terça-feira, 26 de agosto de 2014

Margarina vegetal

                                           Margarina vegetal industrializada??? Não, obrigada, nunca mais. Procurei fazer a margarina adaptando uma receita que eu tinha visto na NET, ficou ótima, aproveitei hoje para a janta e fiz umas fatias de seitan ao molho de margarina e sálvia, coisa simples, mas com um resultado mais que perfeito. Ela pode ser utilizada em todas as preparações onde pedem o uso da margarina. O segredo é quando for bater os ingredientes no mixer deixar bater bem por 3 a 4 minutos, assim ela não desanda quando for guardada na geladeira.

                                   Ingredientes:

                                   75ml de oleo de girassol (pode ser o oleo de oliva extravirgem, de arroz, de milho)
                                   25ml de água
                                   10g de lecitina de soja

Modo de fazer: Numa tigelinha colocar a lecitina de molho na água por 30 minutos. Em seguida coloque a lecitina com a água e o oleo no mixer e bata bem. Utilizar.

Obs: Esta margarina dura na geladeira (na parte mais fria) por uma semana. Acrescente sal na margarina se for ser usada somente nas receitas obviamente salgadas.
Na foto abaixo, apesar da foto ter ficado de cabeça para baixo, eu coloquei a margarina na panela para derreter junto com a sálvia, em seguida coloquei as fatias de seitan.



terça-feira, 19 de agosto de 2014

Mini plumcakes com ervilhas e azeitonas (massa base)

                                                 Eu testei várias vêzes até chegar a uma massa que me deixasse satisfeita. E esta é sem dúvida nenhuma a melhor de todas. Aproveitando que ontem chegaram as minhas forminhas de silicone de mini plumcakes, fiz estas maravilhas hoje.

                                                 Ingredientes para 8 mini plumcake

                                     180g de farinha de trigo (eu utilizei 90g de farinha integral e 90g de farinha branca)
                                     1 colher de (sopa) fermento em pó
                                     10 azeitonas verdes descaroçadas
                                     100ml de leite de soja ou de arroz (sem açúcar)
                                     50ml de oleo de girassol ou de milho
                                     100g de ervilhas
                                     sal à gosto
                     

Modo de fazer: No liquidificador bata bem as azeitonas, o sal, o oleo, o leite, as ervilhas e o fermento. Numa tigela coloque a farinha e acrescente a mistura do liquidificador, mexa bem. Coloque a massa nas forminhas mas somente até a metade, pois crescem bastante. Leve ao forno pré-aquecido por 35 minutos a
180°C.


Obs: Com esta mesma massa, vocês podem fazer na versão doce naturalmente tirando o sal.

Sugestões para a massa salgada:

abobrinha, pimentão, cenoura, aspargo, espinafre, beterraba, etc.

Sugestões para a massa doce:

gotas de chocolate, limão, laranja, abacaxi, maçã, abacate, etc. 

 

domingo, 17 de agosto de 2014

Torta de frutas tropical (crudista)


                                           Depois que descobri a filosofia do crudismo, o quanto faz bem para a saúde, eu "abracei" esse modo de se alimentar e estou cada vez mais adorando. Esta torta de frutas fiz hoje para a sobremesa e ficou deliciosa, a base pode ser feita também com nozes ou avelãs ou os três tipos de fruta sêca juntas. Assim como pode ser feita com outras frutas como por exemplo: abacaxi, banana, kiwi, etc ou colocar apenas 1 tipo de fruta.

                                                           Ingredientes para 2 pessoas:

                                                           30g de amêndoas sem pele
                                                           30g de uva-passa
                                                           8 figos sêcos
                                                           10g de sementes de girassol
                                                           água q.b.
                                                           1 damasco fresco ou 3 sêcos cortados em fatias finas
                                                           1 nactarina cortada em fatias finas
                                                           1 maçã média cortada em fatias finas
                                                           bagas de goji para decorar q.b.

Modo de fazer: Numa tigelinha colocar os 8 figos sêcos e os damascos sêcos cobertos com água morna para hidratar. Quando estiverem mais hidratados (macios) colocar os figos, as amêndoas, as uvas-passas, as sementes de girassol, no processador (deve ser um processador bem potente), processe bem até virar uma massa. Forrar uma forma de 18cm de diâmetro com papel manteiga, por cima espalhar a massa, que é a base, com as mãos. Deixar sêcar  a base por umas 3 horas no sol ou em alternativa no congelador. Depois colocar por cima as frutas cortadas começando pela maçã, depois a nactarina e por último o damasco. Por cima das fatias de maçã colocar as bagas de goji como na foto.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Almôndegas de berinjela com recheio cremoso

                                              Otimas estas almôndegas, principalmente por causa do recheio cremoso feito com a mozzarela. Pode ser servida como um petisco, entrada, acompanhamento, etc.

