quarta-feira, 30 de julho de 2014

Abobrinhas recheadas com legumes


                                               Não tenho palavras para descrever como ficaram deliciosas estas abobrinhas recheadas. Até minha mãe adorou. Naturalmente vocês minhas queridas leitoras/leitores, podem fazer com a abobrinha longa. E' que eu adoro estas abobrinhas redondas, não é durante todo o ano que posso achá-las e como estavam muito bonitas, fresquinhas no supermercado, eu não resisti e resolvi fazer a receita com elas. (rsrs).

                                                                          Ingredientes:

                                                                         4 abobrinhas
                                                                         sal à gosto
                                                                         2 cenouras
                                                                         2 talos de salsão (sem as folhas)
                                                                         1 alho-poró (somente a parte branca)
                                                                         250ml de creme-de-leite de soja
                                                                         1 dente de alho
                                                                         6 tomatinhos cerejas (opcional)
                                                                         200g de espinafre (opcional)
                                                                         200g de ervilhas
                                                                         pimenta do reino moída q.b. (opcional)
                                                                         3 colheres de (sopa) oleo 

Modo de fazer: Lave bem as abobrinhas, corte-as no sentido do comprimento e retire toda a polpa com cuidado para não furar a casca. Eu utilizei um boleador. Coloque numa tigela a polpa e reserve. Leve as abobrinhas para cozinharem até ficarem "al dente" de preferência na panela à vapor. Em separado numa panela coloque o oleo e acrescente as cenouras descascadas e cortadas em cubinhos, os talos de salsão cortados em fatias finas, o alho-poró também cortado em fatias finas e por último o alho amassado, deixe fritar uns 5 minutos, abaixe o fogo e coloque um pouquinho de água e cozinhe até todos os ingredientes ficarem macios. Numa outra panela coloque para cozinhar as polpas das abobrinhas junto com as ervilhas, deixe cozinhando até ficarem macias mas não acrescente água, pois as polpas já soltam água por si mesmas. Quando as polpas e as ervilhas estiverem cozidas, desligue o fogo e acrescente sal e o creme-de-leite, misturando tudo muito bem e acrescente a outra mistura das cenouras, com o salsão e o alho-poró. Depois de tudo muito bem misturado, recheie as abobrinhas, polvilhe por cima um pouco de farinha de rôsca e leve ao forno numa assadeira untada, por 20/25 minutos a 170°C apenas para gratinar.
Na foto abaixo, ao cortar a abobrinha dá para se ver a cremosidade do recheio. 

Obs: Colocando o espinafre no recheio seria um excelente modo de enganar as crianças quando dizem que não gostam de verduras, além é claro de ficar muito gostoso.

                     

domingo, 27 de julho de 2014

Salada de verão


                                      Coloquei este nome na salada porém este ano para nós aqui no Norte e Centro da Italia estamos praticamente sem verão, chove, é húmido, temperaturas que mais parecem de outono. Mas justamente para animar um pouco os ânimos, resolvi fazer esta salada deliciosa. E' um pecado que quando fui na loja onde sempre me abasteço com produtos vegan/naturais, não tinha as bagas de Goji, que completariam este prato.
     Para quem ainda não conhece o que são as bagas de Goji, aqui vai uma boa explicação:

     "Utilizadas da muitos anos na medicina chinesa tradicional, as bagas de Goji começam a serem bem conhecidas também no Ocidente, graças ao poder energizante que elas possuem. São riquissimas de substâncias antioxidantes, entre eles a vitamina C, a vitamina E, o betacarotene e o zinco. Além disso as bagas de Goji combatem os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento das celulas. Também são importantes essas bagas para contrastar a anemia porque estimulam o midolo osseo a produzirem mais globulos vermelhos. E protegem o figado contra as substâncias toxicas como o alcool e os metais pesantes.  As bagas de Goji podem ser consumidas sozinhas, ou adicionadas no iogurte, nas saladas, nos sucos, etc. As bagas de Goji não tem efeito colateral apenas é desaconselhado comê-las que toma remédios anticoagulante ou hipertensivo. A dose ideal para comer é de 3 colheres de (sopa) por dia, durante todo o ano."

                                                                     Ingredientes:

                                                                    3 colheres de (sopa) cheias de bagas de Goji
                                                                    sal à gosto
                                                                    3 colheres de (sopa) oleo extravirgem de oliva
                                                                    3 colheres de (sopa) cheias de sementes de girassol
                                                                    2 cenouras cortadas em palitos
                                                                    1 abobrinha grande cortada em palito
                                                                    1 erva-doce pequena cortadas em fatias finas

Modo de fazer: Numa tigela coloque todos os ingredientes e misture bem. Servir. 

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Berinjela a parmigiana light (2)

                                              Minhas queridas leitoras/leitores. Já postei tanto tempo faz, uma outra receita de berinjela a parmegiana light. Mas esta superou e muito a outra receita, no sabor e na leveza.. Na foto infelizmente não dá uma idéia muito boa de como ela é gostosa. Mas garanto que sim. Ao 100%. Este ano o nosso verão principalmente aqui no norte está muito ruim, muita chuva, pouco sol, mais parece um outono e por isso resolvi fazer esta receita que mais se aprecia em dias frios, pois é feita ao forno.

