sábado, 30 de novembro de 2013

Torta folhada de palmito

                     
                                                      Uma torta irresistível. Otima como prato principal ou acompanhamento.

                                                                                                 Ingredientes:

                                                                                                 massa folhada vegana
                                                                                                 molho branco vegano
                                                                                                 1 pitada de noz moscada
                                                                                                 sal a gosto
                                                                                                 300g de palmito cortado em rodelas finas
                                                                                                 1 cebola
                                                                                                 oleo de oliva q.b.

Modo de fazer: Numa panela coloque o oleo e refogue a cebola picada, acrescente a noz moscada, o sal, o palmito e  um pouquinho de água, abaixe o fogo e deixe cozinhando o palmito até ficar macio. Desligue o fogo e acrescente o molho branco, mexa bem. Abra a massa folhada e coloque numa forma redonda de 24cm de diametro forrada de papel manteiga, coloque o recheio e leve ao forno a 180°C por 30 minutos.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Dahl

                              Trata-se de uma especialidade indiana, aqui ela foi preparada com lentilhas mas pode-se utilizar a ervilha seca. Para uma refeição tipicamente indiana, sirva com arroz integral.

                                                                                                Ingredientes:

                                                                                                250g de ervilhas secas ou lentilhas
                                                                                                1 colher de (chá) sal
   
Modo de fazer: Deixe as ervilhas de molho em água de um dia para outro. Leve ao fogo, acrescente o sal e deixe levantar fervura. Cozinhe em fogo brando durante 30 a 50 minutos, até que as ervilhas estejam macias. Escorra e reserve o liquido.

                                                                                              Ingredientes dos temperos:

                                                                                              2 cebolas bem picadinhas
                                                                                              2 colheres de ( sopa) de oleo de oliva
                                                                                              2 colheres de (chá) açafrão-da-terra
                                                                                              1 colher de (chá) coentro
                                                                                              1 colher de (chá) de cominho em pó
                                                                                              1 pitada de cravo ralado
                                                                                              sal a gosto
                                                                                              pimenta a gosto
                                                                                              suco de 1/2 limão

Modo de fazer: Aqueça o oleo e frite a cebola em fogo baixo até ficar transparente. Acrescente todos os temperos e em fogo baixo deixe cozinhando por 5 minutos sem parar de mexer. Adicione as ervilhas secas cozidas e um pouco do liquido do cozimento. O dahl deve ficar espesso mas suficientemente liquido para poder ser despejado sobre o arroz. Cozinhe em fogo brando durante uns 10 minutos. Acrescente o suco de limão. Deixe descansar por alguns momentos. Sirva.

domingo, 24 de novembro de 2013

Tramezzino

                                          Sei que estou a vários dias sem postar nenhuma receita minhas queridas leitoras, mas estive com vários imprevistos e somente agora que voltarei a postar. Recomeço postando já as receitas como sugestões para as festas natalicias. A palavra tramezzino significa sanduíche feito com pão de forma sem casca que pode ser feito com o pão branco ou integral; com os mais variados recheios e servidos sempre frio e cortados no formato triangular.

                                                                                     Ingredientes:

                                                                                     Pão de forma sem casca (vegano)
                                                                                     4 tomates sêcos
                                                                                     1 pimentão amarelo
                                                                                     4 alcaparras
                                                                                     ricota vegana q.b. ou maioveg q.b.
                                                                                     sal a gosto
                                                                                     1 colher de (sopa) oleo de oliva extravirgem
                                                                                     azeitonas para decorar (opcional)

Modo de fazer: Retire a casca do pimentão, os filamentos brancos e as sementes, corte em pedaços e leve para cozinhar até ficar macio. Em seguida coloque o pimentão no liquidificador com o oleo e o sal, bata até virar um creme. Reserve. Coloque as alcaparras numa tigelinha com água quente para retirar o excesso de sal. Num processador ou mixer coloque as alcaparras e os tomates sêcos até virar um creme. Reserve. Misture a ricota ou maionese com uma pitadinha de sal. Monte o tramezzino: Na primeira camada coloque a ricota, na segunda camada os tomates sêco e na terceira e última camada o pimentão. Leve à geladeira até o momento de servir.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Quibe recheado de cenoura e abobrinha


                                       Como já expliquei para vocês minhas queridas leitoras/leitores, aqui na Italia como não existe o trigo para kibe, então eu substituo com a soja granulada e fica delicioso também. Uma ótima maneira também de variar o modo de se comer a soja.