                                              Ingredientes:

                                             2 berinjelas médias
                                             3 fatias de pão integral vegano
                                             leite de soja ou de arroz para molhar o pão
                                             temperos à vontade
                                             sal à gosto
                                             pimenta em pó (opcional) q.b.
                                             farinha de rôsca q.b.
                                             mozzarela vegana q.b. (crisqueijo)

Modo de fazer: Coloque as berinjelas inteiras para serem cozidas no forno por 40 minutos(mais ou menos, depende do forno de vocês) em fogo moderado. Coloque as fatias de pão numa tigela e acrescente o leite o suficiente para cobri-las. Quando as berinjelas estiverem murchas, retire a polpa das cascas e passe a polpa junto com o pão (expremido) pelo processador até ficar um creme, em seguida coloque numa tigela, acrescente o sal, os temperos, a pimenta e a farinha de rôsca que vai ser colocada aos poucos até dar o ponto de modelar as almôndegas. Pegue pequenas porções da massa abra na mão e coloque um pedacinho de mozzarela, feche dando o formato de almôndega do tamanho de uma noz. Coloque oleo de girassol ou de milho numa frigideira grande e deixe o oleo ficar bem quente, coloque umas 5 ou 6 almôndegas de cada vez e deixe fritando até dourar. Coloque em papel toalha para absorver bem o oleo. Servir.

Obs: Pode-se perfeitamente fazer as almôndegas no forno, ficam gostosas do mesmo jeito, como eu fiz. Com essa quantidade de berinjelas consegui fazer ao todo 20 almôndegas.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Rocambole de seitan e tofu com recheio de cenoura e espinafre


                                                  Um rocambole perfeito. Acompanhado de um arroz integral e uma salada, direi que é um prato completo e muito nutritivo pela presença do seitan, do tofu e das verduras.

                                                                      Ingredientes:

                                                                     250g de tofu
                                                                     250g de seitan
                                                                     sal à gosto
                                                                     3 colheres de (sopa) oleo de oliva
                                                                     sementes de gergelim q.b. para polvilhar
                                                                     3 cenouras médias raladas no ralo fino
                                                                     200g de espinafre cozido e expremido
                                                                     pimenta vermelha em pó q.b. (opcional)

Modo de fazer: No processador coloque o tofu e o seitan, processe bem. Coloque essa massa numa tigela e acrescente todos os outros ingredientes, com exceção do espinafre e das cenouras. Abra essa massa com as mãos, coloque no meio da massa as cenouras e o espinafre espalhando por todo o rocambole no sentido do comprimento. Feche o rocambole. Abra uma folha de papel aluminio do tamanho da assadeira em que for colocar o rocambole para assar, coloque o rocambole e pincele com um pouco de oleo e polvilhe com o gergelim, feche o papel aluminio. Leve para assar por 20/25 minutos a 180°C. Bon Apetit!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Lasanha de abobrinha com alcaparras (crudista)


                                                 Hoje me deu uma vontade enorme de comer uma lasanha crudista. Penso e repenso, do quê fazer??? Resolvi fazer com a abobrinha, a qual sendo crua, tem um sabor delicioso e casou-se muito bem com o recheio de alcaparras, amêndoas e tomate. E' provar para crer.

                                                 Ingredientes para 1 pessoa:

                                                1 abobrinha
                                                2 tomates
                                                1 colher de (sopa) rasa de alcaparras
                                                amêndoas q.b.
                                                queijo ralado vegano q.b.

Modo de fazer: Descascar a abobrinha e corta-la em fatias bem fininhas no sentido do comprimento. Reserve. Descascar também os tomates, retire as sementes e corte-os em pedacinhos bem pequenos assim como para as alcaparras. Passar as amêndoas pelo processador mas não deixe virar uma farinha, tem que ficar apenas pedaços bem pequenos. Montar a lasanha. No prato em que for servir, faça uma primeira camada com a abobrinha, umas 4 fatias colocadas umas ao lado da outra, por cima coloque os tomates misturados com as alcaparras e as amêndoas, polvilhe com o queijo ralado vegano. Continue com as camadas até terminarem todos os ingredientes. Servir.
 

    Olhem só estes dois coelhinhos "malandrinhos", estão sempre juntos passeando pelos arredores aqui perto. Eles pertencem a casa de repouso para anciões que é aqui perto, eles saem do lugarzinho deles para ficarem passeando. O cinzento mais parece um coelho de pelúcia. E', o capim do vizinho é mais gostoso, principalmente para tirar uma sonequinha. (rsrs).

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Farofa nutritiva com aveia

                                    Uma extraordinária farofa, gostosa e nutritiva. Fiz com as ervilhas mas pode ser feita também com milho, ou com ambas, como vocês preferirem. Eu servi esta farofa com fatias bem finas de seitan e arroz integral, ficou um prato delicioso.

