domingo, 30 de outubro de 2016

Torta Primavera

                                                    Domingo praticamente exige algo diferente do que costumamos comer durante a semana. Certo? Para mim sempre foi assim. Eu adoro variar todos os dias, mas como domingo é o dia mais especial da semana, por isso mesmo temos que fazer algo diferente, gostoso, alegre, colorido, como esta maravilhosa torta.


                                                   Para a massa eu utilizei a receita já postada da massa base.

                                                   Ingredientes do recheio:

                                                   2 cenouras grandes raladas no ralo fino
                                                   2 tomates sem sementes cortados em fatias finas
                                                   sal à gosto
                                                   1 cebola média cortada em fatias finas
                                                   10 azeitonas verdes ou pretas bem picadinhas
                                                   1 colher de (sopa) cheia de alcaparras bem picadinha.
                                                   manjericão sêco q.b.
                                                   oleo de oliva extravirgem q.b.

Modo de montar a torta: Forrar uma forma redonda de 24cm de diâmetro com papel manteiga. A primeira camada deve ser de cenoura, em seguida coloquem as fatias de tomate, depois as fatias de cebola, as azeitonas e as alcaparras. Por último coloquem manjericão sêco. Reguem com um pouco de oleo de oliva antes de ir para o forno. Levem ao forno para assar por 30/35 minutos à 180°C. 
                                                  

domingo, 23 de outubro de 2016

Salada de trigo sarraceno

                                                 Para nós veganos, o trigo sarraceno é muito importante pois contém dentre outras vitaminas, as principais que são a vitamina D e a vitamina B12, que com isso vai incrementar a nossa alimentação, já que principalmente a vitamina B12 é presente na carne vermelha a qual nós veganos não comemos.


                                                                                 Ingredientes:

                                                                                150g de trigo sarraceno
                                                                                1 alho poró (somente a parte branca)
                                                                                 sal à gosto
                                                                                 bastante salsinha bem picadinha
                                                                                 oleo de oliva extravirgem q.b.

Modo de fazer: Numa panela coloque o trigo sarraceno com água o suficiente para encobri-lo e leve para cozinhar até ficar "al dente". Depois de frio coloque o trigo sarraceno numa saladeira. Reserve. Numa panela refogue o alho-poró no oleo de oliva até ele ficar crocante mas não demasiadamente cozido. Deixe esfriar. Em seguida coloque o alho-poró na saladeira junto com o trigo sarraceno, acrescente a salsinha, o sal e um pouco de oleo de oliva, mexa bem. Servir.

Obs: Para quem quizer e gostar pode-se acrescentar suco de 1 limão.

Seitan com cenouras

                                            Uma outra forma de saborear o seitan. Uma receitinha facil, gostosa e simples.



                                                          Ingredientes:

                                                         8 fatias de seitan
                                                         1 cenoura grande ralada no ralo grosso
                                                         1 dente de alho
                                                         4 colheres de (sopa) oleo de oliva extravirgem

Modo de fazer: Numa panela colocar o oleo e o dente de alho descascado e cortado ao meio, em fogo baixo deixe o alho até ele dourar. Retire o alho e coloque as fatias de seitan para fritar um pouco, em seguida acrescente a cenoura, deixe refogar um pouco e por ultimo acrescente 2 colheres de (sopa) farinha de rôsca, refogue mais 2 minutos. Desligue o fogo e sirva. 
                                 

sábado, 22 de outubro de 2016

Tomates assados com ervilhas

                                            Uma receita simples mas deliciosa. Em vez do famoso recheio com arroz, resolvi utilizar as ervilhas com alcaparras e ficou divino.




                                                       Ingredientes:

                                                      6 tomates médios ou grandes
                                                      1 lata de ervilhas
                                                      sal à gosto
                                                      3 colheres de (sopa) cheias de queijo de tremoço
                                                      1 cebola picadinha
                                                      3 colheres de (sopa) alcaparras
                                                      4 colheres de (sopa) oleo de oliva extravirgem
                                                      bastante salsinha bem picadinha
                                                      uma pitadinha de pimenta em pó vermelha (opcional)
                                                      farinha de rôsca q.b. para polvilhar 

Modo de fazer: Lave bem os tomates. Em seguida corte com uma faca de serrinha a parte de cima dos tomates e retire as sementes, corte somente um pedacinho pequeno na parte de baixo para que os tomates possam permanecer em pé. Deixe os tomates de ponta cabeça por 1 hora para que possa escorrer todo o liquido do proprio tomate. Numa panela coloque o oleo e refogue a cebola até ficar dourada, acrescente as ervilhas escorridas e acrescente o sal, deixe refogarem um pouco, acrescente o queijo ralado de tremoço, deixe refogar (fogo baixo) mais um pouco, em seguida acrescente as alcaparras mexendo bem e deixe refogar mais 3 minutos. Desligue o fogo e somente aí acrescente a salsinha e a pimenta. Recheie os tomates, polvilhe com a farinha de rôsca, e coloque-os numa assadeira forrada com papel manteiga e leve para assar por 15 minutos à 200°C. Servir.

domingo, 16 de outubro de 2016

Torta cremosa de coco


                                                       Estava realmente faltando uma deliciosa e cremosa torta de coco aqui no blog. Hoje então resolvi remediar e fiz esta torta maravilhosa. Ela pode ser saboreada tanto em temperatura ambiente como geladinha, principalmente no verão. Ela também pode ser servida assim como fiz sem nenhuma cobertura como pode ser feita uma cobertura de geléia sem açúcar, ou então uma ganache de chocolate, ou coco ralado, ou chocolate granulado, etc.; fica ao gosto de cada um de vocês.


