Mini bifes de soja à milanesa

  
                                           Minhas queridas leitoras. Me desculpem pela longa ausência em postar receitas. Mas meu PC ficou com problemas e tive que chamar o técnico que por sua vez também ficou doente com gripe e por isso todo este tempo sem poder postar receitas. Mas hoje retornando a postar, fiz estes bifes de soja maravilhosos. E' uma pena que eu não tinha mais farinha de grão-de-bico para empanar, pois na lojinha que sempre me abasteço de produtos naturais estavam com falta desta farinha, então o pouco que eu tinha consegui empanar somente 3 bifes. O resto da massa transformei em hamburguers os quais também ficaram deliciosos.

                                                                   Ingredientes:

                                                                   200g de soja em grãos
                                                                   sal à gosto
                                                                   bastante salsinha e manjericão sêco bem picadinhos
                                                                   2 batatas médias
                                                                   3 colheres de (sopa) oleo de oliva
                                                                   1 colher de (café) rasa de pimenta vermelha moída (opcional)
                                                                   massinha para empanar q.b.
                                                                   farinha de rôsca q.b.
                       

Modo de fazer: Deixar a soja de molho na água de um dia para outro. Em seguida colocar a soja numa panela de pressão com bastante água, pois a soja depois de cozida tende a dobrar de tamanho. Deixe cozinhando por 40 minutos a partir do momento que a panela de pressão começa a "chiar". Enquanto cozinha a soja, descasque as batatas, corte-as em pedaços e leve-as para cozinharem até ficarem macias. Num processador coloque as batatas junto com a soja e processe bem até virar um creme. Coloque esta massa numa tigela onde você vai acrescentar o sal, o oleo e os temperos. Pegue pequenas porções da massa e faça uma bolinha do tamanho de uma laranja média, achate-a dando o formato de um bife, passe pela massinha de empanar e pela farinha de rôsca. Coloque os bifes já empanados numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno por 20 minutos a 170°C, virando-os na metade do tempo. Servir.

Obs: Com esta quantidade de soja eu consegui fazer cerca de 20 unidades,  entre bifes e hamburguers.

Comentários

  1. Maria Cristina nunca fiz bifes de soja, vou experimentar, parece que ficaram deliciosos. Uma sugestão magnifica e saudável. Adorei. Beijinhos, ótimo domingo

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Cristina, que alegria receber você no Eternos Prazeres,
    adoro conhecer gente nova, e quando você me disse que morava na Itália, eu logo me alvorocei...rsss, adoro esse país, você viu né?Não conheço Asiago, mas pelo que pude ver a sua cidade fica nos Alpes, próxima da Austria, e é uma lindeza!
    Quem sabe um dia eu possa conhecer não é? seria ótimo,
    vamos conversar, apareça sempre, vai ser um prazer estar com você no EternosPrazeres,
    Abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Oi Josy,
    Faça esses bifes de soja, que são super faceis e deliciosos. Você vai adorar. Beijinhos e bom domingo para você também.

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata,

    Asiago fica na região chamada Veneta, é a cidade natal do meu pai. Fica longe dos confins austríacos mas é muito bonita, apesar de ser pequena como te falei. Irei sim com o maior prazer no teu blog. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria. Gostaria de saber se eu poderia substituir a soja em grãos pela pts. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria. Gostaria de saber se eu poderia substituir a soja em grãos pela pts. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafael,

    Seja bem vindo. Obrigada pela visita. Não daria certo nesta receita o utilizo da pts, pois a massa tem que ser um creme como eu descrevi na receita, portanto tem que ser a soja em grão, com a pts não ficaria bom.

    ResponderExcluir
  8. Homem nao pode cozinhar?
    '' queridas leitoras''

    ResponderExcluir
  9. Olá Rosbiff.
    Seja bem vindo. Obrigada pela visita. E' que nessa época em que escrevi esta receita eu não tinha ainda nenhum "leitor" inscrito no meu blog, por isso é que eu escrevia somente "leitoras". Claro que os homens podem cozinhar. Sem dúvidas. Existem no mundo grandes "chefs" de culinaria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário