segunda-feira, 29 de abril de 2013

Seitan ao shoio e limão

                                               Confesso que não sabia se postar ou não esta receitinha, pelo fato que é uma receita tão simples; mas muito saborosa, a "parceria" shoio e limão casou-se muito bem com o seitan, e viveram felizes para sempre. (rsrs).

                                                                                                   Ingredientes:

                                                                                                  250g de seitan cortado em tirinhas
                                                                                                  suco de 1 limão
                                                                                                  2 colheres de (sopa) shoio
                                                                                                  1 cebola média
                                                                                                  2 colheres de (sopa) oleo
                                                                                                  bastante salsa bem picadinha

Modo de fazer: Numa panela coloque o oleo e refogue a cebola, em seguida acrescente o shoio, o suco de limão e o seitan, acrescente 2 dedos de água e abaixe o fogo deixando cozinhar até terminar a água e formar um leve molhinho; por último acrescentar a salsa. Servir.

domingo, 28 de abril de 2013

Pizza de arroz

  
                                           Querem comer uma pizza totalmente diferente mas muito gostosa e fácil de ser feita? Então esta é a  que vocês estavam procurando.

                                                                          Ingredientes para a massa:

                                                                          125g de farinha de arroz
                                                                          1 pitadinha de sal
                                                                          125g de iogurte de soja sem sabor
                                                                           leite de soja q.b.
                                                                          3 colheres de (sopa) oleo de oliva

                                                                          Ingredientes do recheio:

                                                                          molho de tomate caseiro
                                                                          queijo tofu (ou outro queijo vegano qualquer)

Modo de fazer a massa: Misture todos os ingredientes muito bem com exceção do leite que irá ser colocado aos poucos até dar a liga; mais ou menos umas 3 colheres de (sopa).
Montar a pizza: Forrar a forma de pizza (de 26cm de diâmetro) com papel manteiga, estender a massa com as mãos e não com o  rolo de macarrão pois senão ela quebrará. Colocar o molho e por cima o queijo tofu cortado em pedaços como na foto.  Levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 35/40 minutos.

 

Obs: Na massa desta pizza não vai fermento. Este tipo de recheio é somente uma sugestão, vocês podem é claro variar de acordo com o gosto de vocês assim como o tipo de queijo vegano. Vai muito bem também o queijo de tremoço já postado.
         
         
         

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Abobrinhas à mexicana


                                                Uma ótima receita. Fácil e com ingredientes que geralmente temos em casa.

                                                                                                Ingredientes:

                                                                        1 lata de milho (300g)
                                                                        4 abobrinhas médias
                                                                        1 cebola média bem picadinha
                                                                        queijo vegano ralado ou o queijo de tremoço (já postado)
                                                                        4 tomates sem pele e nem sementes cortados em cubinhos
                                                                        sal a gosto
                                                                        2 colheres de (sopa) oleo
                                                                        2 dentes de alho

Modo de fazer: Corte as abobrinhas em cubos. Numa panela coloque o oleo e refogue a cebola e em seguida o alho, acrescente as abobrinhas e deixe cozinhar em fogo baixo  na propria água que elas soltam, acrescente o sal. Quando as abobrinhas estiverem quase cozidas, acrescente os tomates, deixe cozinhar um pouco "al dente" e por último acrescente o.milho sem cozinhá-lo. Desligue o fogo. Coloque uma porção no prato e polvilhe o queijo ralado vegano. Servir.


         

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cestinhas de berinjela

                                    Desta vez não são as famosas barquetes que vocês tanto amam (rsrs), mas cestinhas que são uma delicia. Aproveitei que comprei este prato tão bonito ontem e hoje decidi inaugurá-lo com esta maravilhosa receita.

                                                                                       Ingredientes:

                                                                                        2 berinjelas grandes
                                                                                        salsinha bem picadinha q.b.
                                                                                        250g de ricota vegana ou tofu
                                                                                        polpa da propria berinjela
                                                                                        sal a gosto
                                                                                        manjericão q.b.
                                                                                        2 colheres de (sopa) oleo de oliva

Modo de fazer: Muito fácil. Cortar as berinjelas (com casca) em 3 pedaços no sentido do comprimento. Retirar a polpa com a ajuda de um boleador ou uma faca bem afiada, tomando o cuidado para não perfurar o fundo. Levar estes pedaços de berinjela a cozinharem no vapor até ficar "al dente". Retire, e espere esfriar. Em seguida coloque sal por todo o interior do pedaço assim como pincele um pouco de oleo de oliva. Coloque o recheio e leve ao forno por 30/35 minutos a 200°C.