                                                                                        Ingredientes:

                                                                                        1 xicara de (chá) cheia de soja granulada
                                                                                        1 cebola média ralada
                                                                                        2 abobrinhas raladas no ralo grosso
                                                                                        2 cenouras raladas no ralo grosso
                                                                                        sal a gosto
                                                                                        1 dado de caldo vegetal

Modo de fazer: Coloquei a soja granulada na panela com bastante água e o caldo vegetal, deixei cozinhando até amaciar a soja. Em seguida refoguei numa panela a cebola com 2 colheres de sopa de oleo de oliva, até a cebola ficar transparente, juntei as abobrinhas e as cenouras e refoguei acrescentando um pouco de sal. Abaixe o fogo e deixe cozinhando até ficarem cozidas. Numa forma retangular forrada de papel manteiga, fiz uma camada de soja granulada. Por cima espalhei as cenouras e as abobrinhas cozidas, e por último coloquei o resto da soja granulada. Levei ao forno por 30 minutos a 180°C.


    Outro dia vieram vários carneiros para pastarem no campo que fica bem em frente ao prédio onde moro, sai correndo com a máquina fotográfica para tirar fotos dessas belezuras. Que fofinhas. Principalmente os filhotinhos.
    

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Rosquinhas de abóbora com calda de chocolate


                                          Vai uma rosquinha aí? Vocês não sabem o que estão perdendo. Uma verdadeira delicia dos deuses. Pode ser feita com o chocolate em pó vegano ou com a farinha de alfarroba como eu fiz. Fiz uma decoração de chocolate no prato antes de colocar as rosquinhas e depois joguei a calda por cima.


                                                       Ingredientes da massa:

                                                       200g de abóbora (tipo japonesa)
                                                       180g de farinha de trigo
                                                       1/2 xicara de açúcar
                                                       100ml de leite de soja ou amêndoas
                                                       40ml de oleo
                                                       1 colher de (café) canela em pó
                                                       1 colher de (sopa) fermento em pó

                                                        Ingredientes da calda:

                                                        leite de soja ou amêndoas q.b.
                                                        açúcar a gosto
                                                        2 colheres de (sopa) chocolate em pó vegano ou farinha de alfarroba

Modo de fazer: Lave bem a abóbora, tire a casca e os filamentos assim como as sementes. Rale a polpa no ralo mais fino do ralador. Reserve. Numa tigela misture a farinha, o açúcar, a canela e o fermento. Acrescente em seguida a abóbora ralada, o oleo e o leite aos poucos, mexendo bem. Unte e enfarinhe forminhas pequenas com 6cm de diâmetro e despeje 1 colher da massa. Leve ao forno por 30 minutos a 180°C. 
Modo de fazer a calda: Numa tigelinha misture bem os três ingredientes. Tem que ficar uma calda não muito fina. Despeje por cima das rosquinhas ainda quentes. Depois de frias a calda secará e ficará como um creme.

Obs: A quantidade de açúcar na massa vai depender da qualidade da abóbora, pois algumas são mais doce do que outras, como a abóbora japonesa. 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Salada de legumes à moda da Indonésia

                          E' lógico minhas queridas leitoras, que hoje não poderia deixar de festejar juntamente com todas vocês o dia mundial vegano. Parabéns para todos aqueles que acreditam no veganismo. Realmente é um estilo de vida saudável para nós e com isso poupamos muitas vidas inocentes dos nossos queridos "irmãos" animais, e para comemorar fiz esta deliciosa salada.
 
                                           Alguns dias atrás eu li na internet uma pequena reportagem de 10 pratos tipicos de alguns países e um em especial me chamou a atenção que foi justamente o prato tipico da Indonésia. O nome do prato é curioso, chama-se gado-gado, daí logo pensei que fosse qualquer coisa com carne, mas olhando bem a foto vi que nada mais é do que um prato totalmente vegano, feito a base de legumes e molho de amendoim, podendo ou não incluir o queijo tofu. Achei delicioso. Vou repetir sempre. Valeu a pena a reportagem.

                                                                    
                                                                     Ingredientes:

                                                                     300g de vagem cortadas em pedacinhos
                                                                     sal a gosto
                                                                     4 tomates sem pele e sementes cortados em cubinhos
                                                                     1 couve flor pequena
                                                                     4 batatas médias cortadas em cubinhos
                                                                     250g de queijo tofu (firme) cortados em cubinhos (opcional)

                   Para o molho de amendoim: Eu utilizei o mesmo molho de amendoim da minha receita já postada que é o "seitan com creme de amendoim".

Modo de fazer: Coloque todos os legumes menos os tomates para cozinharem no vapor. Faça o molho de amendoim como indicado na receita. Os tomates eu coloquei para assar no forno a 160°C por uns 10 minutos. Deixei esfriarem sejam os legumes como os tomates e o creme de amendoim. Numa saladeira coloquei primeiro os legumes cozidos no vapor e em seguida os tomates, despejei por cima (como na foto) o creme de amendoim. Servir frio ou em temperatura ambiente.