                                                             Ingredientes:

                                                       1 berinjela grande (500g) cortada em fatias no sentido do comprimento
                                                       100g de tofu
                                                       4 colheres de (sopa) alcaparras
                                                       50g de azeitonas verdes
                                                       molho de tomate caseiro q.b.
                                                       4 pedaços de tomates sêco
                                                       água q.b.

Modo de fazer: Para esta receita eu resolvi grelhar as fatias de berinjelas, em vez de cozinhá-las no vapor como eu tinha feito na outra receita postada. Numa tigelinha coloque as alcaparras com água quente e deixe por 30 minutos para a retirada do sal em excesso. Em seguida num processador coloque as alcaparras, os tomates sêco, as azeitonas e o tofu para processar até virar um creme, se precisar acrescente água para ajudar melhor. Faça um molho de tomate simples com oleo, sal e manjericão. Numa assadeira forrada com papel manteiga, faça uma primeira camada de berinjela, por cima coloque o molho de tomate e em seguida o creme de tofu, repita as camadas até acabarem os ingredientes, sendo que a útima camada deve ser de creme de tofu. Leve para assar a 180°C por 20/25 minutos. Servir.

                     
                    
                     

domingo, 20 de julho de 2014

Assado de grão-de-bico e aveia

                                                  Uma receita fantastica. Acompanhada de um arroz integral, não precisa de mais nada, pois torna-se um prato completo.

                                                               Ingredientes:

                                                              1/2 xicara de grão-de-bico
                                                              2 xicaras de aveia em flocos grossos
                                                              sal à gosto
                                                              bastante salsinha bem picadinha
                                                              3 cebolinhas verdes bem picadinhas
                                                              um pouco de pimenta vermelha em pó (opcional)
                                                              1 litro d'água
                                                              4/5 colheres de (sopa) oleo de oliva ou de girassol
                       
Modo de fazer: Coloque o grão-de-bico numa tigela com a água e deixe de molho de um dia para o outro.
Coloque em seguida o grão-de-bico com a propria água em que ficou de molho, numa panela de pressão e cozinhe até ficar "al dente", mais ou menos 30 minutos (cozinhe sem sal). Depois que o grão-de-bico estiver cozido e frio, coloque-o no liquidificador e bata bem.Despeje esta mistura numa tigela e acrescente todos os outros ingredientes. Mexa bem. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular, despeje a massa, pincele toda a superficie com um pouco de oleo de oliva e leve para assar à 180°C por 45 minutos.

Obs: Se quizer uma massa mais compacta coloque 1 1/2 litro de água. A quantidade que coloquei deixa a massa mais cremosa.

sábado, 12 de julho de 2014

Bolo de banana


                                        Quem não gosta de um bom bolo de banana? Eu adoro. Este é maravilhoso, ficou super fofinho. Dá vontade de devora-lo tudo num dia.

                                                                         Ingredientes:

                                                                         90ml de oleo de girassol ou de milho
                                                                         80g de açúcar demerara ou adoçante
                                                                         140ml de água
                                                                         3 bananas bem maduras
                                                                         270g de farinha de trigo integral
                                                                         2 colheres de (café) cheias de canela em pó
                                                                         1 colher de (café) rasa de bicarbonato de sódio
                                                                         1 colher de (sopa) cheia de cremor de tartaro

Modo de fazer: Numa prato amasse as bananas. Coloque as bananas numa tigela e acrescente o resto dos ingredientes, mexa bem. Unte e enfarinha uma assadeira, despeje a massa e leve para assar a 180°C por 40 minutos. Deixe esfriar bem o bolo antes de desenforma-lo, pois do contrário ele quebrará, já que é uma massa bem quebradiça.
               

domingo, 6 de julho de 2014

Cheesecake de cerejas

                                      Meu aniversário foi sexta dia 4, mas somente hoje consegui postar a receita. Como estamos no verão decidi então em não fazer um bolo, mas qualquer coisa de mais fresquinho. A quantidade dos ingredientes é para uma fôrma de 24cm, ou seja, dá perfeitamente para 4 pessoas.

                                                             Ingredientes:

                                                            300g de cerejas frescas ou 100g ao marasquino
                                                            250ml de creme de leite de soja
                                                            300g de ricota vegana
                                                            200g de biscoitos digestivos (receita já postada)
                                                            100g de margarina vegetal
                                                            2 xicaras de açúcar demerara
                                                            chantilly vegano q.b. e algumas cerejas para decorar

Modo de fazer: Misture bem os biscoitos digestivos com a margarina e 1 xicara do açúcar. Com essa mistura forre o fundo da fôrma e leve a geladeira por 20 minutos. Corte as cerejas em pedacinhos e misture com a ricota, o creme de leite e o restante do açúcar. Reserve. Passados os 20 minutos em que a base ficou na geladeira, coloque o cheesecake e decore com o chantilly vegano e algumas cerejas. Leve de volta à geladeira até o momento de servir.