Modo de fazer o recheio: Coloque numa panela um pouco de oleo, refogue 1 cebola bem picadinha, em seguida coloque a polpa da berinjela que também foi cortada em pedacinhos, coloque sal e o manjericão, deixe cozinhando até ficar macia. Quando a polpa da berinjela estiver cozida acrescente fora do fogo, a ricota ou o tofu que devem estar bem amassadinho com um garfo, misture bem. Recheie as cestinhas e salpique por cima a salsinha.
Na foto abaixo vocês estão vendo um dos pedaços da berinjela.
Nesta outra foto é o interior do pedaço da berinjela.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Trigo em grão com ervilhas e cenouras

                                        Este prato tanto pode ser servido no outono/inverno como no verão transformado em uma salada fria. E' um prato rico em proteinas, vitaminas, minerais. Nem precisa acrescentar mais nada, ou seja, é um prato único pois é completo.

                                                                                                Ingredientes:

                                                                                               160g de trigo em grão
                                                                                               160g de ervilhas frescas ou em lata
                                                                                               2 cenouras cortadas em cubinhos
                                                                                               bastante salsinha bem picadinha
                                                                                               sal a gosto
                                                                                               oleo de oliva q.b.

Modo de fazer: Deixe de molho de um dia para o outro o trigo em grão. Em seguida coloque o trigo em grão para cozinhar na panela de pressão com a mesma água em que ficou de molho, mas não acrescente nem sal nem oleo, pois será acrescentado em um segundo momento. Em separado de preferência na panela à vapor, cozinhe as cenouras. Numa saladeira colocar o trigo em grão cozido e morno juntamente com as cenouras e as ervilhas, acrescentar o sal, oleo e a salsinha. Se quizer coloque suco de 1/2 limão. Servir.

domingo, 14 de abril de 2013

Pudim de pão diferente (vegana)

                                            Eu sei que na maior parte dos pudins de pão, todos os ingredientes são batidos no liquidificador, porém este é diferente mas fica igualmente delicioso e macio. A quantidade de leite não é exagerada pois tem que ficar bem molhadinho. O leite pode ser de soja, amêndoas ou de arroz, assim como no lugar das uvas-passa pode-se colocar ou figo seco ou ameixa seca. Essa foi a sobremesa de hoje, depois do maravilhoso prato de fricassé.

                                                                                                 Ingredientes:

                                                          600ml de leite de soja, ou de amêndoas, ou de arroz
                                                          4 fatias grandes de pão integral ou de centeio ou 8 fatias pequenas
                                                          50g de uvas-passa
                                                          4 colheres de (sopa) açúcar demerara ou adoçante
                                                          25g de margarina de soja
                                                          canela q.b.

Modo de fazer: Corte as fatias de pão em quadrados grandes e disponha-os numa assadeira untada. Distribua as passas sobre o pão, faça uma segunda camada de pão. Aqueça o leite juntamente com a margarina e o açúcar até diluí-los. Despeje sobre o pão, polvilhe com canela e leve ao forno a 200°C por 30 minutos.

Almôndegas de tofu com verdura e salsa

                                                Hoje finalmente estamos com um tempo maravilhoso, sol e uma temperatura muito agradável, agora sim podemos dizer que estamos na primavera. E assim me animo mais em fazer novas receitas, como esta, muito gostosa e saúdavel.

                                                                                               Ingredientes:

                                                                                               250g de tofu
                                                                                               1 abobrinha grande ou 2 médias
                                                                                               2 colheres de (sopa) salsa bem picadinha,
                                                                                               1 colher de (sopa) oleo
                                                                                               2 colheres de (sopa) farinha de rôsca

Modo de fazer: Lave bem a abobrinha, descasque e corte em pedacinhos e leve em seguida para cozinhar. Deixe esfriar e em seguida coloque no processador junto com o tofu, o oleo e o sal a gosto. Coloque em seguida mas já fora do processador a salsa e a farinha de rôsca até dar consistência para fazer as almôndegas. Modele as almôndegas, coloque numa forma untada e enfarinhada e leve para assar a 180°C por 20 minutos ou até dourarem.

