domingo, 27 de outubro de 2013

Legumes gratinados

 
                                 Um ótimo acompanhamento, principalmente com um arroz integral e uma saladinha. E' o curry e o alho-poró a dar um toque especial a esses legumes gratinados.

                                                                                Ingredientes:

                                                              3 cenouras grandes cortadas em rodelas finas
                                                              3 abobrinhas grandes cortadas em rodelas finas
                                                              300g de ervilhas
                                                              150g de vagem cortadas em pedaços pequenos
                                                              sal a gosto
                                                              3 colheres de (sopa) oleo de girassol
                                                              2 alhos-poró (somente a parte branca) cortados em rodelas finas
                                                              1 colher de (chá) curry
                                                              150ml de creme de leite de soja
                                                              farinha de rôsca q.b.

Modo de fazer: Coloque todos os legumes para cozinharem até ficarem macios. Numa panela grande coloque o oleo e refogue os alhos-poró, em seguida coloque os legumes já cozidos para refogarem também, acrescente o curry e o sal, deixe refogando por 5/10 minutos. Forre com papel manteiga ou unte uma forma retangular. Coloque os legumes refogados, jogue por cima o creme de leite e por último salpique a farinha de rôsca. Leve para o forno apenas para gratinar por 30 minutos a 170°C.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Bolinhas de ricota e noz moscada

 
                                            Otimas sejam como aperitivo ou entrada. Podem ser assadas ou fritas. Fica ao gosto de cada um. Mas são super gostosas. De comer de joelhos (rsrs).

                                                                                                  Ingredientes:

                                                                                                 250g de ricota vegana
                                                                                                 sal a gosto
                                                                                                 farinha de rôsca q.b.
                                                                                                 bastante salsinha bem picadinha
                                                                                                 1 colher de (café) rasa de noz moscada

Modo de fazer: Super simples. Misture bem todos os ingredientes até dar consistência de fazer as bolinhas. Assar por 15 minutos a 170°C ou fritar.

Creme de couve-flor e alho-poró

                     Uma sopa deliciosa, a couve-flor e o alho poró deixaram um gostinho todo especial além de ter ficado como um creme.


                                                                                       Ingredientes:

                                                                                       1 couve flor pequena (600g)
                                                                                       1 alho-poró médio cortado em rodelas finas
                                                                                       2 colheres de (sopa) oleo de oliva
                                                                                       600ml de agua
                                                                                       1 tablete de caldo vegetal
                                                                                       salsinha para colocar por cima (opcional)

Modo de fazer: Lave bem a couve-flor. Destaque bem todas as suas florzinhas. Reserve. Numa panela grande coloque o oleo e frite o alho-poró, em seguida coloque as florzinhas da couve-flor e refogue um pouco. Em seguida acrescente a água e o tablete de caldo vegetal, deixe em fogo alto até começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando até a couve-flor ficar quase macia "al dente". Desligue o fogo e passe pelo mixer ou processador. Volte para a panela e deixe ferver mais 5 minutos. Está pronta. Sirva a sopa com salsinha bem picadinha.

             

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bolo de cenoura (vegano)


   Eu sempre desde pequena adorei bolos caseiros e se possível sem cobertura, pois para o meu gosto pessoal detesto tanto açúcar. Eu sei minhas queridas leitoras, que o bolo de cenoura tradicional leva por cima uma cobertura de chocolate com açúcar e manteiga, mas hoje decidi fazer assim, simples mas delicioso e bem fofinho. Cabe a vocês minhas queridas leitoras colocarem ou não a cobertura.

          Ingredientes:

          200g de farinha de trigo integral
          1 xicara de oleo de girassol
          1 xicara de açúcar demerara ou adoçante
          1 colher de (sopa) cheia de fermento em pó
          3 cenouras grandes

Modo de fazer: No liquidificador eu bati as cenouras (sem a casca) com o açúcar e o oleo. Bata bem. Despeje essa mistura numa tigela e acrescente aos poucos a farinha e por último o fermento. Misture bem. Unte e enfarinhe uma forma redonda ou retangular e despeje a massa. Leve para assar em forno pré-aquecido por 35/40minutos a 180°C. Na foto abaixo dá para ver que o bolo queimou um pouco em baixo, mas mesmo assim ficou muito gostoso.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Croquetes de tofu e tremoço


                                                   Hoje fui para a cozinha muito inspirada e acabei criando dois pratos super deliciosos e principalmente saudáveis. O risotto com erva doce e esses maravilhosos croquetes.

