terça-feira, 22 de abril de 2014

Pão comum

 
                                  Um pão prá lá de gostoso. Ficou um pouco queimadinho em cima e precisei portanto raspar, por isso é um pouco feio, mas garanto que o gosto é delicioso. Estava faltando na categoria "Pães salgados" uma nova receita. E justamente hoje, preparei este pão e já estou postando.

                                                                 Ingredientes para 2 päes:

                                                                500g de farinha de trigo
                                                                1 tablete (25g) de fermento fresco para pão
                                                                300ml de água morna
                                                                1 colher de (café) sal
                                                                5 colheres de (sopa) oleo de girassol ou de oliva extravirgem

Modo de fazer: Numa tigela coloque a farinha, o sal e o oleo. Misture bem. Em separado dissolva o fermento na água morna e em seguida, coloque na tigela com a farinha. Misture tudo muito bem com as mãos, retire a massa da tigela e comece a trabalhar a massa por 10 minutos. Não bata na massa nem jogue com força na mesa, pois não é necessário. Depois que você trabalhou a massa por 10 minutos, coloque-a novamente na tigela, cubra com um pano (não seja húmido) e deixe crescer dentro do forno desligado mas levemente morno, por 1 hora. Em seguida modele os pães como desejar. Pincele a superfície do pão com um pouco de água. Preaqueça o forno, coloque os pães numa assadeira forrada com papel manteiga e asse por 40/45 minutos a 200°C.

                                                   Olhem como saiu fofinho. Ele cresceu bem.



Obs: A quantidade de água não é exagerada, este tipo de pão necessita desta quantidade, do contrário ele não crescerá muito e nem ficará fofinho.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Bombocado de laranja

                                                A nossa sobremesa de Páscoa. Uma delicia dos deuses. Fácil, gostosissima, impossível comer apenas uma fatia. (rsrs). Muito cremosa.


                                                                   Ingredientes:

                                                                   suco de 4 laranjas
                                                                   1 xicara de açúcar demerara
                                                                   200g de farinha de trigo
                                                                   50ml de oleo de girassol

Modo de fazer: Super rápida. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e batar bem (5 minutos). Despejar o conteúdo numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido por 30/35 minutos a 180°C.

                      
                     

Batatas assadas com alho-poró, mozzarela e molho de iogurte

                                                 Como foram de Páscoa minhas queridas leitoras/leitor? Espero que tenham passado muito bem. Aqui foi tudo tranquilo com a graça de Deus. Estas batatas eu fiz ontem para o almoço de Páscoa. Primeiro comemos uma macarronada com molho de tomates e a linguiça de seitan (receita já publicada), em seguida comemos estas batatas assadas maravilhosas. O alho-poró com a mozzarela e o molho de iogurte, deu um toque todo especial.

                                                 Ingredientes:

                                                 600g de batatas médias
                                                 4 alhos-poró pequenos ou 2 grandes
                                                 sal à gosto
                                                 salsinha bem picadinha q.b.
                                                 150g de crisqueijo (mozzarela)
                                                 250ml de iogurte de soja natural e sem açúcar ou creme de leite de soja

Modo de fazer: Descasque as batatas, corte-as em rodelas não muito finas e leve-as para serem cozidas apenas com água, nada de sal, senão se tornam muito duras. Corte em rodelas finas os alhos-poró e leve numa panela para serem refogados com 2 colheres de (sopa) oleo, até ficarem dourados. Em separado numa tigela misture o iogurte (ou creme de leite de soja) com um pouco de sal e a salsinha.Num refratário coloque uma camada de batatas, salpique o sal, em seguida espalhe metade dos alhos-poró e por cima coloque a metade da mozzarela cortada em fatias finas, faça nova camada de batatas, alho-poró e mozzarela. Por último despeje o iogurte temperado. Leve para o forno a 180°C por 20 minutos.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Feliz Páscoa

     Minhas queridas leitoras e leitor. Desejo a todos vocês uma Feliz Páscoa com muita saúde junto aos seus familiares. Beijos à todos.
    Tem coisa mais lindinha do que este carneirinho ( na foto acima) e este patinho fofinho? E', pois é, eles também estão desejando uma Feliz Páscoa e agradecendo por não serem transformados em comida para o almoço de Páscoa. Beeeeeehhh! Qua! Qua!

Almôndegas de okara de amêndoas e verdura

  
                      Essas almôndegas são ótimas como entrada. Feitas com okara de amêndoas e verdura, são deliciosas e nutritivas.

                                                                 Ingredientes:

                                                                250g de okara de amêndoas
                                                                250g de verdura cozida e tritada (qualquer verdura de fôlhas)
                                                                2 colheres de (sopa) oleo de girassol
                                                                sal a gosto
                                                                1 cebola ralada
                                                                salsinha bem picadinha ou manjericão fresco bem picadinho
                                                                amêndoas para decoração (opcional)

Modo de fazer: Numa panela colocar o oleo e fritar a cebola, colocar em seguida a verdura e o sal, deixar refogando a verdura até ela ficar bem sequinha. Numa tigela misturar o okara com a verdura cozida e refogada e os temperos. Modelar as almôndegas. Servir.