Fricassé de seitan com alho-poró

                                         Minhas queridas leitoras/leitores. Vocês já repararam que eu adoro o alho-poró, utilizo o mais que posso, pois para mim ele deixa os pratos muito mais saborosos, dá um gostinho todo especial como neste fricassé que fiz hoje para o almoço. Até meus pais adoraram.

                                                                                                 Ingredientes:

                                                                                               3 alhos-poró grandes ou 4 médios
                                                                                               4 cebolinhas pequenas
                                                                                               125g de seitan cortados em cubinhos ou tiras
                                                                                               bastante salsa bem picadinha
                                                                                               2 colheres de (sopa) shoio
                                                                                               3 folhas de louro ou sálvia
                                                                                               1 colher de (sobremesa) cheia de maizena
                                                                                               50ml de agua
                                                                                               suco de 1/2 limão
                                                                                               2 colheres de (sopa) oleo de milho

Modo de fazer: Numa panela coloque o oleo e refogue os alhos-poró e as cebolinhas, em seguida coloque o shoio, a água, o suco de limão, as folhas de louro e o seitan, tampe a panela, abaixar o fogo e deixar cozinhando até reduzir bem a água. Em separado diluir a maizena em um pouco d'água e despejar na panela onde está o seitan, deixar apurar até virar um creminho. Antes de servir retire as folhas de louro e polvilhe a salsa.

Obs: Somente assim como eu apresentei esse prato, já é super saboroso, mas para quem quizer pode-se colocar depois da maizena ter virado um creminho, acrescentar 200ml de iogurte de soja misturado com mais limão. Eu não utilizei o sal nesta preparação somente o shoio.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Palitinhos de verdura


                                           Eu não tive filhos, mas sei que muitas crianças detestam verduras, mas sabemos também o quanto é importante não somente para elas mas para nós adultos também comermos verduras. Então resolvi fazer esses palitinhos que infelizmente não saíram muito achatadinhos como eu queria mais parece uns croquetes, mas o importante é que são deliciosos e enganam as crianças que não comem verduras.Elas vão adorar.

                                                                                        Ingredientes:

                                                                                        250g de tremoço (sem pele)
                                                                                        1 colher de shoio
                                                                                        1 cenoura grande
                                                                                        100g de ervilhas (frescas ou de lata)
                                                                                        1 alho poró
                                                                                        1 cebola média
                                                                                        2 fatias de pão (integral ou de centeio)
                                                                                        leite de soja q.b.
                                                                                        farinha de rôsca q.b.

Modo de fazer: Cortei a cenoura em pedaços e coloquei numa panela à vapor para cozinhar junto com as ervilhas. Numa tigela coloquei as fatias de pão e um pouco de leite o suficiente para molhar, em seguida expremi bem as fatias. No processador coloque o tremoço, o shoio, a cenoura e as ervilhas cozidas, o alho poró e a cebola; processe bem. Pegue pequenas porções da massa e modele formando os palitinhos, passe na farinha de rôsca, por cima coloque um pouquinho de oleo e leve para assar por 20 minutos a 180°C.

Obs: Cuidado com o shoio, coloque somente a medida que indiquei, pois o tremoço já é salgado. Para quem quizer pode acrescentar na massa também um pitadinha de noz moscada e espinafre bem triturado.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ratatouille light ao forno

                                            Um prato que adoro. Depois que descobri esta versão feita no forno, portanto mais leve, faço com mais constância, pois é deliciosa. Se quiser acompanhar com uma saladinha, vai bem, nada mais.

