domingo, 25 de setembro de 2016

Seitan com ervilhas e gengibre

                                                            O "casamento" do seitan com as ervilhas e principalmente o gengibre, deixou esse maravilhoso prato super saboroso. E viveram felizes para sempre. (rsrs).




                                                            Ingredientes:

                                                            300g de seitan em fatias finas
                                                            1 lata de ervilhas
                                                            1 cebola média picadinha
                                                            sal à gosto
                                                            1 colher de (café) gengibre em pó
                                                            3 colheres de (sopa) oleo de oliva

Modo de fazer: Numa panela coloque o oleo e refogue em fogo baixo a cebola até ficar transparente, em seguida coloque as ervilhas e deixe refogar por 3 minutos, acrescente por último as fatias de seitan e o gengibre em pó, deixando refogar mais um pouco. Servir.

Trigo em grão com cenoura

                                                          Olá minhas queridas leitoras/leitores, tudo bem? Espero que sim. Vamos a mais uma receita super gostosa com o trigo em grão que é um cereal maravilhoso, além de nutritivo como os demais cereais.

                                                         
                                                                   Ingredientes:

                                                                   400g de cenouras cortadas em cubinhos
                                                                   300g de trigo em grão
                                                                   2 colheres de (sopa) shoio (molho de soja)
                                                                   1 cebola média
                                                                   6 folhinhas de salvia

Modo de fazer: Coloque o trigo em grão de molho de um dia para o outro. Depois coloque-o numa panela de pressão com agua e deixe cozinhando por 30/40 minutos. Em seguida coe e reserve. Cozinhe em outra panela a cenoura na água sem sal até ficar macia. Em seguida coe e reserve. Numa panela coloque 3 colheres de (sopa) oleo extravirgem de oliva e refogue nele a cebola picadinha, até ficar transparente, em seguida coloque as folhinhas de salvia bem picadinhas e o trigo em grão e refogue como se fosse arrroz, em fogo baixo, depois acrescente as cenouras e refogue também um pouco, sempre em fogo baixo, e por último acrescente o shoio, deixando ainda refogar por mais uns 3/4 minutos. Servir.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Lasanha de berinjela com ragù de abóbora

                                  Esta lasanha é extraordinária. O ragù de abóbora ficou super delicioso e combinou bem com a berinjela. Acompanhei com uma saladinha e ficou um prato único.



                                                             Ingredientes:

                                                             500g de abóbora
                                                             sal à gosto
                                                             molho de tomate q.b.
                                                             2 berinjelas médias ou 1 grande
                                                             queijo ralado de tremoço q.b.
                                                             1 colher de (café) rasa de noz moscada (fundamental)

Modo de fazer: Depois do molho de tomate quase pronto, acrescentar na panela onde está o molho, a abóbora ralada no ralo grosso e a noz moscada, deixe cozinhando mais 5 minutos e desligue. Descasque e corte as berinjelas no sentido do comprimento e cozinhe-as de preferência no vapor ou na grelha. Em seguida numa forma refratária, coloque uma camada de berinjela e em seguida uma camada do ragù, por cima coloque o queijo ralado de tremoço, continue com as camadas até terminarem os ingredientes, sendo que a última camada deve ser de ragù. Coloque no forno a 180°C por 30 minutos.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Cotoletas de feijão branco

                                 Outra receita deliciosa feita com o feijão branco. Podem ser feitas também com o feijão em lata. Muito nutritivas.


                                                            Ingredientes:

                                                            250g de feijão branco cozido
                                                            bastante salsinha bem picadinha
                                                            1 pitada de noz moscada
                                                            sal à gosto
                                                            2 colheres de (sopa) farinha de grão-de-bico
                                                            4 colheres de (sopa) oleo de oliva

Modo de fazer: No processador ou mixer, coloque o feijão e o oleo. Processe bem até virar um creme. Coloque esse creme numa tigela e acrescente os restantes dos ingredientes. Misture bem. Modele as cotoletas. Forre uma assadeira com papel manteiga ou unte e enfarinhe. Coloque as cotoletas e leve ao forno a 180°C por 20/25 minutos. Servir.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Gelatina de chá com fruta

                                                    Essas gelatinas são super gostosas. Elas podem ser feitas com qualquer tipo de chá ( o chá verde, de pêssegos, etc), e a fruta a ser utilizada podem ser também o mirtilo, a framboesa, a amora. Dê preferência a fruta da estação para conferir um sabor melhor ainda.



                                                    Ingredientes:

                                                    chá à gosto ( em saquinho)
                                                    fruta à gosto
                                                    1 colher de (café) rasa de agar agar

Modo de fazer: Faça o chá como de costume, ou seja, deixe em infusão por 10 minutos na quantidade de 2 saquinhos. Coe. Adoce na medida do seu gosto. Em seguida dissolva o agar agar no chá, coloque o chá numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Coloque cada fruta na forma de fazer gelo, jogue por cima o chá. Deixe esfriar, e em seguida leve para a geladeira por 2 horas. Está pronto.

