quinta-feira, 30 de maio de 2013

Muffins com damascos

                                  Mas vai ser gostoso noutra freguesia (rsrs). Nossa, quando comi (ou melhor, devorei) hoje estes muffins junto com uma boa xicara de café, parece que eu estava comendo uma delicia dos deuses, uma coisa do outro planeta. (rsrs). E' cremoso dentro, levinho, gostosinho. Hummmmmmmmm! Experimentem logo.

                                                                                                            Ingredientes:

                                                                                                 30g de margarina de soja
                                                                                                 1/2 xicara de açúcar
                                                                                                 120g de farinha de trigo
                                                                                                 150g de iogurte de soja
                                                                                                 1 colher de (sopa) rasa de fermento em pó
                                                                                                 70g de damascos sêcos

Modo de fazer: Primeiro deixem os damascos de molho em água quente até ficarem macios. Depois corte-os em pedacinhos. Numa tigela misture a margarina derretida com o açúcar, mexa bem, acrescente em seguida o iogurte, mexa bem novamente. Numa outra tigela misture a farinha com o fermento, e coloque os pedacinhos de damascos, mexa bem e faça uma cova no meio onde você irá acrescentar a mistura do iogurte, mexa bem. Coloque as forminas de papel dentro das forminhas de empada, despeje apenas 1/3 da massa. Pre aqueça o forno a 180°C e asse os muffins por 25/30 minutos. Depois de frios enfeite com  o açúcar de confeiteiro por cima e fatias de damasco.

Obs: Com essa quantidade de ingredientes consegui fazer 12 muffins. Como eu não tinha o açúcar de confeiteiro, coloquei somente as fatias de damascos. A quantidade de açúcar na massa parece pouca, mas sendo os damascos sêcos já muito doce então para não ficar muito doce coloque apenas a quantidade indicada na receita.

Esses na foto são os damascos frescos, que nesta época do ano começam a aparecer. E' uma delicia comer essa fruta fresca pois é naturalmente menos doce. Então eu quiz aproveitar as frutas frescas para fazer os muffins. Eles são chamados em italiano de "albicocche"

     

terça-feira, 28 de maio de 2013

Hamburguers de batatas e lentilhas

                    São muito gostosos estes hamburguers. Podem ser feitos no forno ou fritos. Eu particularmente prefiro no forno mas isso não altera a crocanteza do hamburguer.

                                                                                         Ingredientes:
                                                                                     500g de batatas
                                                                                     100g de lentilhas
                                                                                     sal a gosto
                                                                                     bastante salsinha bem picadinha
                                                                                     1 cebola ralada
                                                                                     farinha de rôsca q.b.
                                                                                     oleo de oliva extravirgem q.b.

Modo de fazer: Cozinhe as batatas e as lentilhas separadamente com um pouquinho de sal. Depois de cozidas e frias coloquem ambas no processador juntamente com um pouco mais de sal, a salsinha e a cebola, processe bem até a massa virar um creme. Despeje esse creme  numa tigela e acrescente aos poucos a farinha de rôsca até dar consistência para se modelarem os hamburguers. Numa forma untada e enfarinhada coloque os hamburguers, coloque por cima deles um pouco de oleo de oliva e leve ao forno por 30 minutos (virando na metade do tempo) a 180°C.

Obs: Com essa quantidade de batatas e lentilhas me rendeu 24 hamburguers.

domingo, 26 de maio de 2013

Biscoitos à oriental

                                          Acho que a maioria de vocês minhas queridas leitoras que me seguem do Brasil conhecem a famosa frase do salgadinho da Elma Chips "é impossível comer um só"!. Pois é, estes biscoitos também é impossível comer um só, são crocantes por fora e macio por dentro. O casamento da cenoura com os temperos é maravilhoso. Otimos para um chá da tarde ou um cafézinho.

