quinta-feira, 26 de junho de 2014

Tomates assados com tofu e ervas

                                        Deliciosos esses tomates com tofu e ervas. Podem ser assados ou serem comidos frios, principalmente no verão sendo um prato bem refrescante. As ervas que eu coloquei não precisam ser obrigatóriamente as mesmas, vocês podem variar de acordo com o gosto de cada uma. Isso não vai alterar o sabor no final.

                                                                       Ingredientes:

                                                                      4 tomates de média grandeza
                                                                      250g de tofu
                                                                      sal à gosto
                                                                      1 colher de (café) manjericão sêco
                                                                      1 colher de (café) tomilho sêco
                                                                      1 colher de (café) oregano sêco
                                                                      1 colher de (café) rasa noz moscada em pó
                                                                      leite de soja ou arroz (sem açúcar) q.b.

Modo de fazer: Coloque o tofu para processar até formar um creme. Numa tigela coloque o tofu processado e coloque um pouco de leite até dar uma consistência mais cremosa. Junte todos os outros ingredientes (com exceção dos tomates), misture bem. Corte em cima do tomate uma tampa, com uma faca afiada retire todo o miolo e as sementes, corte também embaixo uma pequena tampa para poder o tomate permanecer em pé. Salgue os tomates por dentro, coloque o recheio e leve ao forno por 30 minutos a 180°C, ou servir frio.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Seitan picante ao forno


                                                       Receita saudável do ponto de vista das proteínas do seitan junto com a farinha de aveia. Este prato deve ser feito ao forno, pois se for frito fica muito encharcado de oleo.

                                                                          Ingredientes:

                                                                          250g de seitan cortado em fatias finas
                                                                          farinha de aveia q.b.
                                                                          sal à gosto
                                                                          1 colher de (café) pimenta vermelha em pó
                                                                          mostarda q.b.
                                                                          massinha para empanar q.b.
                                                                          queijo ralado vegano q.b.
                                                                          oleo de girassol q.b.

Modo de fazer: Num prato fundo coloque a massinha para empanar. Num outro prato fundo coloque a farinha de aveia misturada com o sal e o queijo ralado. Pincele cada fatia de seitan primeiro com a mostarda. Em seguida passe a fatia pela mistura da aveia, pela massinha de empanar e por último novamente pela mistura de aveia. Coloque por cima um pouco de oleo. Coloque as fatias numa assadeira untada com margarina de soja e leve ao forno até dourar a 180°C.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Biscoitos cream-crackers


                        A muito tempo desejava fazer estes biscoitos, pois hoje criei coragem e resolvi faze-los. São ótimos sejam para um café da manhã, para um lanchinho da tarde, etc. Naturalmente vocês podem variar o formato desses biscoitos.

                            Ingredientes:

                           100g de farinha branca
                           70g de farinha integral
                           40g de farinha de arroz (opcional)
                           30g de farinha de aveia
                           40ml de oleo de girassol
                           1 colher de (sopa) rasa de sal
                           2 colheres de (chá) manjericão sêco ou orégano sêco
                           1 pitada de pimenta vermelha em pó
                           água q.b.

Modo de fazer: Misturar as farinhas com os temperos. Em seguida acrescentar, o oleo, o sal, a pimenta, misturar bem e ir acrescentando aos poucos a água até a massa dar consistência. Fazer uma bola e embrulhar em papel filme. Levar à geladeira por 30 minutos para descansar. Em seguida abrir a massa com o rolo numa superfície enfarinhada. Cortar com uma faca afiada quadradinhos, furar cada biscoito com um garfo e pincelar com uma mistura de água e sal. Colocar os biscoitos numa assadeira forrada com papel manteiga e levar para assar por 15/20 minutos a 180°C.

Obs: Com esta quantidade de ingredientes, consegui fazer 40 biscoitos. Podem ser conservados numa lata fechada por 5/6 dias.
                           



                   

Arroz à moda do Irã

 
                                        Uma outra receita etnica e que nós adoramos. A mistura do arroz basmati com as lentilhas, cenoura, deu um toque agrodoce que eu simplesmente amo de paixão. Vi esta receita numa reportagem sobre a importancia das crianças comerem os grãos e uma das receitas publicadas na reportagem foi justamente este arroz iraniano que praticamente é vegano, não precisei veganizar nada.

                                                                        Ingredientes:

                                                                        1 xicara de arroz basmati
                                                                        6 colheres de (sopa) lentilhas
                                                                        sal à gosto
                                                                        1 cenoura crua e ralada no ralo grosso
                                                                        1 cebola ralada
                                                                        30g de uvas- passa branca ou preta 
                                                                        oleo de oliva extravirgem q.b.

Modo de fazer: Numa panela coloquei o arroz basmati com sal, oleo e água o suficiente para cobri-lo e levei para cozinhar em fogo baixo até ficar macio. Numa outra panela coloquei as lentilhas para cozinharem com água e sal, até ficarem macias. Depois que o arroz e as lentilhas estavam cozidos misture todos os dois juntamente com um pouquinho mais de sal, a cenoura, as uvas-passa e a cebola ralada. Na hora de servir o arroz, coloque por cima um pouco de oleo de oliva extravirgem.

Obs: Com essa quantidade de ingredientes deu para nós três seja no almoço como no jantar.

sábado, 21 de junho de 2014

Paella vegetariana

                                           Tipico prato espanhol da região de Valência a base de frutos de mar, legumes e o arroz que não pode faltar na sua preparação. Aqui nesta minha receita naturalmente veganizada e deliciosissima. Pode ser um prato único já que tem o arroz.