Obs: Não coloquei a medida de chá e nem de fruta, pois vai depender do tamanho da forma de gelo que vc tenha. Eu por exemplo tenho uma forma pequena então os cubinhos saíram mais pequenos.

sábado, 17 de setembro de 2016

Salada de quinua com pesto de rucula

                                                   Uma salada deliciosa. O pesto de rucula caiu muito bem com a quinua, ficou um gostinho super especial. A quantidade que coloquei foi a olho não pesei nada, a quantidade dá para mais ou menos 3 pessoas.


                                                  Ingredientes:

                                                  3/4 xicara de quinua
                                                  molho pesto (receita já postada), mas no lugar das folhas de manjericão eu utilizei uma porção de rucula.
                                                 

Modo de fazer: Coloque a quinua na panela e acrescente a água o suficiente para cobri-la e cozinhe em fogo médio até ficar macia. Desligue e coe. Coloque em seguida numa tigela e esfrie. Em seguida misture o molho pesto e experimente de sal e se necessário coloque um pouco mais. Servir.
                                                                               
                                                                          
                                                                               

                                                   

domingo, 11 de setembro de 2016

Timbales de ervilhas

                                                           Faz muito tempo que eu estava querendo fazer esses timbales e finalmente hoje consegui veganiza-los. Ficou muito bom, bem cremoso por dentro como eu gosto. A receita é bem simples mas de grande efeito.



                                                          Ingredientes para 6 timbales

                                                          molho branco (receita já postada)
                                                          1 lata de ervilhas escorridas
                                                          sal à gosto
                                                          4 colheres de (sopa) bem cheias de levedura nutricional
                                                          1 colher de (chá) rasa de noz moscada

Modo de fazer: Bata no liquidificador as ervilhas e o sal com um pouco de leite vegetal, não tem uma quantidade exata de leite, desde que vire um creme, não pode ser liquido. Em seguida misture o creme de ervilhas com o molho branco já frio. Acrescente em seguida a noz moscada e a levedura nutricional. Misture bem. Unte e enfarinhe forminhas grande para bombocado. Coloque em cada uma 3 colheres de (sopa) de massa. Leve para assar a 180°C por 20/25 minutos. Servir.

Torta de nozes, uva-passa, tâmaras e canela (crudista)

                                                      Super deliciosa. Para a cobertura coloquei a fruta nactarina, mas é claro que vocês podem colocar outra fruta qualquer de vossa preferência.

                     

                                                      Ingredientes da base para 1 pessoa:

                                                      3 colheres de (sopa) cheias de sementes de girassol
                                                      3 colheres de (sopa) cheias de sementes de linho
                                                      8 tâmaras sem caroço
                                                      1 xicara de uvas-passa sem sementes
                                                      100g de nozes
                                                      1 colher de (sopa) cheia de canela

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes no processador ou mix e processe bem. Estenda a base numa forma redonda de 18cm de diâmetro, coloque a fruta cortada em fatias finas e molhadas com suco de limão para não escurecerem. Servir.
                                                     
                                                      

                                                    

Almôndegas de couve-flor à moda oriental

                                                            Essas almôndegas são deliciosas. A combinação das espécies com a aveia em flocos finos, deixou um sabor todo especial. Eu não tinha a farinha de rôsca, por isso não se vê na foto. Elas podem ser servidas assim como eu fiz, ou podem ser servidas com molho de tomate. Fica ao gosto de cada um.



                                                             Ingredientes:

                                                             4 xicaras de buquezinhos de couve-flor já cozidos
                                                             sal à gosto
                                                             1 colher de (chá) curry
                                                             1 colher de (chá) gengibre em pó
                                                             1 colher de (chá) noz moscada
                                                             1 xicara de claras vegana (receita já postada)
                                                             2 colheres de (sopa) cheias de aveia em flocos finos
                                                              molho de tomate 
                                                              oleo para pincelar
                                                              farinha de rôsca q.b.
                                                             

Modo de fazer: Num processador coloque todos os ingredientes com exceç ão da aveia. Numa tigela coloque a massa processada e acrescente a aveia, mexendo tudo muito bem. Modele as almôndegas, pincele com o oleo cada uma das almôndegas e passe-as na farinha de rôsca, leve para assar à 180°C por 20/25 minutos. Servir.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Patê de seitan

                                 Um excelente patê. Deliciosissimo. E principalmente facil de ser feito e com poucos ingredientes. E' cremoso.



                                                      Ingredientes:

                                                      150g de seitan já cozido
                                                      sal à gosto
                                                      salsinha bem picadinha q.b.
                                                      4 colheres de (sopa) cheias de creme-de-leite de soja
                                                      8 alcaparras bem picadinhas
                                                      4 colheres de (sopa) levedura nutricional (opcional)

Modo de fazer: No processador coloque o seitan e processe bem. Coloque o seitan processado numa tigela e acrescente todos os outros ingredientes. Servir.