o sal.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Soja com batatas assadas

                                   Nesta receita eu utilizei a soja em pedaços como na receita do salpicão que já postei.

                                                                                        Ingredientes:

                                                                                      10 pedaços de soja
                                                                                      2 colheres de (sopa) oleo de oliva extravirgem
                                                                                      1 dente de alho
                                                                                      2 cebolinhas bem picadinhas
                                                                                      bastante salsinha bem picadinha
                                                                                      sal a gosto
                                                                                     1/4 de xicara de água
                                                                                     1Kg de batatas

Modo de fazer: Coloque os pedaços de soja numa tigela com água e deixe reidratar. Depois coloque os pedaços de soja num amassador de batatas para retirar a água, em seguida corte em tiras bem finas. Numa panela de pressão coloque o oleo de oliva e frite o alho, tomando cuidado para não queimar, acrescente a soja e refogue um pouco, acrescente a água, coloque a tampa. Quando a panela de pressão começar a "chiar", abaixe o fogo e deixe cozinhando por 20 minutos.
Para as batatas: Lave bem as batatas, descasque-as e corte-as em fatias não muito grossas. Leve para cozinhar de preferência na panela à vapor e deixe cozinhando "al dente". Numa forma retangular forrada de papel manteiga coloque as fatias de batatas, regue com oleo de oliva, sal, salsinha e as cebolinhas. Leve para assar a 180°C por 20 minutos. Sirva com a soja.


                

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Biscoitos da tarde

                                                  Estes biscoitos são uma delicia. Fáceis de serem feitos e principalmente 100% veganos, o que as vezes é dificil de se achar no supermercado. Além do mais adoro fazer biscoitos em casa.

                                         Ingredientes:

                                        6 colheres de (sopa) margarina de soja
                                        6 colheres de (sopa) açúcar demerara ou adoçante
                                        1 colher de (sopa) essência de baunilha
                                        130g de farinha de trigo
                                        1 colher de (sobremesa) fermento em pó
                                        1 colher de (sobremesa) canela em pó
                                        170g de aveia em flocos finos
                                        6 colheres de (sopa) leite de soja natural (sem sabor)

Modo de fazer: Numa tigela bata em creme a margarina com o açúcar. Acrescente depois a essência e a canela. Numa outra tigela misture a farinha, o fermento e a aveia. Vá colocando aos poucos a farinha na tigela onde está a margarina, e ir juntando também o leite aos poucos, misture tudo muito bem. Deixe descansar por uns 15 minutos. Pegue pequenas porções da massa e abra no formato que quizer. Achate-o e coloque numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno a 170°C por mais ou menos 20 minutos, ou até dourarem.

Obs: O tempo de forno desses biscoitos depende muito do tipo de forno que vocês tenham, ou seja, pode ser que tenha que deixar mais tempo ou menos.
    

domingo, 6 de janeiro de 2013

Tarte tatin de abobrinha

                                    Aqui está a receita que falei para vocês, feita com a massa base de tofu. E' deliciosa, macia.

                                                                                      Ingredientes:

                                                                                      1 massa base de tofu
                                                                                      2 abobrinhas médias cortadas em rodelas finas
                                                                                      sal a gosto
                                                                                      1/2 cebola ralada
                                                                                      manjericão sêco

Modo de fazer: Depois das abobrinhas cortadas, leve-as para serem cozidas numa panela de preferencia a vapor até ficarem "al dente". Deixe esfriar. Unte e enfarinhe forminhas de 8cm de diâmetro. No fundo coloque um pouco de abobrinha. Pegue pequenas porções da massa de tofu e abra na mão com cuidado para não quebrar como se fosse um hamburguer e deixe no tamanho exato da forminha, coloque por cima da abobrinha, fechando bem. Leve para assar por 20 minutos a 180°C.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Massa base de tofu



         A massa base de tofu é muito fácil de ser feita e tem pouquissimos ingredientes. Com ela você pode fazer também algumas outras receitas salgadas, que eu postarei depois. Guardem esta receita com carinho, pois vale a pena.

