sexta-feira, 29 de julho de 2016

Bolo mármore


                                                          Quem não gosta de um bolo mármore? Acredito que todas vocês o adoram. Saiu bem fofinho e super gostoso. Um bolo simples mas de grande efeito. Pode ser servido sem cobertura (eu pessoalmente prefiro assim) ou pode-se colocar chantilly vegano, ou então uma geléia sem açúcar, etc. Fica a critério de cada um.


                                                          Para a massa: Eu utilizei a mesma massa do bolo de aniversário I, que foi já postado sendo que eu não coloquei a casca de limão ralada. Eu dividi a massa pela metade onde na parte branca eu acrescentei 1 colher de (chá) essência de baunilha e na parte escura coloquei 6 colheres de (sopa) bem cheias de cacau em pó vegano. Em seguida misturei a parte escura com a parte branca, misturando muito bem e devagar com o auxilio de um garfo para criar o efeito mármore. Coloquei na forma redonda de 20cm de diâmetro untada e enfarinhada e levei para assar a 180°C por 40 minutos.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Salada de trigo em grão


                                                                O trigo em grão é um cereal fantástico, saboroso, vai muito bem seja em saladas como esta ou até em uma sopa. Eu simplesmente adoro. Nesta salada acrescentei como tempero principal, folhinhas de hortelã, que conferiu um sabor mais gostoso ainda.




                                                                Ingredientes:

                                                                3/4 de xicara de trigo em grão
                                                                1/2 lata de milho
                                                                sal  à gosto
                                                                3 colheres de (sopa) vinagre balsâmico, ou vinagre de maçã
                                                                5 folhinhas bem picadinhas de hortelã
                                                                alface crespa q.b.
                                                                4 colheres de (sopa) oleo de oliva extravirgem

Modo de fazer: Deixe o trigo em grão de molho de um dia para outro. Leve para cozinhar em uma panela normal (não precisa usar a panela de pressão), com água o suficiente para cobrir os grãos. Deixe cozinhando por 20 minutos em fogo baixo. Em seguida escorra, coloque numa tigela e deixe esfriar. Em seguida misture todos os outros ingredientes mexendo bem. Servir.                                 

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Almôndegas de ervilhas, batata e hortelã

                                                           Uma receita deliciosissima, saborosa e facil. Essas almôndegas podem ser servidas acompanhada de um molho branco com hortelã ou colocar folhinhas de hortelã  dentro da massa. Vocês escolham a maneira que preferirem, em ambos os casos elas ficam divinas.


                                                            Ingredientes:

                                                            200g de ervilhas frescas ou em lata
                                                            1 batata grande ou 2 médias
                                                            sal à gosto
                                                            8 folhinhas de hortelã bem picadinhas
                                                            3 colheres de (sopa) bem cheias de farinha de arroz
                                                            farinha de rôsca q.b.

Modo de fazer: Cozinhe a batata (sem sal) até ficar macia. Em seguida passe-a pelo expremedor de batatas e coloque o purê obtido numa tigela. Reserve. Se for usar as ervilhas em lata, amasse-as bem com um garfo e misture à batata, acrescente em seguida o sal, as folhinhas de hortelã e a farinha de arroz. Misture tudo muito bem. Modele as almôndegas. Passe-as em seguida na farinha de rôsca. Numa frigideira coloque 3 gotas de oleo de oliva e espalhe bem o oleo com o auxilio de um pincel proprio para culinaria. Coloque 5 ou 6 almôndegas de cada vez, fritando em fogo baixo até dourarem. Servir se quizerem com o molho branco.

Obs: Se forem usar as ervilhas frescas, cozinhe-as em separado das batatas até ficarem macias para depois amassarem com o garfo. Colocando as almôndegas para fritarem com pouco oleo, elas não ficarão cheias de gordura.
                                                            

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Okara de grão-de-bico

                                                             Uma receita realmente especial. O okara de grão-de-bico substitue perfeitamente o okara de soja em tantíssimas preparações, pois sei que tem muita gente que não suporta o gosto da soja então em alternativa temos agora esse okara de grão-de-bico. Eu fiz esses hamburguers, como poderiam ser também é claro, almôndegas ou croquetes. E' facil de ser feito e nem precisa cozinhar o grão-de-bico primeiro.



                                                              Ingredientes:

                                                              1 xicara de grão-de-bico
                                                              agua q.b.

Modo de fazer: Deixe o grão-de-bico de molho em uma tigela coberto de água, de um dia para o outro. No dia seguinte, coe e coloque o grão-de-bico no liquidificador com água limpa e moa bem. Numa tigela coberta com um pano-de-copa limpo sem que tenha cheiro de sabão, coe o liquido do liquidificador, aperte o pano fechando-o como se fosse uma trouxinha, aperte bem para a retirada de todo o liquido. O liquido que ficar na tigela é o leite de grão-de-bico que será utilizado nas mais varidas preparações e o residuo que ficou no pano é o okara. E está pronto o okara de grão-de-bico para ser utilizado.

Obs: Com essa quantidade de grão-de-bico me rendeu 270g de okara e 1 litro de leite.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Seitan com farinha de grão-de-bico


                         Uma maneira mais facil e rapida de se fazer o seitan. E o gosto é delicioso por conta da farinha de grão-de-bico.



                                                            Ingredientes:

                                                            5 colheres de (sopa) bem cheias de farinha de glúten
                                                            1 colher de (sopa) bem cheia de farinha de grão-de-bico
                                                            1 xicara de água

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes numa tigela, misture bem. Com a massa faça uma espécie de uma grossa linguiça, enrole numa gaze e leve para cozinhar em uma panela com água o suficiente para cobrir o seitan. Quando levantar fervura abaixe o fogo e deixe cozinhando por 30 minutos, virando-o do outro lado depois de 15 minutos. Está pronto o seitan.