                                                            Ingredientes:

                                                             2 cenouras grandes (90g) raladas no ralo fino
                                                             220g de farinha de trigo
                                                             2 colheres de (sopa) bem cheias de açúcar demerara ou adoçante
                                                             1/2 xicara de oleo de milho
                                                             casca ralada (ralo fino) de 1 laranja inteira
                                                             1/2 colher de (café) rasa de gengibre em pó
                                                             1/2 colher de (café) rasa de cardamomo em pó
                                                             1 colher de (café) cheia de canela em pó
                                                             uvas- passa preta e sem caroço para enfeitar q.b.

Modo de fazer: Super fácil. Numa tigela misturar muito bem todos os ingredientes com exceção das uvas-passa. Fazer uma bola com a massa, embrulhar num papel filme e levar à geladeira para descansar por 1 hora. Em seguida ir pegando pequenas porções da massa, fazer uma pequena bola no tamanho de uma noz, dar uma leve amassadinha, colocar a uva passa por cima e colocar na forma (não precisa untar), levar ao forno a 170°C por 20/25 minutos.

Obs: Eu utilizei para esta receita metade da farinha de trigo integral e metade da farinha de quinoa. Vocês podem é claro utilizar a farinha que preferirem.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mini hamburguers de beterraba

                                          Eu nunca gostei muito de comer a beterraba em forma de salada ou mesmo em suco, o seu gosto particular não me agrada. Então resolvi fazer esses mini hamburguers que ficaram ótimos, disfarça bem o gosto da beterraba, justamente por conter alguns temperos e as batatas. E' um prato muito nutriente.

                                                                                 Ingredientes:

                                                            2 beterrabas grandes ou 4 pequenas
                                                            sal a gosto
                                                            temperos (de sua preferência - manjericão, salsinha, tomilho, etc)
                                                            2 cebolinhas
                                                            2 batatas médias
                                                            farinha de trigo integral ou branca q.b.
                                                            farinha de rôsca q.b.

Modo de fazer: Lave bem as beterrabas e as batatas e descasque-as. Corte em pedaços regulares e leve para cozinhar até ficar "al dente". Deixe esfriar. Em seguida no processador coloque as beterrabas, as batatas, o sal, os temperos e as cebolinhas, processe bem. Coloque em seguida essa massa numa tigela e acrescente a farinha de trigo e a farinha de rôsca até dar o ponto de poder formar os hamburguers, não coloque muita quantidade pois do contrário ficará muito sêca. Modele os hamburguers, coloque numa forma untada e enfarinhada, regue um pouco de oleo por cima e leve para assar por 20 minutos a 180°C, virando do outro lado no meio do tempo. Servir.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bolo de aniversário - II - 1° ano do blog


                                     " Parabéns a você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida." E' minhas queridas leitoras, hoje 22/05, o blog está completando 1 ano de vida. E estou super feliz em poder compartilhar tantas receitas maravilhosas com vocês, e todas " cruelty free" que é o objetivo do blog. Espero (saúde permitindo) continuar por mais e mais anos compartilhando tantas outras receitas maravilhosas. Por isso resolvi finalmente dar a receita do bolo que vocês já conhecem a fotografia que é a mesma da "página" inicial do blog. Um outro bolo maravilhoso, gostoso e fofinho. Ofereço virtualmente esse bolo a todas vocês minhas queridas leitoras que nesse 1 ano tem acompanhado o meu blog. Muito obrigada mesmo. Beijos e abraços a todas.

                                                                                               Ingredientes:

                                                                                              1 pão-de-ló vegano
                                                                                              1 vidro de geléia sabor morango
                                                                                              100g de uvas-passa sem sementes
                                                                                              2 colheres de (café) essência de baunilha
                                                                                              2 colheres de (sopa) maisena
                                                                                              casca ralada de 1 laranja
                                                                                              2 xicaras de água
                                                                                              chantilly vegano

Modo de fazer: Na massa do pão-de-ló eu acrescentei para dar um sabor diferente, as uvas-passa, a casca ralada da laranja e a essência de baunilha. Levei para assar.  Numa panelinha coloquei a água e a maisena e levei ao fogo baixo mexendo sempre e deixei cozinhando até formar um creme.. Deixe esfriar e acrescente a geléia de morango mexendo tudo muito bem.
Montagem do bolo: Corte o bolo ao meio e coloque somente na parte de baixo o creme de maisena. Cubra com a parte de cima do bolo. Coloque o chantilly e decore a gosto.

