segunda-feira, 31 de março de 2014

Legumes à oriental

 
                                                 Uma outra sugestão para a Páscoa. Eu sempre gostei de temperos à moda indiana, pois deixam um "perfume" delicioso aos pratos. A cor amarela foi dada graças ao açafrão-da-terra. Um mix de temperos maravilhosos.

                                                                        Ingredientes:

                                                                        1 couve-flor média
                                                                        300g de ervilhas
                                                                        sal à gosto
                                                                        4 colheres de (sopa) oleo de oliva
                                                                        1 colher de (chá) açafrão-da-terra
                                                                        1 colher de (chá) cominho
                                                                        4 colheres de (sopa) cheias de salsinha bem picadinha
                                                                        1 colher de (chá) coentro em pó
                                                                        80ml de creme-de-leite de soja

Modo de fazer: Lave bem a couve-flor retirando os talos mais duros e as folhas. Desmanche os bouquets e leve para cozinhar de preferência na panela à vapor até ficar "al dente". Debulhe as ervilhas e também leve-as para serem cozidas, mas separadamente da couve-flor. Numa panela coloque o oleo e deixe aquecer um pouco, acrescente a couve-flor e as ervilhas cozidas, frite-os em fogo baixo por 5 minutos. Acrescente o sal, e os temperos, mexa bem, deixe cozinhando por mais 5 minutos para ganhar o sabor dos temperos. Desligue o fogo e acrescente por último o creme-de-leite, misture bem. Servir.

sábado, 29 de março de 2014

Torta de aveia, maçãs, canela e uva-passa


                                                Uma ótima sugestão como sobremesa para a Páscoa que se aproxima. Uma torta leve, com pouquissimo açúcar e principalmente proteica.

                                                                           Ingredientes:

                                                                           1 xicara de aveia em flocos grossos
                                                                           1/2 xicara de uvas-passa sem caroço
                                                                           2 maçãs bem maduras
                                                                           4 colheres de (sopa) açúcar demerara ou adoçante
                                                                           1 colher de (sopa) canela em pó

Modo de fazer: Numa tigela colocar a aveia e as uvas-passa e cubra tudo com água em temperatura ambiente. Deixe repousar por 1 hora. Enquanto isso, lave bem as maçãs, descasque-as, tire as sementes e corte-as em cubinhos. Numa panela coloque as maçãs com um pouquinho de água o suficiente para cobri-las, leve ao fogo e deixe cozinhando por 5 minutos. Desligue o fogo. Depois que a aveia com as uvas-passa ficaram de repouso por 1 hora, passe por uma peneira coando bem para que não fique nenhuma água e acrescente as maçãs, o açúcar e a canela, mexendo tudo muito bem. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 15cm, coloque a massa e leve ao forno por 40 minutos a 180°C.



sexta-feira, 28 de março de 2014

Linguiça de seitan


                                      Hoje finalmente consegui fazer as linguiças veganas. Ficaram otimas. A cor delas é devido ao uso do shoio (molho de soja), pois sem ele elas ficam pálidas e sem graça. Pelo menos elas estão "maquiadinhas". (rsrs). Elas também são ótimas numa bela macarronada, com um queijo ralado de tremoço por cima. E' de comer de joelhos. (rsrs).

                                                           Ingredientes para 3 pessoas:

                                                          150g de massa de seitan (receita já postada)
                                                          3 colheres de (sopa) oleo de oliva
                                                          salsinha bem picadinha q.b.
                                                          3 colheres de (sopa) de shoio (molho de soja)

Modo de fazer: Pegar pequenas porções da massa de seitan e modelar as linguiças. Embrulhar cada uma num papel aluminio fechando-o como se fosse um pacote de  bala. Numa panela grande e com água suficiente para cobrir as linguiças, coloque-as todas juntas, mas não acrescente nem sal e nem tempero. Quando a água começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 30 minutos. Em seguida abra cada pacotinho e retire as linguiças cozidas. Corte-as em fatias. Numa frigideira coloque o oleo, em seguida acrescente as fatias de linguiça e deixe fritar por uns 5 minutos, acrescente o shoio, deixe refogando no shoio por mais ou menos 5 minutos. Acrescente por último a salsinha. Desligue o fogo e estão prontas as linguiças.



