sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Almôndegas de abobora e tofu

   
                                             Almôndegas deliciosas. Feitas no forno. Com poucos ingredientes e de fácil execução.



                                                   Ingredientes:

                                                   600g de abobora
                                                   250g de tofu
                                                   tempero de sua preferência (manjericão ou salsinha ou oregano etc)
                                                   3 colheres de (sopa) farinha de trigo integral
                                                   sal à gosto

Modo de fazer: Lave bem a abobora, descasque-a, tire as sementes e os filamentos e corte-a em pedaços pequenos. Coloque os pedaços da abobora numa forma forrada com papel manteiga e leve ao forno para cozinhar até ficar "al dente". Em seguida no processador coloque a abobora cozida junto com todos os ingredientes com excessão da farinha de trigo integral.  Processe bem até virar um creme. Coloque esse creme numa tigela e acrescente a farinha, mexendo bem. Modele as almôndegas. Coloque as almôndegas numa forma forrada de papel manteiga e leve ao forno por 30 minutos a 170°C. Servir.

Obs: E' preciso polvilhar as mãos com farinha na hora de modelar as almôndegas para que não grudem pois é uma massa mole. Não coloquem mais farinha pois do contrário vai ficar sêca na hora de tirar do forno depois de assadas.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Sanduiche de seitan com crisqueijo e maioveg.

                                   Na realidade não é propriamente uma receita mas uma idéia diferente de se comer o proprio seitan como se fosse um sanduiche, recheado com o crisqueijo (mozzarela vegana) e a maioveg. Pode-se comer somente dessa maneira acompanhado de uma salada, ou como uma entrada ou ainda dentro de um pão vegano para sanduiche.

                                                       Ingredientes para 1 pessoa:

                                                       2 fatias de seitan
                                                       2 fatias bem finas de crisqueijo
                                                       1 colher de (sopa) bem cheia de maioveg.

Modo de fazer: Numa frigideira antiaderente, coloquei 2 colheres de (sopa) oleo de oliva com 3 folhinhas de salvia e sal e coloquei as fatias de seitan para refogar um pouco. Depois de alguns minutos, retirei as fatias e coloquei no prato em que vou servir e montei o sanduiche, sendo uma fatia de seitan, sobre ele as fatias de crisqueijo e sobre elas a outra fatia de seitan, por último coloquei por cima a maioveg. Com o calor das fatias de seitan as fatias de crisqueijo acabaram se desmanchando. Servir.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Ravioli de nabo com molho pesto de cenoura (crudista)

                                   Como já tive oportunidade de dizer a vocês minhas queridas leitoras/leitores, que aos poucos cada vez mais estou me aproximando dos alimentos crudistas, pois acho que me faz muito bem. Hoje eu quiz experimentar estes "ravioli" de nabo recheado e coberto com o molho pesto de cenoura. Ficou divino, nunca pensei que o nabo comido crù feito em fatias finas fosse muito gostoso. Eu aconselho vocês a utilizarem o nabo redondo, pois as fatias serão maiores. Como aqui na minha cidade é raro encontrar o nabo, quando o encontro é vendido somente o tipo longo, o qual naturalmente vai dar fatias muito pequenas.

                                                          Ingredientes:

                                                         1 nabo redondo
                                                         molho pesto de cenoura

Modo de fazer. Descasque e corte o nabo em fatias de 1 milimetro. Corte ao meio cada fatia. Numa metade coloque o molho pesto, e feche com a outra metade (como na foto). Por cima coloque novamente o molho pesto. Sirva.

Molho pesto de cenoura e amêndoas (crudista)

                                Minhas queridas leitoras/leitores. Este molho pesto de cenoura apesar de ser crudista, é o molho mais gostoso que já experimentei na minha vida. O sabor da amêndoa com a cenoura, combina muito bem.


                                                                Ingredientes:

                                                               1 cenoura grande
                                                               sal à gosto
                                                               2 colheres de (sopa) oleo de oliva extravirgem
                                                               água q.b.
                                                               15 amêndoas sem pele

Modo de fazer: Deixe de molho as amêndoas por umas 2 horas, para que fiquem mais macias. Descasque a cenoura e corte-a em pequenos pedaços para facilitar na hora de processar. Coloque num processador, as amêndoas, o sal, a cenoura, o oleo e processe bem, se precisar acrescente um pouquinho de água. Utilizar.
Nesta foto vocês estão vendo que utilizei o molho pesto por cima do macarrão e que ficou super gostoso.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Rocambole de seitan recheado com crisqueijo

                                        Fiz este rocambole hoje para a janta acompanhado de uma saladinha de endivias. O gostinho é excelente, principalmente porque foi recheado com a mozzarella crisqueijo.


                                                          Ingredientes para 2 pessoas:

                                                         100g de gluten puro (não farinha de glutem)
                                                         60g de farinha de grão-de-bico
                                                         2 colheres de (chá) cheias de paprica doce
                                                         sal à gosto
                                                         3 colheres de (sopa) oleo de girassol ou de oliva
                                                         shoio (molho de soja) para pincelar
                                                         1 1/2 xicaras de água morna
                                                         4 fatias de crisqueijo 

Modo de fazer: Numa tigela misture o glutem, a farinha de grão-de-bico, a paprica, o oleo e o sal, misture bem e acrescente a água de uma única vez, mexendo rapidamente para não empelotar. Abra a massa com as mãos sobre uma forma retangular forrada com papel manteiga, coloque fatias finas de crisqueijo, enrole como um rocambole e pincele por cima com o shoio. Leve para assar em 180°C por 20 minutos.