 

       

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bolo de aniversário - I

                 Hoje estou muito feliz, pois é o aniversário do meu papai, 87 anos, que maravilha poder chegar a essa idade, principalmente meu pai que passou tantas coisas muito dificeis e sofrimentos e para completar tem um problema grave no coração que não tem cura. Então levanto as mãos para o céu para agradecer por ele estar mais um ano conosco. Fiz este bolo simples mas muito gostoso. Ofereço virtualmente a todas vocês minhas queridas leitoras/leitores uma fatia.

                                                                                Ingredientes da massa:

                                                  1 xicara de oleo de girassol
                                                  2 xicaras de farinha de trigo integral ou branca (o que vocês preferirem)
                                                  1 xicara de açúcar demerara ou adoçante
                                                  1 xicara de leite de soja
                                                  1 colher de (sopa) fermento em pó
                                                  casca ralada de 1 limão

                                                                               Ingredientes do recheio:

                                                  500ml de leite de soja
                                                  1 xicara de açúcar demerara ou adoçante
                                                  2 colheres de (sopa) bem cheias de maizena
                                                  1 colher de (café) essência de baunilha

      Para a cobertura utilizei um chantilly que comprei  sem açúcar feito a base de soja, bati até formar o chantilly e acrescentei um pouco de açúcar e farinha de alfarroba (para dar a cor e gosto de chocolate) e utilizei para a decoração.


       Modo de fazer a massa: Numa tigela coloque a farinha e o fermento. Numa outra tigela misture o oleo, o açúcar, o leite e a casca ralada de limão. Junte a mistura liquida com aquela da farinha/fermento, misturando tudo muito bem a fim de que não forme grumos. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 20cm de diâmetro, coloque a massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos.

       Modo de fazer o recheio: Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até formar um creme. Deixe esfriar e utilize.

       Montagem do bolo: Depois que o bolo esfriou completamente, cortar ao meio, colocar o creme de maizena em ambas as partes do bolo (em cima e embaixo), cobrir com o chantilly e decorar a gosto.


      

domingo, 19 de maio de 2013

Rolinhos de berinjela com okara



                                         E' a terceira vez que faço estes rolinhos, os quais inventei faz um mês mas que só agora eu resolvi postar, pois eu testei com outras coberturas além desta do tomate sêco. Fiz uma vez com maionese vegana por cima e outra com molho branco também ficaram ótimas. O recheio não muda. Vocês então escolham o que mais gostarem.

                                                                              Ingredientes:

                                                                  1 berinjela de 500g
                                                                  150g de okara de amêndoas ou de soja
                                                                  sal a gosto
                                                                  1 cebola ralada
                                                                  manjericão ou manjerona ou orégão q.b.
                                                                  2 colheres de (sopa) oleo de oliva
                                                                  1 colher de (café) rasa de pimenta vermelha em pó (opcional)
                                                                  5 tomates sêcos
                                                                  água q.b.

Modo de fazer: Corte a berinjela no sentido do comprimento em fatias finas. Leve-as para grelhar com um pouco de oleo em ambos os lados da fatia, faça isso com todas as fatias. Deixe esfriarem.  Numa tigela misture o okara com o sal, a cebola, o tempero e o oleo. Misture bem. No liquidificador coloque os tomates sêcos e bata com a água até virar um creme, não coloque água demais. Pegue uma fatia de berinjela, coloque na ponta um pouco de okara, enrole e feche com a ajuda de palitos de dente. Coloque o tomate sêco por cima. Polvilhe com queijo ralado vegano. Leve ao forno a 200°C por 10/15minutos.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Salada de quinoa, arroz selvagem, e trigo em grão.

                                Esta salada é uma verdadeira "bomba" de vitaminas, sais minerais e proteinas. Faça de preferência de um dia para outro, deixando na geladeira até o momento de servir. Também pode ser servida em temperatura ambiente nos dias invernais, é gostosa do mesmo jeito. E' um prato completo, nem precisa acrescentar mais nada.