                                                                                                   Ingredientes:

                                                                                          250g de tofu firme
                                                                                          250g de tremoço
                                                                                          pouco sal (pois o tremoço já é muito salgado)
                                                                                          1 alho-poró
                                                                                          1 cenoura grande
                                                                                          farinha de trigo q.b.

Modo de fazer: Em primeiro lugar tire a pelicola dos tremoços. Em seguida coloque todos os ingredientes num mixer ou processador e processe bem, tem que virar um creme. Em seguida despeje esse creme numa tigela e acrescente a farinha de trigo, não existe uma quantidade exata, pois a massa não deve ficar seca mas cremosa. Enfarinhe as mãos e modele os croquetes. Coloque-os numa forma untada e enfarinhada ou forrada de papel manteiga, e leve para assar por 20 minutos a 180°C.

Obs: Eu acabei comendo esses croquetes junto com o risotto e uma salada de rucola. Foi um almoço maravilhoso.

Risotto com erva-doce e paprica


                                                Eu sei que muita gente não conhece direito a erva-doce para comer, muitos utilizam as folhinhas somente para fazer chá. Mas é muito comum aqui na Italia comer a erva-doce que é conhecida pelo nome de finocchio. Aliás é super gostosa não somente como salada mas também nesta receita do arroz. Pois o sabor do finocchio no arroz juntamente com a cebola roxa e a paprica deixam um gostinho todo especial.

                                                                                          Ingredientes:

                                                                                         1 xicara de arroz basmati
                                                                                         sal a gosto
                                                                                         1 erva-doce grande cortada em fatias finas
                                                                                         1 cebola roxa grande cortada em fatias finas
                                                                                         caldo vegetal q.b.
                                                                                         2 colheres de (sopa) oleo

Modo de fazer: Numa panela coloque o oleo e refogue a cebola, junte em seguida a erva-doce e refogue mais um pouco, em seguida coloque o arroz, mexa e coloque o caldo vegetal dissolvido em 500ml de água, deixe levantar fervura e em seguida abaixe o fogo e deixe cozinhando até o arroz ficar macio. Está pronto.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Pudim de kiwi


                                        Eu juro que nunca vi uma pudim acabar tão rápido como este. Foi um verdadeiro "ataque" ao coitado. (rsrs). Também não é prá menos, super cremoso, se sente muito o gostinho do kiwi. Hummmmmmmmm!

                                                                                       Ingredientes para 4 pessoas:

                                                                                      500ml de leite de soja
                                                                                      1 xicara de açúcar demerara ou adoçante
                                                                                      5 kiwis maduros + 2 para a decoração
                                                                                      2 colheres de (chá) mal cheias de agar agar
       
Modo de fazer: Coloque no liquidificador todos os ingredientes, bata bem. Coloque esta mistura numa panela e leve ao fogo para ferver, sempre mexendo e deixe cozinhando por uns 10 minutos. Despeje a mistura numa forma para pudim molhada com água e deixe esfriar. Em seguida coloque na geladeira por 2hs. Sirva.

           

Pizza gluten free


                                 Mais uma outra receita pensando nas pessoas que são celiacas. Uma pizza crocante, deliciosa, e facil de ser feita.

                                                                                                  Ingredientes:

                                                                                                  150g de fecula de batata
                                                                                                  150g de farinha de arroz
                                                                                                  5 colheres de (sopa) oleo de girassol
                                                                                                  água q.b.
                                                                                                  sal q.b.
                                                                                                  1 tablete de fermento fresco para pão
                                                                                                  azeitonas verdes picadas q.b.

