sábado, 27 de setembro de 2014

Tofu mexido

                                     Uma alternativa muito valida e nutriente ao famoso "ovos mexidos". Uma receita muito simples mas de grande efeito.


                                                       Ingredientes:

                                                       250g de tofu
                                                       1 colher de (café) açafrão-da-terra
                                                       sal à gosto
                                                       1 cebola pequena cortada em fatias finas
                                                       5 colheres de (sopa) creme-de-leite de soja

Modo de fazer: Corte o tofu em cubinhos. Numa panela coloque um pouco de oleo e refogue a cebola, em seguida coloque os cubinhos de tofu e refogue por 5 minutos, acrescente o açafrão, misture bem e por último coloque o creme-de-leite, mexa bem, deixe mais 5 minutos. Servir.
                             

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Feijão branco ao forno

                                            Eu sempre adorei feijões em geral. E esta receita do feijão branco feito no forno é uma verdadeira delicia além de ser uma maneira diferente de saborear um feijão. Ele deve ser servido na sua propria cumbuca de porcelana. Pode ser feito também com qualquer outro tipo de feijão.


                                                          Ingredientes:

                                                         500kg de feijão branco
                                                         sal à gosto
                                                         4 linguiças veganas
                                                         1 talo de salsão (somente a parte branca) cortado em fatias finas
                                                         4 folhas de louro
                                                         queijo ralado de tremoço q.b.
                                                          farinha de rôsca q.b.

Modo de fazer: Numa panela de pressão coloque a agua e os feijões para cozinharem até ficarem macios, junto com o talo de salsão e as folhas de louro. Em seguida coe todo o feijão, acrescente o sal.. Em cumbucas individuais untadas com oleo, coloque uma camada de feijão, em seguida coloque fatias de linguiça vegana cortada em fatias finas, repita as camadas de feijões e linguiça, sendo que a última camada deve ser de feijões. Misture o queijo ralado de tremoço com a farinha de rôsca e polvilhe por cima de cada cumbuca e termine colocando um pouco de oleo.  Leve ao forno até gratinar.


                     

domingo, 21 de setembro de 2014

Nuggets de legumes e tofu

                                                     Eu sempre gostei dos nuggets, depois que eu consegui veganiza-los, ficou delicioso. Podem ser feitos somente com o tofu ou com o seitan, ou também com legumes no meio. Como vocês preferirem. O resultado é sempre muito satisfatório.

                                                     Ingredientes para 8 nuggets:

                                                     250g de tofu
                                                     sal à gosto
                                                     pimenta vermelha em pó q.b. (opcional)
                                                    100g de ervilhas frescas ou em lata
                                                    100g de cenoura cozidas
                                                    100g de batatas cozidas
                                                    1 alho-poró (somente a parte branca)
                                                    1 dente de alho
                                                    massinha para empanar
                                                    farinha de rôsca q.b.
                                                    manjericão q.b.
                                                    farinha de aveia q.b.

Modo de fazer: Cozinhe o tofu até ficar macio. No processador colocar: as batatas, a cenoura, o pimentão, o sal, a pimenta, o dente de alho e o tofu. Processar bem até virar uma massa consistente. Colocar a massa numa tigela e ir acrescentando a farinha de aveia até dar o ponto de modelar os nuggets. Modele os nuggets, passe-os pela massinha de empanar depois na farinha de rôsca. Numa frigideira com bastante oleo e bem quente coloque os nuggets e deixe-os fritando até dourarem em ambos os lados. Com uma escumadeira retirar e colocar os nuggets num papel toalha para secar o excesso de oleo. Servir.

Obs: Para quem não quizer frita-los, pode-se fazer no forno, mas antes de leva-los ao forno pincele cada nuggets com oleo em ambos os lados, revirando-os na metade do tempo. No forno seria a 180°C por 30 minutos.


                       

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Berinjela com seitan ao forno

                                               Hoje estamos com um tempo cinzento, meio friozinho, fim de verão que aliás este ano foi horrível, pois tivemos mais chuvas do que sol. Resolvi então devido a este clima mais parecido com um outono que está pra começar na próxima segunda, fazer este prato mais nutriente e juntei alguns ingredientes que no final deu um sabor e aroma muito delicioso.


                                              Ingredientes:

                                             200g de seitan picado bem fininho
                                             4 cenouras médias cortadas em cubinhos.
                                             2 berinjelas médias sem casca e cortadas em cubinhos
                                             3 tomates sem peles e nem sementes cortados em cubinhos já salgados
                                             1 cebola grande cortada em fatias finas
                                             temperos à vontade (manjericão, orégano, maggiorana, estragão etc.)
                                             sal à gosto
                                             mozzarela vegetal à gosto (crisqueijo)
                                             3 colheres de (sopa) oleo de girassol ou de milho

Modo de fazer:  Numa panela colocar o oleo e refogar a cebola até ficar transparente, em seguida colocar as berinjelas, as cenouras, o sal e o seitan, e deixar refogando em fogo baixo com apenas um dedinho de água. Numa assadeira retangular ou quadrada, forrada com papel manteiga, coloque uma camada de berinjela misturada com o seitan e a cenoura, por cima colocar os tomates, fazer uma nova camada de berinjela e tomates, por último colocar pedacinhos de mozzarela e levar ao forno por 25 minutos à 170°C ou até derretar o queijo. Servir.