                                                                             Ingredientes para 2 pessoas:

                                                                            8 colheres de (sopa) cheias de aveia em flocos grossos
                                                                            sal à gosto
                                                                           10 azeitonas verdes cortadas em fatias finas ou picadas
                                                                           1 cebola média picada
                                                                           6 colheres de (sopa) oleo de girassol ou de milho
                                                                          150g de ervilhas ou milho(em lata ou fresco)

Modo de fazer: Numa panela colocar o oleo e fritar a cebola até ficar transparente, em seguida colocar a aveia, mexer bem e deixe a aveia tostar em fogo baixo. Acrescente em seguida as azeitonas e as ervilhas, deixe cozinhando em fogo baixo por mais uns 10 minutos. Servir.
                     

                     

domingo, 3 de agosto de 2014

Doce crocante de morangos com mascarpone de tofu no copinho

 
                                                         Já que no Brasil é moda desses docinhos no copinho, também resolvi colaborar fazendo um doce com crocante, morangos e mascarpone de tofu. Bem geladinho, ficou uma delicia.


                                                         Ingredientes:

                                                         250g de mascarpone de tofu (receita já postada)
                                                         100g de morangos
                                                         amêndoas sem pele q.b.
                      

Modo de fazer: Muito simples. Num copinho coloquei no fundo algumas colheradas de mascarpone, por cima coloquei os morangos descascados e cortados em cubinhos, por cima deles coloquei amêndoas bem picadas ou processadas, por cima nova camada de mascarpone, e prossegui com as camadas sendo que a última deve ser de mascarpone. Leve à geladeira até o momento de servir.

Obs: O crocante para este doce no copinho pode ser também pé-de-moleque bem picadinho, fica muito bom, ou nozes picadinhas etc. Pode-se para quem quizer, aromatizar o mascarpone com algum licor, no lugar da essência de baunilha.

                        

                     

sábado, 2 de agosto de 2014

Mascarpone de tofu

                                           Quando ainda eu morava em São Paulo, eu tinha escutado falar no tal do queijo mascarpone, mas eu nem sabia como era e nem menos o seu gosto ou textura. Quando eu vim morar aqui na Italia, logo no primeiro ano, decidi ir ao supermercado e pedi apenas 100g deste famoso queijo para experimentar. Confesso que detestei, pois tem um gosto muito forte de manteiga, parece que estou comendo pedaços de manteiga, resolvi jogar no lixo o queijo e nunca mais quiz saber dele. O mascarpone nada mais é que um queijo obtido do processamento do creme de leite fresco. E' altamente calórico. Mas na minha versão vegana, é mais light, muito mais gostoso, e pode-se utilizar em diversas preparações, como por exemplo para fazer o tiramisù.

                                                                    Ingredientes:

                                                                    500g de tofu firme (mais durinho)
                                                                    1 xicara de açúcar demerara ou adoçante
                                                                    1/2 xicara de leite de soja ou de amêndoas (sem açúcar)
                                                                    1 colher de (sopa) essência de baunilha
                                                                    12 colheres de (sopa) oleo de girassol ou de milho
                                                                    1 pitadinha de curcuma (para dar uma leve cor amarelinha)
                       
Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes no processador e processe bem até virar um creme. Coloque o queijo numa tigela cubra com papel filme e leve à geladeira até o dia seguinte. Este processo farà com que se houver um pouco de liquido este se solterá pois a massa do queijo deve ser consistente, do contrário vai interferir na hora de fazer uma qualquer preparação. 
                      
Obs: Se houver necessidade na hora de processar os ingredientes, de colocar um pouco mais de leite, não tem problema algum desde que a massa não fique liquida.

Pimentões recheados com batatas, alcaparras e tomate sêco

                                                         Faz tempo que eu estava querendo experimentar esta receita que nem precisei veganizar, pois ela é por si mesma já vegana.

                                                         Ingredientes para 2 pimentões:

                                                         2 pimentões vermelhos ou verdes
                                                         3 batatas médias
                                                         1 colher de (sopa) cheia de alcaparras
                                                         4 pedaços de tomate sêco picados
                                                         sal à gosto
                                                         bastante salsinha bem picadinha
                                                         4 colheres de (sopa) bem cheias de creme-de-leite de soja

Modo de fazer: Descasque as batatas, corte-as em cubos, coloque-as numa panela com água mas sem sal, e deixe cozinhando até ficarem macias. Em seguida passe-as pelo expremedor de batatas e coloque numa tigela onde você vai acrescentar todos os outros ingredientes. Reserve. Descasque os pimentões, tire as sementes e a nervura branca (que é indigesta) e leve para cozinhar até ficar "al dente". Quando os pimentões estiverem prontos, coloque o recheio das batatas e leve ao forno apenas para gratinar, por 20 minutos a 170°C.