Obs: O okara de amêndoas, é o resíduo que permanece quando se faz o leite vegetal de amêndoas. Como verdura um exemplo é o espinafre, ou a acelga, ou a catalonha, etc.

sábado, 12 de abril de 2014

Mix de legumes, tofu e palmito


                                            Hoje resolvi pegar uns ingredientes ao acaso e acabei criando esta maravilhosa receita. Muito saborosa e principalmente nutriente. São em geral, ingredientes que a maior parte das pessoas tem em casa. Pode-se acrescentar para quem quizer, ervilhas, milho, cubinhos de batata, vagem e berinjela. Fica a critério de cada uma de vocês minhas queridas leitoras.

                                                                            Ingredientes para 2 pessoas:

                                                                            1 abobrinha média
                                                                            2 cenouras médias
                                                                            sal a gosto
                                                                            180g de tofu
                                                                            4 palmitos
                                                                            oleo de oliva q.b.
                                                                            salsinha bem picadinha q.b.
                                                                            1 colher de (sopa) páprica doce
                                                                            sementes de gergelim q.b. (opcional)
                
Modo de fazer: Lave bem as cenouras e a abobrinha. Raspe as cenouras e corte-as em cubinhos. Corte a abobrinha em cubinhos com casca. Corte também em cubinhos os palmitos e o tofu. Numa panela coloque o oleo, deixe esquentar um pouco e coloque todos os ingredientes, acrescente apenas 1 dedo de água, pois as abobrinhas já soltam água por si, abaixe o fogo e deixe cozinhando até ficar "al dente". Desligue e sirva. Se quizerem podem polvilhar por cima mais salsinha e o gergelim.

sábado, 5 de abril de 2014

Pimentões ao forno com azeitonas e alcaparras


                                          Uma receita simples, mas muito gostosa. Não sabia nem se postar-la mas como quero dar mais uma idéia para a Páscoa resolvi postar-la.

                                                            Ingredientes:

                                               3 pimentões (de qualquer côr)
                                               80g de azeitonas verdes ou pretas
                                               oleo de oliva extravirgem q.b.
                                               farinha de rôsca q.b.
                                               sal q.b.
                                               3 colheres de (sopa) cheias de alcaparras
                                               bastante salsinha bem picadinha e manjericão picadinho fresco ou sêco q.b.

Modo de fazer: Lave bem os pimentões e retire a casca, as sementes e os filamentos brancos. Corte-os em tiras e leve para cozinharem na panela à vapor. Numa tigela misture as azeitonas cortadas em rodelas, o sal, as alcaparras inteiras e os temperos. Numa forma untada e enfarinhada coloque os pimentões cozidos, por cima coloque a mistura que está na tigela, salpique com a farinha de rôsca e por último o oleo. Leve para gratinar por 20 minutos a 180°C.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Panquecas com recheio de creme de milho (massa base)


                                                  Eu aqui no blog já postei algumas versões de panquecas veganas mas feitas com farinha de gräo-de-bico. Agora estou postando uma receita feita com a farinha de trigo comum, para que todos possam ver que é possível fazer panquecas com farinha de trigo comum e sem ovos. Ela näo gruda na frigideira, näo se quebra e o gostinho é excelente. Pode-se com a mesma massa preparar panquecas doces.

                                                                        Ingredientes da massa:

                                                                       1 xicara de farinha de trigo
                                                                       1/3 de xicara de farinha de aveia
                                                                       1 pitada de sal
                                                                       1 colher de (sopa) oleo
                                                                       1 1/4 xicara de leite de soja (natural e sem açúcar)

                                                                       Ingredientes do recheio:

                                                                       1 lata de milho
                                                                       1 pitada de sal
                                                                       1 1/2 xicara de leite de soja (natural e sem açúcar)
                                                                       50ml de creme-de-leite de soja (opcional)

Modo de fazer a massa: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, por mais ou menos 5 minutos. Em seguida numa frigideira, pincele um pouco de margarina de soja, coloque uma concha de massa, mexa bem a frigideira para espalhar bem a massa por toda ela e quando ela estiver com as bordas douradinha, vire do outro lado e deixe cozinhando até as bordas ficarem douradinhas. Prossiga assim com toda a massa. Coloque em cada panqueca um pouco do recheio e espalhe bem com a ajuda de uma colher, enrole a panqueca. Servir.
Modo de fazer o recheio: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Despeje o conteúdo numa panela e leve ao fogo até virar um creme. Utilize.

    Obs: O creme de milho cuja receita eu postei aqui, serve naturalmente para ser utilizado em outras preparações, como por exemplo para rechear uma torta, ou empadinhas, etc. Para dar a cor amarelinha vocês podem colocar uma pontinha de colher de açafräo-da-terra.