                                                        Ingredientes para uma forma de 18 cm de diâmetro:

                                                        150g de coco ralado
                                                        200ml de creme-de-leite de soja
                                                        1 xicara de açúcar ou adoçante
                                                        1 colher de (sopa) cheia de maizena ou fecula de batata
                                                        1 xicara de claras veganas

Modo de fazer: Numa tigela misture bem todos os ingredientes. Unte e enfarinhe uma forma redonda, coloque a massa e leve para assar a 170°C por 30/35 minutos.


Obs: Como a massa é muito leve, tomem cuidado para não colocar uma temperatura muito alta, pois do contrário a massa vai queimar rapido. Eu sugiro como coloquei na receita, a temperatura de 170°C.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Tofu à moda chinesa

                                                                Um modo de fazer o tofu muito saboroso. Ao degusta-lo pode-se colocar tanto as sementinhas de gergelim ou sementes de girassol, isso fica à gosto de cada um. Mas ambas dão um toque mais especial ainda ao prato.


                                                                 Ingredientes:

                                                                 250g de queijo tofu
                                                                 3 colheres de (sopa) shoio (molho de soja)
                                                                 1 alho-poró (somente a parte branca)
                                                                 300 g de vagem
                                                                 2 pimentões vermelhos
                                                                 sementes de gergelim ou de girassol q.b.
                                                                 3 colheres de (sopa) oleo de oliva extravirgem

Modo de fazer: Lave bem as vagens e os pimentões. Retire os filamentos brancos, as sementes e a casca dos pimentões e corte-os em pedacinhos. Tire também os filamentos das vagens e corte-as em pedacinhos. Numa panela de pressão coloque uns 2 copos cheios de água e coloque as vagens e os pimentões para serem cozidos, por cerca de 30 minutos. Depois de cozidos retire ambos os legumes e coloque numa tigela à parte. Reserve. Numa panela coloque o oleo e refogue o alho-poró que foi cortado em tirinhas finas, até ele ficar transparente. Em seguida coloque os legumes reservados, refogue por 5 minutos, acrescente por último o shoio e o tofu cortado em cubinhos, refogue outros 5 minutos. Depois de pronto, coloque uma porção no prato e salpique com o gergelim. Servir.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Batatas ao forno elegantes

                                                  A minha intenção ao publicar esta receita, foi mais para ensinar a vocês uma deliciosa farofa que compõe esse prato; sendo ela colocada entre as camadas e também na última camada, rendendo assim um prato delicioso.


                                                       Ingredientes para 3 pessoas:

                                                       1kg de batatas
                                                        bastante salsinha bem picadinha
                                                        3 tomates cortados em rodelas finas
                                                        1 alho-poró cortado em rodelas finas
                                                        sal à gosto
                                                        oleo de oliva extravirgem q.b.
                                                        1 talo de salsão cortado em rodelas finas
                                                        4 colheres de (sopa) farinha de rôsca

Modo de fazer: Lave bem e descasque as batatas e corte-as em rodelas finas, leve-as para serem cozidas numa panela com água e um pouco de sal, até ficarem "al dente". Em separado, numa tigela misture o salsão,com a farinha de rôsca, o sal e a salsinha, misturando tudo muito bem. Numa forma retangular untada, coloque primeiramente uma camada de rodelas de tomate e um pouco de sal, em seguida coloque uma camada de batatas, em seguida coloque o alho-poró, despeje um pouco de oleo de oliva extravirgem sobre as batatas, e colocar por cima a farofa. Repita as camadas até terminarem todos os ingredientes, sendo que a última camada deve ser de farofa. Leve ao forno à 170°C por 30 minutos.
                       

Cebolinhas com alcaparras


                                           Muito gostosa essas cebolinhas com alcaparras. Realmente diferente. Adorei, apesar da simplicidade.



                                                      Ingredientes:

                                                      500g de cebolinhas
                                                      1 colher de (sopa) alcaparras
                                                      sal à gosto
                                                      molho de tomate

Modo de fazer: Lave bem e descasque as cebolinhas. Coloque-as numa panela com água mas sem sal, leve ao fogo e deixe cozinhando até ficarem macias. Em outra panela coloque 2 colheres de (sopa) oleo de girassol e refogue as cebolinhas (fogo baixo), em seguida acrescente o molho de tomate e as alcaparras, deixe refogando por 5 minutos. Servir.