                                                                                                Ingredientes para 4 pessoas:

                                                                                               1 berinjela média
                                                                                               2 pimentões (da cor que vocês preferirem)
                                                                                               2 abobrinhas
                                                                                               2 batatas
                                                                                               2 cenouras
                                                                                               1 alho poró
                                                                                               1 cebola
                                                                                               temperos ( o que vocês preferirem)
                                                                                               2 colheres de (sopa) oleo
                                                                                               3 colheres de (sopa) farinha de rôsca
                                                                                               sal a gosto

Modo de fazer: Numa forma refratária forrada com papel manteiga, colocar o oleo, cortar o alho poró e a cebola em fatias finas, a berinjela, os pimentões, as cenouras e as batatas cortar em cubinhos, e as abobrinhas em fatias e colocar tudo na forma, salgar e acrescentar os temperos. Misturar tudo muito bem e colocar no forno a 180°C por mais ou menos 40 minutos. Na metade do cozimento acrescentar as 3 colheres de farinha de rôsca, misturar bem e continuar cozinhando até que a farinha fique dourada.

domingo, 7 de abril de 2013

Sopa indiana


                                     Hoje aqui é muito húmido, estamos na primavera mas ainda as temperaturas estão um pouco baixas e está chovendo, então resolvi fazer esta sopa gostosíssima. Com poucos ingredientes, se faz uma sopa que satisfaz muito o paladar.

          Ingredientes:

          1 berinjela grande (500g)
          2 tomates
          4 xícaras de água
          2 colheres de (sopa) caldo vegetal
          2 copos de leite de soja ou amêndoas
          1 colher de (sopa) farinha branca
          salsinha picadinha q.b. 

Modo de fazer: Descasque a berinjela, corte-a em cubos e leve para cozinhar numa panela grande onde você irá acrescentar a água, o caldo vegetal e os tomates também sem casca e cortados em pedaços, deixe tudo cozinhando até ficarem macios. Desligue o fogo, espere esfriar. Bata no liquidificador a berinjela cozida com os tomates juntamente com o leite a farinha, bata bem. Leve de volta para à panela e vá mexendo sempre com uma colher de pau até a sopa ficar cremosa. Sirva com salsinha picadinha e acompanhadas de torradas veganas.

         

Para dar liga, substituindo os ovos



 Como já ensinei várias vêzes, mas aqui vai definitivamente o modo que eu uso quando faço por exemplo um bolo e devo substituir os ovos.

         Ingredientes:

         5 colheres de (sopa) água
         1 colher de (sopa) não muito cheia de farinha de linhaça

Modo de fazer: Misture bem os ingredientes e deixe descansar por 5 minutos. Utilizar.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Rocambole recheado com creme de alho poró e grão-de-bico

                                             Se vocês soubessem como este rocambole perfumou hoje todo o apartamento onde moro, tenho certeza que as vizinhas ficaram morrendo de inveja. (rsrs). O recheio é super gostoso, perfumado, delicado. A massa como é muito delicada, ao retirar do forno com o auxilio de uma escumadeira mesmo assim acabou rachando um pouco como vocês podem ver na foto, e a fatia eu deixei no mesmo prato do rocambole inteiro, justamente por ser quebradiça. Como quantidade deu para servir muito bem à nós três.

                                                                                          Ingredientes da massa:

                                                                                          20g de farinha de soja
                                                                                          80g de farinha de arroz branca
                                                                                          4 colheres de (sopa) oleo
                                                                                          sal a gosto
                                                                                          leite de soja q.b.

                                                                                          Ingredientes do recheio:
                           
                                                                                         2 alhos-porò (somente a parte branca)
                                                                                         sal a gosto
                                                                                         1 colher de (café) rasa de noz moscada
                                                                                         100g de grão-de-bico cozido e sem sal
                                                                                         4 colheres de (sopa) oleo

Modo de fazer a massa: Numa tigela misturar muito bem todos os ingredientes com exceção do leite o qual será colocado aos poucos até dar consistência na massa para abrir. A massa não deve ser aberta com o uso do rolo de macarrão mas com as mãos. Reserve.

Modo de fazer o recheio:Corte o alho poró em fatias. Numa panela coloque um pouco de oleo e refogue o alho poró até ficar macio. Deixe esfriar. Em seguida coloque o alho poró, o grão-de-bico, a noz moscada e o sal num processador e processe bem até formar um creme. Reserve.
Abra a massa do rocambole em cima de um papel manteiga, estique bem dando o formato de um retangulo, coloque o recheio bem no meio por todo o sentido do comprimento. Com a ajuda do proprio papel manteiga feche uma parte do rocambole até a metade, e em seguida faça o mesmo com a outra parte. Não tente enrolar como se fosse um rocambole normal, pois ele se quebrará; apenas dobre como ensinei. Pincele por cima um pouco de shoio e leve para assar por 20 minutos a 180°C.A cor verde que vocês estão vendo aqui na foto abaixo do rocambole já cortado é devido ao alho poró.


