segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Torta Margaret

            

                              Para quem ainda não conhece as bagas de goji, são esses frutinhos sêcos vermelho que estão sobre a torta. As bagas de goji são ricas em aminoácidos muito importante para o organismo. Elas são originárias das montanhas do Tibet. Essa torta é bem fofinha apensar das amêndoas e das maçãs.


                       Ingredientes:

                       2 xicaras de farinha de trigo (pode ser a integral)
                       1 xicara de açúcar demerara ou adoçante
                       100g de amêndoas moídas
                       2 maçãs picadinhas ou 100g de maçãs desidratadas picadinhas
                       50g de bagas de goji
                       1 colher de (café) rasa de bicarbonato de sódio
                       1 colher de (café) rasa de cremor de tártaro
                       80ml de oleo de girassol
                       200ml de água ou leite de arroz, ou leite de amêndoas
                       açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Modo de fazer: Numa tigela misturar bem o oleo e o açúcar. Numa outra tigela colocar a farinha de trigo juntamente com o bicarbonato e o cremor de tartaro. Ir acrescentando a farinha aos poucos na tigela onde está o açúcar/oleo, misture bem delicadamente e acrescente também aos poucos a água. Por último acrescente as amêndoas, as bagas de goji e as maçãs, misture bem. Unte e enfarinhe uma forma redonda e despeje a massa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 170°C por 35 minutos.

Obs: Se quizerem, pode-se polvilhar a torta com o açúcar de confeiteiro. Eu preferi comer ao natural.
      






domingo, 23 de agosto de 2015

Torta com crisqueijo e tomatinhos cereja

                 
                      Olá, minhas queridas leitoras/leitores, espero que todos estejam bem. Hoje fiz para o almoço esta deliciosa torta salgada que a muito tempo queria fazer com a minha mozzarela vegetal acompanhada de tomatinhos cereja. Ficou deliciosa crocante parecendo uma pizza.

        
                                                             Ingredientes:

                                                            1 xicara de farinha de tremoço ou de quinua
                                                            1 xicara de farinha integral
                                                            sal à gosto
                                                            4 colheres de (sopa) oleo de girassol
                                                           150ml de água
                                                           4 fatias de mozzarela
                                                           15 tomatinhos cereja
                                                           manjericão sêco q.b.

Modo de fazer: Numa tigela coloque todos os ingredientes com exceção da mozzarela e dos tomatinhos. Misture bem até formar uma massa que não grude nas mãos. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 24cm de diâmetro, forre o fundo e as laterais da forma com a massa que deve ser aberta com as mãos. Coloque por cima pedacinhos da mozzarela espalhando bem por toda a superficie. Corte os tomatinhos cereja pela metade e espalhe por cima da mozzarela. Por último polvilhe com manjericão sêco. Leve para assar a 180°C por 35 minutos.




terça-feira, 4 de agosto de 2015

Muffins cremosos de coco

                        

                                                     Apesar que aqui hoje estar bastante calor, mesmo assim eu não resisti e acendi o forno para poder fazer esses muffins cremosos deliciosos. O cheirinho que saía do forno enquanto cozinhava era maravilhoso. Perfumou todo o apartamento. A quantidade que deu é essa que vocês estão vendo na foto.


                              Ingredientes:

                              1 xicara de farinha de castanha
                              1 xicara de leite de coco
                              1 colher de (sopa) bem cheia de açúcar demerara ou adoçante
                              3 colheres de (sopa) bem cheias de coco ralado
                              1/4 de xicara de oleo de girassol
                              1 colher de (sopa) fermento em pó

Modo de fazer: Numa tigela coloque todos os ingredientes e misture bem. Unte forminhas de empada, coloque a massa e leve para assar por 30 minutos a 180°C em forno pré-aquecido.
Obs: Vejam a cremosidade dentro. E' sensacional. Como eu utilizei a farinha de castanha, e ela já é doce, por isso coloquei somente 1 colher de (sopa) açúcar, mas podem ser feitos também com farinha de trigo integral ou branca, naturalmente dobrando a quantidade de açúcar. Não precisa enfarinhar as forminhas, somente unte.


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Salada colorida (crudista)

 
                             Uma outra salada deliciosa e nutriente. Pode-se acrescentar (para quem gosta agrodoce) uvas-passa.



                                                               Ingredientes para 2 pessoas:

                                                              1 abobrinha
                                                              1 pedaço pequeno de abóbora tipo japonesa
                                                              1 cenoura
                                                              3 colheres de (sopa) bem cheias de sementes de girassol
                                                              4 colheres de (sopa) oleo de oliva
                                                              4 azeitonas verdes cortadas em rodelas finas
                                                              2 colheres de (sopa) uvas-passa (opcional)

Modo de fazer: Descasque a abobrinha e rale no ralo grosso. Raspe a cenoura e também rale no ralo grosso.Tire a casca, as sementes e os filamentos da abóbora e também rale no ralo grosso. Acrescente em seguida o sal, o  oleo, as azeitonas e se quizer as uvas-passa. Servir.

domingo, 2 de agosto de 2015

Salada de soja

                           Uma saladinha deliciosa, refrescante e principalmente muito nutritiva. Misturada aos outros ingredientes nem se sente o gosto da soja.



                                                                Ingredientes:


                                                                3/4 de xicara de soja
                                                                1 erva-doce
                                                                1 pepino
                                                                5 folhinhas de aipo (salsão)
                                                                2 colheres de (sopa) vinagre de maçã ou suco de limão
                                                                4 colheres de (sopa) oleo de oliva
                                                                sal à gosto

Mode de fazer: Deixe a soja de molho de um dia para outro. Leve para cozinhar numa panela de pressão com a mesma água em que ficou de molho mas sem sal, deixe cozinhando por 35 minutos. Em seguida retire a soja da panela com o auxilio de uma escumadeira e coloque numa tigela. Deixe esfriar completamente. Descasque e corte o pepino em fatias bem fininhas. Tire as cascas mais duras da erva-doce e corte-a em fatias bem fininhas. Pique grosseiramente as folhinhas de salsão. Numa tigelinha coloque o vinagre (ou suco de limão) com o oleo e o sal, misture bem. Reserve. Depois que a soja esfriou, acrescente as fatias de pepino assim como as fatias da erva-doce, regue com o molho. Servir.