terça-feira, 31 de maio de 2016

Bolo com maçãs sêcas

                                       Este bolo maravilhoso e super gostoso foi a minha amiga que me deu a receita, a mesma amiga de algumas outras receitas que já postei aqui. As maçãs sendo sêcas, deixam um sabor todo especial no bolo e ele fica bem humido por dentro. Caso vocês não encontrem as maçãs sêcas, substitua por outra fruta sêca.



                                                                Ingredientes:

                                                                80g de maçãs sêcas
                                                                160g de farinha de trigo
                                                                50g de farinha para polenta (bem fininha)
                                                                1 xicara de (café) oleo girassol
                                                                suco de 1 laranja
                                                                casca ralada de 1 laranja
                                                                4 colheres de (sopa) açúcar demerara ou adoçante
                                                                1 colher de (sopa) fermento em pó
                                                                3 colheres de (sopa) iogurte de soja natural (opcional)
                                                                leite vegetal q.b. (pode ser qualquer um)

Modo de fazer: Passe as maçãs pelo processador. Numa tigela grande coloque as maçãs processadas e acrescente todos os outros ingredientes, menos o leite vegetal. Misture bem. Vá adicionando o leite aos poucos até dar uma consistência nem muito liquida nem muito grossa. Unte e enfarinhe uma forma redonda sem buraco no meio, despeje a massa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 30/35 minutos ou até dourar.

                    

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Fritada diferente (vegana)

                                                     Eu quase nem acreditei quando fiz essa fritada sem a farinha de grão-de-bico, ficou super saborosa, fácil e bem simples. Adorei.



                                                                             Ingredientes:

                                                                             1 batata grande ou 2 médias
                                                                             1 abobrinha
                                                                             2 colheres de (chá) oleo de girassol
                                                                             sal à gosto
                                                                             4 fatias de crisqueijo (mozzarela vegetal)

Modo de fazer: Lave bem a batata, descasque e corte em fatias bem fininhas quase transparentes. Reserve. Lave bem a abobrinha, não retire a casca e corte também em fatias bem fininhas. Reserve. Numa frigideira antiaderente, coloque o oleo e espalhe por todo o fundo da frigideira com o auxilio de um pincel proprio para cozinha. Coloque as fatias de batata forrando todo o fundo da frigideira, coloque por cima o sal e deixe cozinhando até dourarem (mais ou menos 8 minutos) em fogo baixo. Depois que a batata estiver dourada, coloque por cima delas, as fatias da abobrinha, salgue,deixe cozinhando (junto com as batatas) até elas ficarem macias, sempre em fogo baixo. Por último coloque as fatias de queijo e deixe até derreterem. Servir.

Obs: Tome cuidado ao retirar essa fritada da frigideira para não quebra-la, justamente porque não contém farinha para dar liga, pois não tem necessidade. Por isso a importância de se cozinhar numa frigideira antiaderente.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Quinua e grão-de-bico com legumes

                                                     Um prato único e rico de sais mineiras, proteínas e vitaminas, além de ser super saboroso por conta dos temperos. Se quizer pode ser acompanhado com uma salada.


                                                     Ingredientes:

                                                     1 xicara de quinua
                                                     2 abobrinhas
                                                     200g de grão-de-bico cozido
                                                     1 lata de ervilhas
                                                     sal à gosto
                                                     1 alho-poró (somente a parte branca)
                                                     3 colheres de (sopa) oleo de oliva
                                                     1 colher de (chá) curry
                                                     1 colher de (chá) noz moscada

Modo de fazer: Cozinhe a quinua até ficar macia. Cozinhe o grão-de-bico na panela de pressão até ficar cozido. Corte o alho-poró em fatias finas. Numa panela coloque o oleo e refogue o alho-poró até ele ficar macio, junte em seguida a abobrilha cortada em cubinhos e deixe cozinhando em fogo baixo, junte o sal e os temperos. Quando as abobrinhas estiverem quase macias, junte as ervilhas e o grão-de-bico, coloque mais um pouco de sal, deixe refogar por 5 minutos. Desligue o fogo e sirva.

Almôndegas de arroz (glúten free) e 4° aniversário do blog.

                                        Mais um ano que se passou juntas com vocês minhas queridas/queridos leitores. Estou super feliz e cheia de boas idéias para novas receitas. Muito obrigada pela companhia de vocês. E para comemorar essa data resolvi fazer essas almôndegas deliciosas, fáceis de serem feitas e com pouquissimos ingredientes.


                                                            Ingredientes:

                                                            2 xicaras de arroz cozido bem empapado
                                                            bastante salsinha bem picadinha
                                                            sal à gosto
                                                            2 colheres de (sopa) farinha de arroz

Modo de fazer: Numa tigela coloque todos os ingredientes e misture bem. Modele as almôndegas. Pincele cada uma com um pouco de oleo. Numa assadeira forrada com papel manteiga coloque as almôndegas e leve para assar à 170°C por 20 minutos. Servir.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Torta fofissima de banana

                                                Esta torta graças as claras veganas, ela é fofissima, saborosa e perfeita para tomar junto a um cafezinho bem quentinho.


                                                            Ingredientes:

                                                            3 xicaras bem cheias de claras veganas batidas bem firme
                                                            4 colheres de (sopa) bem cheias de farinha de trigo
                                                            3 colheres de (sopa) açúcar demerara
                                                            1 colher de (sopa) fermento em pó
                                                            2 bananas nanicas bem maduras
                                                            canela para polvilhar q.b.

Modo de fazer: Depois das claras batidas, acrescente o açúcar, misture bem e acrescente aos poucos  a farinha de trigo tomando o cuidado para não abater a massa, misturando debaixo para cima, e por último acrescente o fermento em pó. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular média, espalhe bem a massa com o auxilio de uma colher. Corte as bananas em rodelas e coloque por cima da massa, polvilhe com a canela. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos a 200°C.