Obs: Eu não coloquei (depois de pronto o rocambole) por cima salsinha bem picadinha porque eu quiz mostrar como ficou o rocambole depois de assado, e com ela por cima vocês não teriam uma boa idéia de como ficaria.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Torta com creme de milho e tomatinhos cereja

                                                Uma torta fácil e principalmente gostosa. Foi o segundo prato principal do almoço de Páscoa.

                                                            Para a massa: Eu fiz a mesma massa da torta de nozes ou de kiwi.

                                                            Ingredientes do recheio:

                                                            200g de milho em lata
                                                            8 tomatinhos cereja sem pele nem sementes
                                                            orégano a gosto
                                                            500ml de água
                                                            2 colheres de (sopa) bem cheias de farinha de trigo

Modo de fazer: Escorri no escorredor de macarrão o milho da lata e coloquei no liquidificador junto com todos os outros ingredientes. Levei em seguida numa panela a fogo médio e mexi com uma colher até virar um creme. Reserve. Abra a massa numa forma redonda com 24cm de diâmetro (sem precisar untar) e coloque por cima o recheio. Corte os tomatinhos cereja pelo meio e distribua por cima (como na foto), por último polvilhar com orégano. Leve para assar por 40 minutos a 180°C.

Cheesecake tricolor

                                  Esse cheesecake é uma verdadeira delicia dos deuses. O recheio saiu muito cremoso, parece um sorvete. Foi a nossa sobremesa de Páscoa. Na realidade não utilizei nenhum açúcar na receita. Deixei somente o açúcar do próprio iogurte e das bolachas e ficou delicioso do mesmo jeito. Quem quiser utilize o açúcar como eu ensinei na receita.

                                                   Ingredientes para a base:

                                                   300g de biscoitos veganos
                                                   2 colheres de sopa de chocolate em pó vegano ou farinha de alfarroba
                                                   50g de margarina de soja
                                                   leite de soja q.b.

                                                   Ingredientes para o recheio:

                                                  500g de ricota vegana
                                                  200g de iogurte de soja sabor morango
                                                  200g de iogurte de soja sabor baunilha
                                                  2 colheres de (café) cheias de agar agar em pó (gelatina vegetal)
                                                  150ml de creme de leite de soja

Modo de fazer a base: No liquidificador bata bem os biscoitos até virar uma farinha, em seguida coloque numa tigela e acrescente o chocolate e a margarina mexendo tudo muito bem, acrescente o leite aos poucos até dar uma massa maleável. Forrar uma forma redonda de 20cm de diâmetro com a massa.

Modo de fazer o recheio: Divida a ricota em três tigelas, em cada uma coloque mais ou menos 125g. Numa panela coloque o creme de leite e o agar, leve ao fogo médio e deixe dissolver bem a gelatina vegetal, mais ou menos 5 minutos. Reserve. Divida também o creme de leite em três medidas, numa coloque o iogurte de morangos e misture bem, acrescente se quiser 3 colheres de (sopa) açúcar e coloque numa das tigelas onde está a ricota, misture bem. Reserve. Na segunda medida de creme de leite coloque o iogurte de baunilha e coloque onde está a segunda tigela de ricota, misture bem. Reserve. E por fim coloque o resto do creme de leite na ultima tigela de ricota acrescente açúcar (3 colheres de (sopa), misture bem. Reserve.

Montagem do cheesecake: Coloque primeiramente uma camada de ricota branca (sem iogurte nenhum), coloque na geladeira por 15 minutos para endurecer um pouco e para não misturar as camadas. Em seguida coloque a ricota com o iogurte de morangos, leve de novo para a geladeira por 15 minutos, e por último coloque a última camada de ricota com o iogurte de baunilha. Leve a geladeira por 3 horas. Depois decore a gosto.

Nesta foto da fatia, não se vê muito a côr rosa da ricota com o iogurte de morangos, pois o iogurte que eu utilizei era uma côr muito clarinha, mal dá para ver, infelizmente.