Modo de fazer: Numa tigela misture as farinhas com o sal e o oleo, misture bem. Dissolva o fermento em água morna e coloque na tigela. Acrescente aos poucos a água, misturando bem até a massa soltar das mãos. Coloque a massa num pano de prato, feche bem e coloque num lugar levemente aquecido e deixe descansando por 2 hs. Forre uma forma redonda apenas com um pouquinho de oleo, abra a massa com as mãos dentro da forma e coloque as azeitonas. Leve para assar por 20 minutos a 200°C.

Obs: O recheio pode ser de outros tipos como por exemplo: de pimentão, de cebola, de espinafre, somente com mozzarela vegana, etc.

                 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Almôndegas de nabo


                                     Pode parecer estranho fazer almôndegas com o nabo. Mas garanto a todas vocês minhas queridas leitoras/leitores que elas são super deliciosas. Pois o nabo em si é um legume sonso, sem graça e assim feito deste jeito fica bem melhor. Garanto. (rsrs).

                 Ingredientes:

                 1 nabo grande comprido ou 3 nabos redondos
                 3 colheres de (sopa) bem cheias de farinha de trigo integral
                 2 colheres de (sopa) bem cheias de queijo ralado vegano
                 2 colheres de (sopa) bem cheias de levedo de cerveja (opcional)
                 3 colheres de (sopa) bem cheias de oleo de oliva
                 1 pitada de gengibre em pó
                 sal q.b.
                 shoio para pincelar

Modo de fazer: Lave bem o nabo e descasque-o. Em seguida rale no ralador na parte mais fina possivel. Coloque o nabo ralado numa tigela e acrescente todos os outros ingredientes com exceção do shoio. Cuidado com o sal na massa, pois o shoio já é bem salgado. Modelar as almôndegas e pincelar cada uma com o shoio. Colocar as almôndegas numa forma untada e enfarinhada e leve para assar por 20 minutos a 180°C.

Obs: Para quem me segue daqui da Italia, pode ser utilizado no lugar do nabo, o sedano rapa. Aquela raiz redonda com casca rugosa, fica uma delicia também. 

                

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Torta salgada com gorgonzola e nozes

                                               Estamos no outono (infelizmente); então começa a me dar vontade de comer tortas ou bolos. Hoje é um dia cinzento e húmido, resolvi então fazer esta torta que é uma verdadeira delicia para alegrar um pouco o ambiente.  O gosto do gorgonzola com as nozes, se casam muito bem.

                                                                                              Ingredientes da massa:

                                                                                              Uma receita de massa base

                                                                                               Ingredientes do recheio:

                                                                                           300g de gorgonzola vegano (receita já postada)
                                                                                           sal à gosto
                                                                                           salsinha bem picadinha q.b.
                                                                                           80g de azeitonas verdes bem picadinhas
                                                                                          100g de nozes bem moidinhas

Modo de fazer o recheio: Amassar bem o gorgonzola com o garfo e misturar todos os ingredientes, mexendo tudo muito bem. Colocar o recheio na massa que foi colocada na forma e levar para assar por 35/40 minutos a 180°C.


           

Massa base para tortas (salgada ou doce)



   E' uma massa muito versátil pois pode ser usada seja para receita doce ou salgada. Eu a utilizo sempre
   que preciso fazer uma torta. A partir do momento que eu a utilizei pela primeira vez, nunca mais quiz saber
   de outra.

                Ingredientes para uma forma de 24cm de diametro:

                1 1/2 xicara de farinha de trigo branca (ou integral)
                3 colheres de (sopa) bem cheias de margarina de soja
                1 pitadinha de sal (mesmo que a receita seja para torta doce)
                1/2 xicara de água gelada

Modo de fazer: Misture bem todos os ingredientes. Embrulhe a massa em papel filme e leve à geladeira por 15 minutos. Em seguida abra a massa, forre a forma (não precisa untar) e recheie. Leve ao forno por 35/40 minutos a 180°C.

            
Obs: Não coloquei nenhuma foto, pois é apenas para ensinar a fazer a massa.