                     

 

  

quarta-feira, 19 de março de 2014

Barquetes de berinjela recheadas com tofu, tomates e azeitonas

       
                                  Esta maravilha de barquete de berinjela fiz hoje para o almoço do dia dos pais. Ficou deliciosa, crocante.

               
                                             Ingredientes para 1 pessoa:

                                             1 berinjela grande (500g)
                                             250g de tofu cortados em cubinhos
                                             3 tomates sem pele nem sementes cortados em cubinhos
                                             sal a gosto
                                             azeitonas q.b. cortadas em cubinhos
                                             4/5 folhinhas de manjericão fresco bem picadinhas
                                             oleo para pincelar
                                             levedo de cerveja q.b ou queijo ralado vegano ou queijo ralado de tremoço


Modo de fazer: Descasque a berinjela, corte-a no meio no sentido do comprimento, retire toda a polpa com o auxilio de uma faca de ponta fina tomando o cuidado para não furar a parte debaixo e leve para cozinhar até ficar quase macia mais ainda firme. Numa tigela misture o tofu, os tomates, as azeitonas e as folhinhas de majericão, misture bem e acrescente o sal. Quando a berinjela estiver cozida, pincele-a com um pouco de oleo, recheie com essa mistura e polvilhe com o queijo ralado vegano. Leve para o forno por uns 15/20 minutos a 170°C, somente para grelhar.

Obs: A polpa da berinjela vocês podem utilizar para outras preparações, nesta não precisamos dela.

Cupcake de laranja com recheio e cobertura de morangos

                                        Hoje é o dia dos pais aqui na Italia, como já tinha comentado no ano passado. E então resolvi fazer pela primeira vez uns cupcakes deliciosos e fáceis de serem feitos. Meu pai adorou apesar do cupcake ser vegano. Ele nem notou a diferença.

                                                                     Ingredientes para a massa:

                                                                     3 xicaras de farinha de trigo
                                                                     1 xicara de (chá) açúcar demerara ou adoçante
                                                                     1 colher de (sopa) fermento em pó
                                                                     1 xicara de oleo
                                                                     1 1/2 xicara de suco de laranja

                                                                     Ingredientes para o recheio:

                                                                    300g de morangos, descascados e cortados em cubinhos
                                                                    1/2 xicara de suco de laranja

Modo de fazer a massa: Numa tigela coloque a farinha e o açúcar, faça uma cova no centro e coloque o suco de laranja e o oleo. Misture bem, por último acrescente o fermento. Unte e enfarinhe forminhas proprias para cupcakes. Coloque um pouco da massa,  em seguida coloque alguns cubinhos de morangos que foram misturados com um pouco de suco de laranja, coloque o restante da massa, tomando o cuidado para não colocar demasiadamente. Leve para assar por 40 minutos a 170°C. Depois de prontos eu polvilhei com açúcar de confeiteiro e decorei com fatias de morangos.



                       


 

                        

segunda-feira, 17 de março de 2014

Hamburguers de tremoço

                                   Que delicia de hamburguers. O tremoço realmente é fantástico para realizar diversas receitas super saborosas. A parte branca que se vê nos hamburguers é a farinha que utilizei para enfarinhar o aparelhinho que tenho para modelar os hamburguers. Nada de mais.