Obs: Pode-se substituir perfeitamente a berinjela por: chuchu, mandioquinha, abobrinha, abóbora etc.
                    

sábado, 13 de setembro de 2014

Polpettone de feijão azuki e tofu

                                              Um rocambole delicioso e que logo conquistou os meus pais apesar deles não serem veganos como já tive oportunidade de lhes dizer. Ficou crocante por fora por conta da farinha de rôsca e macio por dentro.


                                                                   Ingredientes:

                                                                   200g de tofu
                                                                   200g de feijão azuki já cozido
                                                                   sal à gosto
                                                                   tempero à gosto (manjericão, orégano, salsinha etc)
                                                                   1 colher de (sopa) farinha de trigo
                                                                   leite ou água q.b. para ligar
                                                                   shoio q.b.
                                                                   farinha de rôsca q.b.

Modo de fazer: Num processador bata bem o tofu e o feijão azuki até virar um creme. Numa tigela coloque esse creme e acrescente o sal, o tempero e o leite e a água o suficiente para dar liga, por último acrescente a farinha de trigo. Modele o rocambole. Pincele com o shoio por todo o rocambole e depois passe-o pela farinha de rôsca. Numa assadeira untada e enfarinhada coloque o rocambole e leve para assar até dourar em forno à 180°C por 20 minutos.

sábado, 6 de setembro de 2014

Gnocchi de tremoço

                                                  Eu já conhecia o tremoço desde o tempo da minha adolescência, como um petisco acompanhado ou de uma cerveja ou um refrigerante, mas foi aqui na Italia que descobri a sua versatilidade, quantas receitas gostosas e muito boas que se pode fazer com o tremoço.E esses gnocchi são um outro exemplo. Hoje tive vontade de comer gnocchi, mas não com batatas como manda a tradição, mas eu quiz variar e fazer proprio com os tremoços. O resultado foi mais do que perfeito.


                                                   Ingredientes para 3 pessoas:

                                                   250g de tremoço (sem pele)
                                                   2 colheres de (sopa) oleo de oliva
                                                   agua q.b.
                                                   molho de tomate caseiro
                                                   100g de farinha de trigo
                                                   queijo ralado vegano para polvilhar

Modo de fazer: Num processador ou mixer, colocar os tremoços com o oleo e a agua o suficiente para transformar em um creme. Numa tigela colocar a farinha, abrir um buraco no meio e acrescentar o creme de tremoço, misturar bem com as mãos até dar  consistência, fazer uma bola com a massa e enrolar num pano. Deixar descansar a massa por 30 minutos. Em seguida pegar pequenas porções da massa, abrir com as mãos formando cordões não muito finos, cortar formando os gnocchi. Numa panela grande colocar agua e deixar ferver, depois que a agua ferveu, coloque um pouco de oleo para não grudar os gnocchi e um pouco de sal, acrescentar os gnocchi e deixar cozinhando até amaciarem. Escorrer. Misturar os gnocchi com o molho de tomate. Servir.

Obs: Na foto justamente para se ter uma melhor visão, resolvi não colocar o queijo ralado vegano.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Zaletti

                                                         E' o nome destes deliciosos biscoitos que derretem na boca.Outro dia pegando o pacote de farinha para fazer a polenta, eu vi o desenho de uns biscoitos que pareciam muito bons. Resolvi fazer hoje, e adoramos. O gostinho do fubá com as uvas-passas e a casca ralada de laranja dão um toque todo especial.


                                                        Ingredientes:

                                                       100g de farinha de polenta (fubá) bem fininha
                                                       75g de farinha de trigo
                                                       100g de margarina vegetal
                                                       1/2 xicara de açúcar demerara ou adoçante
                                                       50g de uvas- passas
                                                       casca ralada de 1 laranja
                                                       1/4 de xicara de leite de soja (ou amêndoas)
                              
Modo de fazer: Numa tigelinha coloque as uvas passas de molho por 30 minutos em água morna. Em separado numa tigela misture primeiro as farinhas com o açúcar. Em seguida acrescente a margarina, misture bem e por último acrescente as uvas-passas escorridas, a casca da laranja e o leite. Misture bem. Unte e enfarinhe uma assadeira. Com o auxilio de duas colheres, pegue pequenas porções da massa e coloque na assadeira, deixando um espaço entre eles. Leve para assar em forno pré-aquecido por 20/25 minutos à 170/180°C (depende do forno de vocês).

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Palitinhos de abobrinha


                                              Eu fiz hoje estes palitinhos para comer no almoço e não pensando a come-los como um aperitivo. Mas vão muito bem como tal. São muito gostosos e nutritivos pela presença da farinha de fubá.


                                                                 Ingredientes:

                                                                 massinha para empanar q.b.
                                                                 farinha para polenta (bem fininha) q.b.
                                                                 farinha de trigo q.b.
                                                                 sal à gosto
                                                                 tempero à gosto (manjericão, ou louro, ou orégano etc)

Modo de fazer: Lave bem as abobrinhas. Tire as pontas. Corte-as pelo meio no sentido do comprimento e depois em palitinhos. Passe primeiro cada palitinho pela farinha branca, em seguida pela massinha de empanar misturada com o tempero e o sal e por último pelo fubá. Numa assadeira untada e enfarinhada coloque os palitinhos uns ao lado dos outros. Leve para assar por 20 minutos a 180°C. Servir.