Torta sacher (Ao meu modo)

                                   A torta sacher muitos já houviram falar dela. E' uma torta típica autríaca que foi inventada em 1832 por Franz Sacher para um principe de Viena, capital da Austria. E' uma torta super macia, parece uma nuvem de chocolate. Quando fui pela primeira vez em Viena, tive oportunidade de experimenta-la e não consigo descrever em palavras o quanto delicosa ela é, somente indo até uma confeitaria vienense para poder experimentar e ver que realmente é uma torta digna de um principe. Esta torta eu decidi faze-la para a sobremesa de Páscoa, pois como já tive oportunidade de dizer a vocês minhas queridas leitoras/leitores que é dificil eu achar chocolate vegano e como eu queria comer algo diferente que não fosse a colomba pascal, mas precisava ser algo totalmente de chocolate para saciar a minha vontade. Resolvi então faze-la. Só que fiz algumas pequenas modificações na receita original e nem por isso deixou de ser gostosa e macia como a verdadeira torta sacher. Os vienenses acompanham a torta sacher com chantilly, pois eles acham a torta um pouco sêca para comer somente ela, mas não é o caso dessa minha receita, pois mesmo na distância de 3 dias que eu tinha feito, ela continua molhadinha, não precisa de chantilly para acompanha-la.

          
                                             Ingredientes para a massa para uma forma de 24cm de diâmetro:

                                             4 colheres de (sopa) bem cheia de farinha de alfarroba
                                             3/4 de xicara de (chá) oleo de girassol ou milho
                                             1/2 xicara de açúcar
                                             2 xicaras de farinha de trigo
                                             1 xicara de água morna
                                             1 colher de (sopa) fermento em pó
                                             2 xicaras de claras veganas batidas em neve firme
                                             geléia de damasco sem açúcar q.b.


Modo de fazer: No liquidificador colocar a farinha de alfarroba, o oleo, o açúcar e a água morna,bater bem. Despeje na tigela e acrescente aos poucos a farinha e ir mexendo bem, acrescente o fermento e mexa bem, por último acrescente as claras veganas e mexa delicadamente de baixo para cima com o auxilio de um fuet (batedor de arame). Despeje a massa numa forma redonda untada e enfarinhada e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 35/40 minutos. Desenforme e deixe esfriar. Corte a torta ao meio e coloque a geléia espalhando bem. Cubra com chocolate vegano para cobertura derretido ou coloque açúcar de confeiteiro. Servir.
Obs: No lugar do chocolate de cobertura que teria que colocar na massa, optei pela farinha de alfarroba, mas se vocês conseguirem achar o chocolate de cobertura vegano para derreter e colocar na massa, fica a critério de cada uma. 

Comentários