                                                              Ingredientes:

                                                             250g de tremoço
                                                             2 colheres de (sopa) farinha de grão-de-bico
                                                             2 colheres de (café) curry
                                                             1/2 couve-flor pequena ou 2 cenouras pequenas
                                                             manjericão ou salsinha bem picadinha q.b. (opcional)

Modo de fazer: Lave bem os tremoço para retirar o excesso de sal. Depois tire a pelicola deles pois é a parte mais indigesta. Reserve. Cozinhe a couve-flor ou as cenouras em pedaços pequenos. Quando estiverem macias coloque no processador junto com o tremoço. Processe tudo muito bem. Numa tigela coloque essa mistura e acrescente o curry e a farinha, misture bem. Modele os hamburguers. Numa forma untada e enfarinhada coloque os hamburguers, pincele um pouco de oleo de oliva por cima de cada um e leve ao forno por 10/15 minutos a 200°C ou até dourarem. Servir.

Obs: Não utilizei nenhum sal pois os tremoços já são bastante salgados.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Croquetes de batatas com recheio de alcaparras e azeitonas



                                    Eu tinha duas batatas grandes no cesto que me olhavam e diziam para mim "Mamãe, quando a senhora vai nos comer? Olha que estamos ficando velhinhas, daqui a pouco estamos até usando bengalas" (rsrs). Daí então resolvi fazer estes croquetes maravilhosos juntando outros dois ingredientes o que os tornaram delicisosos.

                                                         Ingredientes:

                                                         2 batatas grandes
                                                         2 colheres de (sopa) alcaparras lavadas para retirar o excesso de sal
                                                         sal a gosto
                                                         80g de azeitonas pretas sem caroço
                                                         farinha de rôsca q.b.
                                                         oleo q.b.

Modo de fazer: Descasque as batatas e corte-as em pedaços regolares e leve-as para cozinharem sem sal. Depois de cozidas passe-as pelo espremedor de batatas. Numa tigela coloque a batata espremida e junte as alcaparras e as azeitonas ambas bem picadinhas, coloque com cuidado o sal (não exagere) pois tanto as alcaparras quanto as azeitonas já são bem salgadas, e junte apenas um pouquinho de leite de soja para dar uma liga melhor. Modele os croquetes, passe-os pela farinha de rôsca, em seguida coloque-os numa forma forrada com papel manteiga, e pincele cada um deles com um pouco de oleo. Leve para assar por 20 minutos a 180°C.

domingo, 2 de março de 2014

Cestinhos de alcachofra com recheio de quinua


                               Fiz hoje esta receita no almoço acompanhado de arroz integral e uma salada. Deliciosa. Diferente. Uma outra maneira para se comer sejam as alcachofras assim como a quinua. Tradicionalmente se come no domingo uma bela macarronada, tradição principalmente brasileira, pois os italianos comem macarrão todos os dias do ano, mas eu quiz variar e diga.-se de passagem, acertei em cheio. (rsrs).

                                                                                   Ingredientes:

                                                                                   8 fundos de alcachofras
                                                                                   100g de cenoura ralada no ralo grosso
                                                                                   sal
                                                                                   3 colheres de (sopa) shoio (molho de soja)
                                                                                   40g de uvas passas pretas sem sementes
                                                                                   70g de quinua
                                                                                   3 colheres de (sopa) oleo de oliva extravirgem
                                                                                   1 cebola grande ralada
                                                                                   farinha de rôsca q.b.

Modo de fazer: Se vocês não conseguirem os fundos já limpinhos como eu consigo aqui na Italia, então limpem bem as alcachofras, tirando as folhas (pétalas) e o talo, depois descasque ao redor do fundo para retirar as camadas de pétalas. Leve para cozinharem na panela de pressão até ficarem "al dente". Numa panela coloque o oleo e frite a cebola até ficar transparente, acrescente a cenoura e 2 colheres de (sopa) água, deixe cozinhando em fogo baixo. Depois acrescente as uvas-passa e o shoio. Deixe cozinhando até tudo ficar macio. Desligue o fogo e acrescente por útimo a quinua já cozida, mexa bem. Coloque esta mistura dentro dos fundos de alcachofras (como mostra na foto), coloque por cima um pouco de farinha de rôsca e um pouco de oleo. Leve para assar a 180°C por 20/30 minutos.