sábado, 31 de janeiro de 2015

Almôndegas de pão e alga

                                       Muito boas mesmo, deliciosas. Otimas como acompanhamento, e principalmente para fazer as crianças gostarem das algas que são muito importantes na nossa saúde.As algas são ricas em fibras, minerais e vitaminas; portanto recomendada pelos médicos nutricionistas a comer pelo menos 1 vez por semana.

                                                                Ingredientes:

                                                               3 fatias de pão amanhecido
                                                               1 folha de alga nori
                                                               sal à gosto
                                                               farinha de rôsca q.b.
                                                               leite de soja ou de arroz q.b.
                                                               bastante salsinha bem picadinha
                     

Modo de fazer: Numa tigelinha coloque a alga nori cortada em pedacinhos, de molho na água até ficar bem molinha. Numa tigela maior coloque as fatias de pão e molhe-as com o leite apenas até ficarem molhadas, mas sem exagero. Deixe de molho por uns 15 minutos e em seguida, exprema bem para a retirada do excesso do leite, acrescente em seguida o sal, a alga também expremida e a salsinha. Modele as almôndegas e passe-as pela farinha de rôsca. Unte e enfarinhe uma forma retangular e disponha as almôndegas. Leve para assar por 20 minutos a 180°C, ou frite-as. Servir.

                       

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Soja com temperos exóticos

                                            Eu sempre adorei fazer pratos com uma "pitadinha" de Oriente. Esta receita eu simplesmente adorei, mais uma outra forma de se comer a soja; que com um temperos diferentes deu um toque diferente e especial ao prato.

                                             Ingredientes:

                                            2 xicaras de soja em pedacinhos
                                            2 colheres de (sopa) cheias de farinha de grão-de-bico
                                            1 colher de (sobremesa) curry
                                            1 colher de (sopa) paprica doce
                                            1 colher de (café) curcuma
                                            sal à gosto
                                            3 colheres de (sopa) shoio (molho de soja)
                                            3 colheres de (sopa) oleo de girassol ou de milho
               
Modo de fazer: Numa panela coloque a soja e água o suficiente para cozinhar (mais ou menos 3 xicaras), deixe cozinhando em fogo baixo até ficarem macias. Coe a soja mas não passe-as pelo expremedor de batatas, deixe-as húmidas. Numa tigela coloque a farinha, os temperos e a soja cozida. Misture bem, envolvendo bem os pedacinhos de soja com a farinha. Numa frigideira coloque o oleo, deixe aquecer e em seguida coloque a soja e o shoio, misture bem, abaixe o fogo e deixe por 5 minutos. Desligue e sirva.

Obs: Se alguma de vocês tiverem dificuldades em encontrar a farinha de grão-de-bico, pode ser substituida pela farinha de rôsca, mas obviamente o gosto fica modificado.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Nutella vegana

                                      Finalmente uma nutella vegana para todos os "amantes" deste creme maravilhoso. Esta receita era para ter sido já postada na semana passada, mas como eu tive alguns contratempos, somente hoje é que eu pude posta-la. A receita desta nutella foi a minha amiga (aquela que já me deu algumas receitas que já postei) que me deu, pois é uma nutella mais leve, com menos gordura e saborosissima. Os ingredientes são poucos, mas o resultado é ótimo. Com essa nutella vocês podem rechear bolos, tortas, biscoitos, etc.

                                               Ingredientes para 250g de nutella ou seja um vidro pequeno como na foto

                                               150g de avelãs sem casca e sem pele
                                               3 colheres de (sopa) cheias de açúcar demerara
                                               1 xicara de leite de soja ou de arroz
                                               1 colher de (café) de essência de baunilha
                                               5/6 colheres de (sopa) cacau amargo em pó

Modo de fazer: Leve ao forno não muito forte, as avelãs para serem tostadas. Depois de tostadas, coloque-as no processador junto com o açúcar, o cacau e a essência de baunilha, processe bem e ir acrescentando o leite aos poucos até virar um creme. Utilize.
Nesta foto eu fiz biscoitos de chocolate recheados com a nutella.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Mini cestinhos de massa folhada com recheio cremoso

                                 Minhas queridas leitoras/leitores. Espero que vocês tenham tido uma boa passagem de ano. Para nós graças à Deus foi tudo tranquilo, com bastante frio mas um dia ensolarado. E para começar o ano novo, estou postanto estes mini cestinhos que fiz ontem para o almoço e que são deliciosos. Podem ser servidos como entrada ou acompanhamento.

                                               Ingredientes para o molho branco:

                                               2 xicaras de (chá) cheias de leite de soja ou de arroz (sem açúcar)
                                               1 1/2 colher de (sopa) cheia de maizena
                                               sal à gosto
                                               1 pitadinha de açafrão para dar a cor amarelinha (opcional)
                                               4 colheres de (sopa) cheias de creme-de-leite de soja
                 
Modo de fazer: Coloque os três primeiros ingredientes na panela, leve ao fogo, vai mexendo com uma colher de pau até dar o ponto. Desligue. Deixe esfriar. Depois de frio acrescente o creme-de-leite de soja e o açafrão, mexa bem. Utilize.

                                               Ingredientes para os cestinhos:

                                              1 massa folhada vegana
                                              250g de palmito cortado em rodelas
                                              1 cebola média picada
                                              sal à gosto
                                              4 colheres de (sopa) oleo de girassol
                 
 Modo de fazer: Primeiramente, numa panela coloque o oleo e refogue a cebola até dourar, acrescente em seguida os palmitos, o sal e um pouquinho de água (até cobrirem os palmitos) e leve para cozinhar em fogo baixo até estarem cozidos.Deixe esfriar. Abra a massa folhada e corte em quadrados de 8x8cm e forre forminhas de empada pequenas, leve para assar até a massa dourar por 15 minutos a 170°C. Deixe esfriar e recheie com o molho branco. Sirva.