        Ingredientes:

        250g de tofu
        100g de farinha de arroz branco
        sal a gosto
        8g de cremor de tártaro
        2 colheres de (sopa) oleo

Modo de fazer: Misture muito bem todos os ingredientes no multiprocessador. Embrulhe a massa num papel filme e leve para a geladeira por 30 minutos. Utilize.

Obs: Não utilize a farinha de arroz integral pois não dá certo. O cremor de tártaro é para dar leveza a massa. Se vocês tiverem dificuldade em achar o cremor de tártaro não tem problema nenhum, pode substituir por 1 colher de (café) bicarbonato de sódio e 1 colher de (café) fermento em pó.

Nesta foto de cima, vocês estão vendo uma tarte tatin de abobrinha feita justamente com essa massa base de tofu.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Croquetes assados de arroz (vegana)

                                               São deliciosos esses croquetes, pois por fora são crocantes e por dentro são cremosos.

                                                                                      Ingredientes:

                                                                                     300g de arroz cozido e frio (basmati ou integral)
                                                                                     3 colheres de (sopa) tahina
                                                                                     50 ml de agua morna
                                                                                     1 colher de (sopa) salsinha bem picadinha
                                                                                     1 colher de (sopa) manjericão picadinho
                                                                                     1 colher de (café) noz moscada
                                                                                     sal q.b.

Modo de fazer: Em uma tigela misture o arroz com o tahina. Depois acrescente todos os outros ingredientes. Com as mãos enfarinhadas modele os croquetes. Numa forma untada e enfarinhada coloque os croquetes e antes de levar ao forno coloque um pouco de oleo sobre cada um de modo que não fiquem secos. Levar para assar por 30 minutos a 180°C.
           

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Farofa de cenoura (vegana)

                                           Esta foi uma outra receita do almoço de ano novo.. Muito saborosa. Para quem pode e gosta coloque um pouquinho de pimenta.

                                                                                              Ingredientes:

                                                                                              2 cenouras médias raladas no ralo grosso
                                                                                              sal a gosto
                                                                                              2 xicaras de farinha de rôsca
                                                                                              100g de azeitonas verdes picadas
                                                                                               bastante salsinha bem picadinha

Modo de fazer: Numa panela coloque 4 colheres de (sopa) oleo e a farinha de rôsca, mexendo bem com fogo baixo, até a farinha ficar bem úmida. Acrescente em seguida a cenoura, o sal, as azeitonas e a salsinha, mexa bem e deixe sempre em fogo baixo por mais 10 minutos. Servir.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Pavê de creme e passas (vegana)

                                         Ola, meus queridas leitoras/leitores. Esta é a minha primeira receita de 2013, que emoção. Foi a sobremesa do almoço de ontem. Mesmo veganizada ela é uma sobremesa extraordinaria. Espero que vocês tenham passado uma boa virada de ano novo junto aos seus entes queridos. Aqui foi tudo tranquilo.


                                                                                  Ingredientes:

                                                                                  200g de biscoito doce vegano
                                                                                  250g de creme de leite de soja
                                                                                  150g de margarina de soja
                                                                                  2 colheres de (sopa) açúcar demerara ou adoçante
                                                                                  100g de uvas passas
                                                                                  rum para marinar as uvas passas (opcional)
                                                                                  chocolate em pó vegano para polvilhar

Modo de fazer: Numa tigela misture a margarina e o açúcar até virar um creme, acrescente o creme de leite, misture bem e acrescente por último as uvas passas que foram deixadas marinando no rum. Numa forma retangular faça uma camada de biscoitos, por cima coloque o creme, vá alterando biscoitos e creme até acabarem os ingredientes, sendo que por última camada deve ser de creme.  Polvilhe o chocolate em pó e leve à geladeira por 2hs.