                                                                   Ingredientes:

                                                                   100g de cogumelos champignon (opcional)
                                                                   120g de arroz (pode ser o basmati)
                                                                   200g de ervilhas
                                                                   100g de vagem cortadas em pedacinhos
                                                                   2 tomates cortados em cubinhos
                                                                   1 pimentão cortado em cubinhos (de qualquer côr)
                                                                   20g de azeitonas verdes picadas
                                                                   1 cebola pequena roxa cortadas em tiras finas
                                                                   oleo de oliva extravirgem q.b.
                                                                   sal a gosto
                                                                   1 colher de (chá) açafrão
                                                                   2 folhas de alga Nori ou outro tipo de alga (opcional)
                   

Modo de fazer: Numa panela coloque o oleo e frite a cebola até dourar, acrescente o açafrão, o sal e o arroz, mexa bem e deixe refogar um pouco em fogo baixo, acrescente em seguida a água o suficiente para cobrir o arroz. Deixe em fogo baixo para ir cozinhando aos poucos até ficar macio. Numa panela à vapor, coloque para cozinharem as vagens, as cenouras e o pimentão até ficarem "al dente". Na panela WOK ou numa frigideira grande e antiaderente coloque um pouco de oleo e refogue os legumes que foram cozidos ao vapor. Acrescente o sal, as azeitonas, os tomates, a alga cortadas em pedacinhos e os cogumelos cortados em cubinhos. Deixe refogarem por 5 a 8 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo. Numa saladeira misture o arroz com os legumes cozidos. Sirva.

Obs: Não utilizei a alga, nem as ervilhas nem os cogumelos pois não os tinha em casa, mas acrescentem pois ficará mais gostoso ainda.
                  
                   

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Fritada de tomate sêco, azeitonas e abobrinha

 
                                              Fazia tempo que eu estava querendo experimentar esta fritada. Saiu deliciosa, principalmente com o tomate sêco e as folhinhas de salvia. Um ótimo acompanhamento.

                                                                    Ingredientes:

                                                                   4 tomates sêcos picados
                                                                   1 abobrinha pequena sem casca e cortada em cubinhos
                                                                   1 1/2 colher de (sopa) bem cheia de farinha de grão-de-bico
                                                                   água q.b.
                                                                   10 azeitonas verdes picadas
                                                                   3 folhinhas de salvia fresca bem picadinha

Modo de fazer: Misture bem a farinha de grão-de-bico com a água até dar uma consistência nem muito liquida nem muito grossa. Em seguida misture todos os outros ingredientes. Unte com oleo uma frigideira antiaderente despeje a massa e leve ao fogo, deixe cozinhar de um lado e depois que estiver com as beiradas douradas, vire do outro até também as beiradas ficarem douradas. Está pronto.

Obs: Não utilizei nenhum sal na massa pois tanto o tomate sêco como as azeitonas já são bem salgados. Mesmo a frigideira sendo antiaderente, é preciso colocar um pouco de oleo para que a massa não grude.

                         

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Croquetes de tofu e quinua

                  Olá, minhas queridas leitoras/leitores. Estes croquetes maravilhosos e principalmente muito gostosos e nutrientes, foi publicada no livro gabrielaoliveira.weebly.com/cozinha-vegetariana-para-quem-quer-poupar.html, um livro muito interessante e importante para quem segue este tipo de alimentação e  cada receita foi fotografada e rico de informações. Para quem quer segui-la no facebook este é o seu endereço:
facebook.com/pages/Cozinha-Vegetariana-Gabriela-Oliveira/226083647596792 . O livro é vendido em todas as livrarias de Portugal. Para quem mora fora de Portugal ele pode ser adquirido pelo correio através do pagamento com o paypal.

                                                                             Ingredientes:

                                                                             250g de tofu fresco
                                                                             2 dentes de alho
                                                                             1 colher de (sopa) bagas de Goji
                                                                             azeite q.b.
                                                                             3 colheres de (sopa) molho de soja
                                                                             6 colheres de (sopa) quinua cozida
                                                                             2 colheres de (sopa) molho de tomate
                                                                             2 colheres de (sopa) de milho
                                                                             2 colhetes de (sopa) salsa picada
                                                                             1 colher de (sopa) suco de limão (opcional)
                                                                             2 colheres de (sopa) farinha de linhaça
                                                                             4 colheres de (sopa) água morna
                                                                             2 ou 3 colheres de (sopa) farinha de trigo integral
                                                                             amêndoa ralada ou farinha de rôsca para empanar
                                                                             vinagre balsamico ou  a maioveg para servir

Modo de fazer: Eu fiz um pouco diferente do que Gabriela ensina no livro e também deu certo. No processador coloquei a quinua cozida junto com o tofu cortado em pequenos pedaços, as bagas de Goji as quais já tinha deixado de molho na água morna por 1 hora e a salsa, processei bem até virar um creme. Numa panela coloquei o azeite e fritei os dentes de alho até dourar levemente, acrescente a massa e o molho de tomate, deixei em fogo baixo para apurar um pouco, depois acrescentei o milho  e o molho de soja, deixei no fogo baixo mais um pouco. Desliguei o fogo e acrescentei na massa a farinha de linhaça misturada com água que eu havia deixado repousar por 5 minutos e depois coloquei a massa num prato para esfriar. Em seguida modelei os croquetes e passei na farinha de rôsca. Numa forma untada e enfarinhada coloquei os croquetes e levei ao forno por 30 minutos a 180°C, pois sabem que eu detesto fritura. Mas é claro que vocês podem como a Gabriela ensinou, colocar numa frigideira apenas um pouco de oleo e fritar os croquetes. Acompanhar os croquetes com vinagre balsamico ou a maioveg.