                                                                      Ingredientes:

                                                                     100g de arroz selvagem (negro)
                                                                     100g de quinoa
                                                                     90g de trigo em grão
                                                                     2 abobrinhas com casca cortadas em cubinhos
                                                                     2 cenouras cortadas em cubinhos
                                                                     1 alho poró grande ou 2 pequenos cortados em fatias finas
                                                                     sal a gosto
                                                                     salsinha bem picadinha q.b.

Modo de fazer: Cozinhe seja o arroz, como a quinoa e o trigo em grão separados, sem nenhum tipo de tempero e até ficarem macios mas não demasiadamente. Numa panela coloque um pouco de oleo e refogue o alho poró, acrescente as abobrinhas e as cenouras e cozinhe tudo em fogo baixo até ficarem macios e crocantes. Desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque todos os ingredientes numa saladeira, mexa bem  e tempere com oleo de oliva, o sal e por último salpique a salsinha.
     
    

domingo, 12 de maio de 2013

Lasanha de arroz integral

                                        Hoje para o dia das mães fiz esta lasanha de arroz que aliás já fiz diversas vezes e sempre é um sucesso

       Ingredientes:

       1 xicara bem cheia de arroz integral (pode ser feito se quizer com arroz comum ou basmati)
       250g de espinafre cozido e bem picado
       1 cebola picada
       20g de uva passa branca sem sementes
       sal a gosto
       salsinha bem picadinha q.b.
       queijo de tremoço q.b.
       40g de azeitonas verdes sem caroço picadas

Modo de fazer: Cozinhe o arroz integral como de costume. Depois que o espinafre está cozido, refogue-o numa panela com oleo e a cebola picada até ficar completamente seco. Depois do arroz cozido, divida-o em igual medida em duas tigelas, numa acrescente as uvas.passas, um pouco do queijo de tremoço, sal e salsinha. Na outra metade do arroz, acrescente o espinafre e um pouco de sal. Numa forma retangular forrada com papel manteiga, coloque a metade do arroz com a uva passa e por cima despeje a outra metade com o espinafre, coloque por cima as azeitonas e leve ao forno a 200°C por 20 minutos. Servir.
Hoje infelizmente é um dia chuvoso, e aproveitando que o tempo deu uma trégua e apareceu o sol como por milagre, tirei umas fotos do campo que fica bem em frente onde moro, para mostrar a vocês o jogo de  tons de verde e amarelo ( as cores da nossa bandeira) que fica nessa época do ano quando florescem uma flores amarelas selvagens.





Duplo crumble com ricota e pera

                                       Olá minhas queridas leitoras! Eu sei que faz tempo que não posto nada, mas é que eu não estive muito bem de saúde nem meu pai, mas agora estamos melhor. A foto deste crumble eu sei que não saiu muito bonita, mas garanto a vocês que o sabor é delicioso, diferente. Pode-se substituir perfeitamente por outra fruta como por exemplo abacaxi, maçã, banana. Vai naturalmente de acordo com o gosto de cada um. Aproveito  para desejar a todas vocês que são mães e aquelas que não são mas tem ainda a mãe, um feliz dia das mães, com muita saúde e alegrias.

                                                                                                               Ingredientes:

                                                                                           250g de farinha de trigo integral
                                                                                           50g de farinha branca
                                                                                           1 xicara de açúcar demerara ou adoçante
                                                                                           500g de ricota vegana
                                                                                           150g de margarina de soja
                                                                                           2 peras
                                                                                           canela em pó para polvilhar (opcional)

Modo de fazer: Numa tigela misture as farinhas com o açúcar e a margarina derretida, mexa bem com as mãos até formar uma farofa. Cobrir com metade desse crumble uma forma redonda de 20cm de diâmetro forrada com papel manteiga. Numa outra tigela misturar a ricota com um pouco de açúcar e com as peras cortadas em pedacinhos. Colocar a ricota por cima da metade do crumble que já está na forma, cobrir com a outra metade do crumble e polvilhar com canela. Levar ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos.